Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de junho de 2013

BETO RICHA, GOVERNADOR DO PARANÁ ADERIU AO PACTO NACIONAL PELA GESTÃO DAS ÁGUAS


chamada
Paraná adere ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas

21/6/2013
Durante a abertura do Fórum Mundial de Meio Ambiente, em Foz do Iguaçu (PR), na tarde desta sexta-feira, 21 de junho, o governador do Paraná, Beto Richa, assina o decreto de adesão ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas. Entre outras autoridades, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, e o secretário estadual do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida participam da solenidade. Com a assinatura, o Paraná se junta a outros quatro estados que já aderiram à iniciativa da ANA: Paraíba, Acre, Mato Grosso do Sul e Alagoas.
 
O Pacto Nacional pela Gestão das Águas é um esforço de articulação política e administrativa para apoiar a implementação do modelo brasileiro de governança das águas – integrado, descentralizado e participativo –, conforme prevê a Política Nacional de Recursos Hídricos.
 
No âmbito do Pacto existe o Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), que disponibilizará R$ 100 milhões nos próximos cinco anos para os estados que aderirem a esta iniciativa de estímulo à gestão de recursos hídricos na esfera estadual e à cooperação federativa. No ato da adesão, o governador indicará o órgão do Governo do Paraná que se inscreverá no Progestão e que coordenará as ações do Pacto no estado.
 
Os recursos financeiros do Progestão só são liberados após o cumprimento de metas fixadas pelos estados e aprovadas por seus respectivos conselhos estaduais de recursos hídricos. Num primeiro momento, haverá o desembolso de até cinco parcelas de R$ 750 mil por unidade da Federação. Com isso, a ANA visa a incentivar o fortalecimento dos sistemas estaduais de gerenciamento de recursos hídricos através de ações que melhorem a implantação dos instrumentos de gestão previstos pela Política Nacional de Recursos Hídricos e pelas políticas estaduais.
 
O Progestão estimula os estados a adotarem várias ações, como: o aperfeiçoamento da rede de monitoramento de rios, formação de banco de dados relativos à disponibilidade hídrica ou emissão de outorga (autorização) para uso dos recursos hídricos, elaboração de estudos e planos de bacia, capacitação ou implantação da cobrança pelo uso dos recursos hídricos.
 
Além de buscar fortalecer institucional e operacionalmente a gestão da água em âmbito estadual e melhorar a articulação entre o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) e os sistemas estaduais, o Programa tem o objetivo de construir um sistema nacional para a governança eficaz que garanta a oferta de água em quantidade e qualidade para os brasileiros no presente e no futuro.
 
Sabendo das diferenças regionais entre as unidades da Federação, a ANA oferece uma metodologia para que elas possam aderir ao Pacto e se classifiquem de acordo com sua estrutura institucional e com a complexidade do processo de gestão local. Assim, cada estado pode definir suas próprias metas de acordo com as necessidades atuais na área de gestão de recursos hídricos, associadas a uma visão de futuro.
 
No Brasil, as águas superficiais são de domínio da União em caso de rios transfronteiriços, interestaduais e reservatórios construídos com recursos federais. As demais águas superficiais pertencem aos estados, assim como as águas subterrâneas.
 
Fórum Mundial de Meio Ambiente
 
Entre 21 e 22 de junho, a cidade de Foz do Iguaçu recebeu o Fórum Mundial de Meio Ambiente. Promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), o evento discute neste ano o tema “2013: Ano Internacional de Cooperação pela Água”.
 
São esperados cerca de 400 líderes empresariais, políticos, pesquisadores e organizações socioambientais no Fórum. O objetivo do evento é fortalecer o conceito de sustentabilidade para a preservação socioambiental e fomentar parcerias, diálogo e cooperação pela água como prioridades. Na ocasião haverá debates sobre os seguintes temas: crise global da água, energia, transposições, controle de enchentes, despoluição e a interdependência global entre economia e ecologia.
 
O diretor-presidente da ANA participará do Painel 2, cujo tema é “Gestão da Água no Brasil e no Mundo”, como debatedor ao lado do consultor ambiental Fábio Feldmann. Os debates acontecerão após a palestra apresentada por Robert Kennedy Jr., ativista e advogado estadunidense especializado em Direito Ambient
Texto:Ascom/ANA
Foto: Gabriela Siqueira/SEMA (PR): governador Beto Richa (PR), ministra Izabella Teixeira (MMA), Luiz Eduardo Cheida (Semarh) e Vicente Andreu (ANA)



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br