Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de junho de 2013

POLÊMICA NO CONSUMO DO SALMÃO DE AQUICULTURA


Consumo de salmão de aquicultura pode ser menos saudável do que você imagina

Atenção na hora de comprar é essencial

A carne de salmão sempre foi considerada uma das alternativas mais saudáveis ao consumo de carne vermelha e de porco por conta do seu baixo teor de gordura e da grande quantidade de ômega 3. Mas essa não é uma verdade completa. Os possíveis problemas de saúde e o impacto ambiental associado à aquicultura desse peixe podem colocar em xeque seu caráter saudável.
Alimentação
Principalmente no Brasil, o salmão mais encontrado no mercado é o de aquicultura. De acordo com o relatório Salmon Farming Industry Handbook 2012, 60% de todo salmão comercializado no mundo é proveniente da criação do peixe. Entre os principais países produtores estão o Canadá, Noruega, Chile e Escócia.
O principal problema para a saúde humana está na forma como os peixes são alimentados, que faz com que o salmão tenha mais gordura, menos ômega 3 e mais calorias.
cantaxantina é um composto químico que está presente na alimentação dos salmões e é utilizado para realçar a cor avermelhada da carne do peixe. No entanto, em grandes quantidades, seu consumo está relacionado ao desenvolvimento de problemas de visão, anemia, náuseas e diarreia.
Impactos ambientais
A principal vítima da aquicultura de salmão são os salmões selvagens. Estudos mostram que grandes criadouros com uma quantidade considerável de salmões são o ambiente propício para o desenvolvimento de parasitas perigosos, como o piolho de peixe.
No Canadá, pesquisas apontam que esse problema se tornou ainda mais sério. A explosão da população de piolhos de peixe causou, em algumas regiões, a diminuição de 80% da população de salmão rosa.
Já na Finlândia, pesquisadores afirmam que o problema é o fortalecimento e maior resistência de doenças. Enquanto os peixes dos criadouros são tratados com medicamentos, os salmões selvagens acabam infectados e morrendo.
A própria estrutura necessária para a aquicultura pode causar sérios problemas ambientais, caso não siga padrões preestabelecidos. Em geral, os criadouros são montados no mar e, de acordo com a Food and Agriculture Organization da ONU (FAO), quando instalados em locais com correntes inadequadas podem causar o acúmulo de metais pesados, como o cobre e o zinco, no fundo do mar.
Alternativas
Uma tendência que tem ganhado força é a aquicultura em terra, realizada em grandes tanques. Essa é uma possibilidade quando o assunto é o impacto ambiental desse tipo de atividade. Por outro lado, os problemas relacionados ao consumo de salmão não são necessariamente resolvidos com essa solução.
O importante é ter em mente que mesmo que o salmão proveniente de criação não seja tão saudável quando o selvagem, ele ainda é benéfico à saúde.  Sempre que possível, opte pelo salmão selvagem. Ele é facilmente reconhecível pela sua cor, um vermelho vivo e escuro, como na imagem acima.
Para saber mais sobre os problemas causados por esse tipo de atividade, assista abaixo o documentário Salmon Confidential, que trata do impacto ambiental causado no Canadá:
Clique e Veja o Vídeo SALMON CONFIDENTIAL

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br