Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de junho de 2013

GOVERNADOR DO TOCANTINS TEME O FIM DO RIO ARAGUAIA







Buscando preservar um dos principais recursos hídricos do estado, Ministério do Meio Ambiente coordenará trabalho de avaliação do rio Araguaia
Foto: Márcio Di Pietro

Após solicitação, ministra destaca equipe para analisar rio Araguaia


Durante a assinatura do contrato de doação de R$ 40 milhões para a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Tocantins, o Governador Siqueira Campos aproveitou a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para pedir ajuda por uma das principais riquezas naturais do Estado, o rio Araguaia.

De acordo com o Governador, alguns trechos do rio vem sendo assoreados principalmente no período de chuvas, por ação das enchentes.

Na ocasião, Siqueira Campos destacou a importância do rio Araguaia para o Estado do Tocantins e alertou para o excesso de areia levada ao rio pela ação de enchentes que derrubam as margens do rio.

“Um dos braços do Araguaia, que forma a Ilha do Bananal, está entupido, e para desentupir precisamos retirar 30 mil caminhões de areia dele”, afirmou.

Para o Governador, o iminente “falecimento” do rio Araguaia, é uma preocupação importante e que deve receber uma séria atenção por parte dos gestores.

“Não há nada mais agressivo, mais prejudicial ao meio ambiente que o abandono do Araguaia. Não há nada mais importante do que tomarmos medidas sérias com relação ao rio”, completou.

Após relatar a situação complicada naquela região do Araguaia, o Governador solicitou apoio do Governo Federal para implementar estudos de impacto no local e tentar sanar o problema. “Gostaria que a senhora autorizasse estudos para esta situação. Senão nós vamos perder o Araguaia”, lamentou.

Ao ouvir os relatos do Governador, a Ministra do Meio Ambiente imediatamente solicitou de seu diretor que entrasse em contato com a Secretaria Federal de Recursos Hídricos para que seja destacada uma equipe de estudos no Araguaia.

 “O Governador, como homem do Tocantins, tem essa preocupação com o Araguaia que é um dos mais belos rios do mundo. Eu pedi que o presidente da Agência Nacional de Águas, com o secretário nacional de Recursos Hídricos, montem uma equipe que virá ao Tocantins e irá fazer uma inspeção. Vamos focar aqui uma semana, dez dias, o suficiente para fazermos uma avaliação”, destacou.

Assim como o Governador, Izabella Teixeira frisou que a preocupação com a saúde ambiental do rio Araguaia é uma questão séria e que merece atenção.
“Vamos trabalhar em conjunto com universidades para não deixar acontecer aquilo que o Governador teme, que é o fim do Araguaia”, defendeu. http://www.lealjunior.com.br

Governador pede atenção especial do Governo Federal na ...
Governador pede atenção especial do Governo Federal na preservação do Rio Araguaia. Download MP3. Durante assinatura do contrato de R$ 40 milhões do ...

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br