Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de agosto de 2014

DUKE ENERGY, ONG E PREFEITURAS CELEBRAM O "DIA DO RIO PARANAPANEMA" - 27 AGO

Para celebrar a data, a Duke Energy, em parceria com a ONG Olho D’Água do Panema, Prefeituras de Paranapanema e de Capão Bonito, realiza nesta quarta-feira uma série de atividades, entre elas a soltura de 100 mil alevinos na Ilha do Sol
 
SOLTURA DE PEIXES MARCA O DIA DO PARANAPANEMA

 

Programação realizada pela Duke Energy e parceiros ocorre no dia 27 de agosto, na Ilha do Sol, em Paranapanema

 
O dia 27 de agosto é dedicado ao Rio Paranapanema. Instituído em 1999, por meio de lei estadual, tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação do rio de águas limpas que marca a divisa natural entre os Estados de São Paulo e Paraná. Para celebrar a data, a Duke Energy, em parceria com a ONG Olho D’Água do Panema, Prefeituras de Paranapanema e de Capão Bonito, realiza nesta quarta-feira uma série de atividades, entre elas a soltura de 100 mil alevinos na Ilha do Sol - localizada no reservatório da hidrelétrica Jurumirim. O evento contará com a participação de estudantes de escolas públicas, membros da organização ambiental e autoridades.

 O Paranapanema possui 930 quilômetros de extensão, sendo um dos principais afluentes do rio Paraná. Nasce na Serra de Paranapiacaba, no município de Capão Bonito, corta o território paulista, no sentido leste-oeste, até o Paraná, a partir da foz do rio Itararé. Além da beleza cênica e a qualidade das águas, que impulsionam o turismo às suas margens, o Rio Paranapanema é importante para o aproveitamento hidrelétrico, através da geração de energia limpa.

 A soltura dos peixes faz parte do Programa de Manejo Pesqueiro da companhia que opera oito usinas ao longo do Paranapanema. A ação visa contribuir com a reposição do estoque pesqueiro e manutenção da biodiversidade. Por ano, 1,5 milhão de peixes jovens são soltos pela Duke Energy nos reservatórios das usinas hidrelétricas do Paranapanema.

Programação

As atividades que celebram o Dia do Paranapanema iniciam às 13h. A primeira parte do evento ocorre na Câmara Municipal de Paranapanema. No local, além de palestra, os alunos participam da premiação do concurso cultural fotográfico com o tema “A importância do rio Paranapanema em nossas vidas”. A iniciativa, realizada pela ONG Olho D’Água do Panema e as secretarias municipais de Educação, envolveu os estudantes da rede pública de Paranapanema e Capão Bonito. Cada aluno produziu uma foto e uma frase expressando a importância do rio para a comunidade. As quatro melhores serão premiadas com um tablete, cada.

A segunda etapa da programação será na Ilha do Sol, a 7 km do centro de Paranapanema. Às 15h, sob a coordenação da área de meio ambiente da Duke Energy, serão soltos 100 mil alevinos. Conforme o coordenador do Programa de Manejo Pesqueiro, o biólogo Norberto Vianna, o repovoamento contribui para preservar a natureza e também estimula o desenvolvimento regional através do turismo da pesca.

 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br