Faça você mesmo! Confira jeitos simples de construir um sistema prático para garantir água para a sua residência.


Cisternas são uma solução inteligente para o aproveitamento da água de chuva nas cidades. Uma cisterna é um reservatório, normalmente subterrâneo, que serve para armazenar água da chuva geralmente para fins não potáveis, como descarga de vaso sanitário, lavagem de chão e de carro, irrigação de planta e lavandaria. Segundo Edison Urbano, criador do site Sempre Sustentável e construtor de Mini Cisternas há mais de 10 anos, com esta tecnologia é possível economizar entre 30 e 40% do consumo de água doméstico.
Se você mora em casa, pode construir e instalar a sua própria cisterna de baixo custo utilizando o manual criado pelo Edson Urbano, com o passo a passo para montar a sua própria Cisterna. Em apartamentos não é possível instalar esse tipo de cisterna, mas se o condomínio concordar, pode-se instalar uma cisterna de volume maior.
Outro tipo de tecnologia apropriada para o manejo sustentável da água é a cisterna vertical, que não necessita de caixas subterrâneas, nem bombas hidráulicas e sistemas elétricos complicados, ocupa muito pouco espaço útil e mantêm a água sob pressão.
Os módulos verticais de PVC (de 2 à 12 metros), nos diâmetros de 300, 400 e 500mm, ligados por vasos comunicantes estocam a água verticalmente se adequando perfeitamente à residências, comércios e indústrias. Veja um vídeo explicando o sistema:
Gostou? Então, mãos à obra, ou melhor, na água. Faça você mesmo! Experimente construir a sua própria cisterna!