Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de agosto de 2014

PIRARUCU CORRE SÉRIO RISCO DE EXTINÇÃO NO PARÁ


Estudo científico mostra que pirarucu 


corre risco de extinção no Pará

O mercado do Ver-o-Peso, em Belém, exibe uma pequena mostra da rica fauna pesqueira encontrada na região amazônica: pescada amarela, tamuatá, filhote, entre outras espécies, mas uma delas está cada vez mais difícil de encontrar, o pirarucu. Um estudo publicado na revista internacional Aquatic Conservation, realizado na cidade de Santarém e coordenado por um brasileiro, aponta que o peixe corre risco de extinção no estado do Pará.
“Há uma procura pelo consumidor, mas infelizmente a gente não consegue trabalhar com esse produto, que é muito escasso. Poucos trabalhadores trabalham com esse peixe, então aí está a dificuldade”, explica um dos peixeiros do mercado.
O pirarucu é típico da região amazônica e muito procurado na culinária amazônica. Pelo menos 60% da carne do peixe é composta de filé, o que faz com que muitos turistas busquem pela iguaria.
“Preservando os peixes pequenos, com certeza vai ter peixe para sempre para o povo comer, né? Agora se as pessoas pegarem o peixe pequenino e ir matando, vai acabando”, afirma o mestre de obras Amarildo Marte.
O período de defeso do piracuru no Pará é de apenas seis meses. Uma das propostas do Ibama para evitar a extinção da espécie é criar uma política parecida com a do estado do Amazonas, onde o período de defeso do peixe é o ano inteiro, permitindo a pesca apenas em áreas de manejo do pirarucu.
“A gente precisa atualizar a legislação, inclusive ser mais restritiva especificamente para a pesca do pirarucu”, defende Antônio Melo, chefe do Núcleo de Pesca do Ibama.
Uma alternativa para evitar a extinção da espécie seria a criação em cativeiro. Segundo a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado do Pará, os municípios de Breu Branco, Conceição do Araguaia, Barcarena, Almeirime Paragominas já possuem criadouros oficiais da espécie. Só em Paragominas, 37 empresários atuam no ramo.
“É um investimento ter boas águas, bons tanques e um lugar bem apropriado para ele se dar”, explica Hamilton Caliman, empresário que investe no segmento. (Fonte: G1)
LEIA TAMBÉM:

Peixes do Amazonas e Risco de Extinção


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br