Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de agosto de 2014

Ilha Porchat recebe a 49ª Ação Voluntária EcoFaxina neste domingo

Voluntário contempla a linda vista da praia do Itararé durante ação realizada na ilha Porchat em dezembro de 2013. Foto: William R. Schepis / Instituto EcoFaxina
Voluntário contempla a linda vista da praia do Itararé durante ação realizada em 2013 na ilha Porchat.  

Voluntários do Instituto EcoFaxina retornam à ilha Porchat neste domingo (24) para mais uma ação voluntária de limpeza e conscientização ambiental. O objetivo é recolher o lixo presente na mata das encostas e também no costão rochoso, bem como conscientizar moradores e skatistas sobre os impactos da poluição marinha.

A negligência com o lixo tem sido uma das principais causas da elevação do número de mortes de tartarugas marinhas no litoral brasileiro. Em 2010, um levantamento do Projeto Tamar apontou que no período entre janeiro e agosto daquele ano, mais de 44% das tartarugas necropsiadas pela equipe no litoral dos estados do Ceará, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina morreram por causa da ingestão de lixo. Das 192 tartarugas mortas, 80 tinham objetos em seu trato digestivo (estômago), principalmente o plástico, que compõe mais de 80% do lixo marinho, e em algumas regiões, mais de 90%. Não é por acaso que virou rotina tartaruga confundir sacola plástica com alga.

Segundo William Schepis, fundador da ONG, grande parte do lixo acumulado no costão rochoso da ilha é proveniente de favelas de palafitas existentes nos municípios de São Vicente, Santos e Cubatão. “Quando a maré enche, o lixo acumulado nos manguezais boia e é transportado por correntezas”, explica o biólogo marinho, lembrando que o lixo, principalmente o plástico, também é responsável pela morte de milhares de animais marinhos, colocando em risco o ecossistema da região, já bastante prejudicado".

Vídeo: Trote Ecológico Unisanta 2011 - Ilha Porchat

Atualmente, cerca de 260 espécies da fauna marinha são afetadas pelo lixo descartado, com aproximadamente 80% dos resíduos provenientes de áreas terrestres. O habitat marinho virou um enorme lixão que recebe toneladas de resíduos. Ambientalistas estimam que 14 bilhões de quilos de lixos sejam descartados todos os anos nos oceanos, destino final de todo o nosso lixo.
 
EcoBoarders

Em parceria com a Associação de Carveboard das Ilhas Porchat e São Vicente (Ascarvi-PSV), será promovido o 1º Encontro EcoBoarders - Família Tradição Ilha Porchat, com o objetivo de envolver na ação cerca de 30 skatistas da região, conscientizando sobre a importância de pequenos atos que fazem a diferença para o meio ambiente, como carregar o lixo até a lixeira mais próxima.

Skatistas de todas as idades costumam praticar o esporte diariamente nas ladeiras da ilha Porchat. Foto: William R. Schepis / Instituto EcoFaxina
Skatistas de todas as idades praticam o esporte diariamente nas ladeiras da ilha Porchat. 

"Tem tudo a ver essa integração entre esporte e meio ambiente. A inclusão dos nossos skatistas nesse processo de conscientização é muito importante, pois eles serão grandes multiplicadores dessa consciência na região", explica Leonardo Branco, presidente da Ascarvi-PSV. "O encontro servirá também para a Ascarvi fortalecer o projeto Meu Quintal, que visa a sensibilização ambiental e o envolvimento de moradores e atletas na preservação da Ilha Porchat." completou Leonardo.

Cartaz 49ª Ação Voluntária EcoFaxina - Ilha Porchat49ª Ação Voluntária EcoFaxina - Ilha Porchat

Save the date: domingo, 24/08, das 9 às 15 horas.
Ponto de encontro: às 9 horas no final da alameda Paulo Gonçalves.
O que levar: mochila com protetor solar, repelente, lanche, água e câmera fotográfica. Aconselhamos o uso de tênis e roupas leves.

Imagem de satélite da ilha Porchat indicando o ponto de encontro da ação. Fonte: Google Maps
Imagem de satélite da ilha Porchat indicando o ponto de encontro da ação.

O Instituto 

O Instituto EcoFaxina foi criado em 2008 na cidade de Santos, e desde então retirou 28,7 toneladas de lixo de áreas naturais da Baixada Santista. Esta será a quinta ação voluntária na ilha Porchat. Somando as quatro anteriores, foram retirados 1.353 quilos de lixo da ilha.

Para saber mais sobre o Instituto EcoFaxina, viste o blog ou a fanpage da ONG no Facebook.

 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br