Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de agosto de 2014

O governo da Nigéria e a Shell continuam ignorando a terrível contaminação no rio Níger

.
A sistemática falta de ação do governo nigeriano e da gigante petroleira Shell na hora de limpar a terrível contaminação por petróleo no delta do Níger foi qualificada como vergonhosa no dia 4 de agosto por um grupo de organizações nigerianas e internacionais.
.
Um relatório crítico publicado no mesmo dia por Amigos da Terra - Europa, Anistia Internacional, Ação pró Direitos Ambientais, Platform e Centro para o Meio Ambiente, os Direitos Humanos e o Desenvolvimento (CEHRD), joga luz sobre uma alarmante falta de ação por parte da Shell e do governo da Nigéria para limpar a contaminação em Ogoniland, apesar das recomendações formuladas por um importante estudo da ONU publicado há três anos.
.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) publicou em 2011 um estudo científico sobre a região de Ogoniland, no delta do Níger, que debatia a contaminação generalizada por petróleo, os graves riscos sanitários para a população – inclusive a contaminação da água potável, desconhecida até então – e as profundas deficiências nos processos da Shell para limpar o vazamento de petróleo.
.
Godwin Ojo, da Amigos da Terra Nigéria, afirmou: “Passaram-se três anos e o governo e a Shell fizeram pouco mais do que estabelecer processos que parecem ações, mas que não são mais que... folhas de figueira para que tudo continue igual. A falta de ações significativas ante os irrefutáveis dados científicos é exasperante. O governo da Nigéria e a Shell estão simplesmente se esquivando de sua responsabilidade pelos abusos contra o meio ambiente e os direitos humanos no delta do Níger.”
.
O estudo da ONU, realizado a pedido do governo da Nigéria e pago pela Shell, destacou a grave inação do governo da Nigéria quanto a regular e controlar empresas como a Shell. O informe revelou também a sistemática falta de ação da Shell na hora de abordar os vazamentos de petróleo que remontam há muitos anos. A ONU descreveu como os peritos da ONU descobriram que lugares que a Shell afirmava que haviam sido limpos continuavam contaminados.
.
Audrey Gaughran, da Anistia Internacional, afirmou: “Por muitos testes decorrentes da sua má prática, a Shell até agora tem escapado da necessidade de limpar os danos que causou. O relatório do PNUMA foi claro: a Shell não limpou adequadamente os derramamentos de petróleo. Seu sistema de limpeza apresenta deficiências substanciais, e a consequência foi a exposição em longo prazo de dezenas de milhares de pessoas à poluição e riscos para a saúde ".
.
Depois do estudo da ONU de 2011, a Shell defendeu, e continua usando, métodos para limpar os derramamentos de petróleo que o informe da ONU declarava ineficazes. O relatório publicado no último dia 4, intitulado 'No Progress' (Sem progresso), destaca também a manipulação da informação por parte da Shell para escapar da prestação de contas pelos oleodutos antigos e com vazamentos, oleodutos tão velhos que a empresa não revela sua idade nem seu estado.
.
Paul de Clerk, da Amigos da Terra Europa, afirmou: “Três anos depois de descobrir-se que suas atividades expuseram praticamente cada homem, mulher, menino e menina em Ogoniland – além de dezenas de milhares de pessoas em outras áreas do delta do Níger – a uma contaminação para toda a vida, a Shell continua mais preocupada em se proteger. Os governos da Nigéria e dos países de origem da Shell, Países Baixos e Reino Unido, devem se assegurar que a gigante do petróleo inicie uma limpeza adequada e de que indenize pelos danos”.
.
O estudo da ONU recomendava também, entre outras medidas, o estabelecimento de uma Autoridade para a Recuperação Ambiental de Ogoniland e o estabelecimento de um Fundo para a Recuperação Ambiental com um capital inicial de US$ 1 bilhão. Nem a Autoridade nem o Fundo foram estabelecidos.
.
O governo da Nigéria, a Shell e os governos de seus países de origem – Reino Unido e Países Baixos – se beneficiaram da extração de petróleo do delta do Níger, e agora devem apoiar um processo de reabilitação social e ambiental e a aplicação em sua integridade do estudo da ONU, segundo as organizações que publicaram o informe do dia 4 de agosto.

http://anistia.org.br/direitos-humanos/blog/o-governo-da-nig%C3%A9ria-e-shell-continuam-ignorando-terr%C3%ADvel-contamina%C3%A7%C3%A3o-no-rio-?linkId=9279952

http://www.amnesty.org/en/library/info/AFR44/013/2014/en


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br