Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de agosto de 2014

SÃO PEDRO E SÃO FRANCISCO NÃO TÊM SE ENTENDIDO E RIBEIRINHOS LEVAM A PIOR...

      




São Pedro não tem ajudado o São Francisco
Realmente São Pedro não tem ajudado o Rio São Francisco nem outros santos rios.
Nada de chuva, e a seca continua simplesmente devastadora.  A maré está tão baixa que conforme comentários de alguns analistas, se a estiagem continuar, a Represa de Três Marias talvez atinja um nível próximo a 4% de sua capacidade total em outubro, pois há poucos dias atrás o nível do reservatório estava em torno de 14,6%, e no ano passado, nesse mesmo período a média foi de 48,6%.  No Lago de furnas e grandes represas abastecedoras da cidade de São Paulo a situação não é melhor.

Não preciso falar dos danos causados nem dos piores que ainda virão devido a atual situação, ou seja, a falta de chuva, mas sobre os coitados dos peixe é bom comentar um pouco.De acordo com pesquisadores, a estiagem do princípio do ano no Estado de São Paulo, deve ter impedido que em seus rios, aproximadamente 20% dos peixes desovassem na piracema.
O Rio Doce, agora um tanto amargo com a falta de chuva principalmente na época da Piracema, terá um futuro com menos peixes, o que já vem sendo sentido há algum tempo. Mais ainda com os peixes nativos da região, como o Cascudo e o Piau.
Na realidade as espécies nativas estão sendo afetadas em seus ciclos reprodutivos, ou seja, não estão completando o ciclo da vida, devido à baixa oxigenação da água. Dentre estas espécies se encontram o Dourado, o Surubim, a Crumatá e o Piau, em importantes rios, como o São Francisco, Rio Grande, Jequitinhonha, Paranaíba, além do já citado Rio Doce.

Com a seca os peixes adultos foram pescados com mais facilidade, pois o calor e a falta de chuva deixaram a água com pouca oxigenação, fazendo com que os peixes viessem até a superfície em busca de oxigênio, o que foi um prato cheio para todo tipo de predador, inclusive os pescadores.
O pior é que além de praticamente não ter acontecido a desova, os poucos peixes que provavelmente nasceram este ano, demoram de dois a três anos para se tornarem adultos reprodutores e, a perda de reprodutores prejudica todo o ecossistema, porque um organismo depende do outro.  Dizem que a extinção de uma espécie de peixe faz outras dez desaparecerem.

Os pescadores amadores já estão sentindo a escassez dos peixes, mais ainda os pescadores profissionais, porque os peixes não estão nascendo, nem nas criações em tanques, que estão com a expansão contida. Só para se ter uma ideia da gravidade da situação que se aproxima, no primeiro quadrimestre deste ano, segundo notícias na internet, o Brasil importou da China, do Vietnã, da Europa e da América do Sul, cerca de R$ 1,4 bilhão entre peixes, crustáceos e moluscos.
O efeito da estiagem já chegou aos rios, está chegando ao varejo e pode ser observado nos preços e no retorno de nossas pescarias. É muito triste dizer que a partir de 2015 sentiremos muito mais o impacto nos rios, no comércio de peixes, no nosso bolso, em nossas mesas e logicamente em nossas próprias pescarias. Realmente, com esta seca a maré não para peixe. São Pedro, por favor, ajude o São Francisco.


José da Cruz Siffert
Aposentado e pescador esportivo

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br