Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de outubro de 2008

GARANTINDO ENERGIA PARA O FUTURO

Energia hidroelétrica produzida na Bi-nacional Itaipú
7º Leilão de Energia Nova - Análise Pós-leilão

01/out/08 - Acende Brasil

No dia 30 de setembro de 2008 foi realizado o 7º leilão de geração para entrega de energia a partir de 2013 (Leilão A-5). O leilão contou com a participação de 51 usinas ofertando 8.535 MW médios e resultou na negociação de 3.125 MWmédios provenientes de 24 empreendimentos.
A exemplo dos últimos leilões de geração, o atendimento da demanda projetada se deu predominantemente a partir da energia de empreendimentos térmicos, com destaque para o óleo combustível, que respondeu por 64% do volume total contratado, para o gás natural liquefeito (GNL), com 22%, e para o carvão mineral importado, com outros 9%.
Energia Térmica

A elevada participação térmica se deveu em grande parte à falta de projetos hidrelétricos com licença prévia, requisito indispensável para que elas sejam ofertadas no leilão. Este é o caso das usinas Cambuci e Barra do Pomba que, embora inicialmente consideradas para a oferta, não obtiveram a licença a tempo de serem inscritas no certame.
É importante notar ainda que mesmo projetos já licenciados ficaram sujeitos à incerteza jurídica que ameaçou a participação dos mesmos no leilão, como no caso das usinas hidrelétrica de Baixo Iguaçu e termelétricas MC2 Gravataí e MC2 Osório, cujas licenças ambientais foram alvo de liminares às vésperas do leilão.

Com relação ao preço, a energia hidrelétrica foi negociada a R$99/MWh, valor inferior aos obtidos nos demais leilões de energia nova (figura 2). Uma explicação para este fato pode ser a decisão do grupo vencedor (Neoenergia) de vender apenas 70% da energia assegurada da usina às distribuidoras através do leilão (Ambiente de Contratação Regulada ou ACR), o que permitirá vender os 30% restantes diretamente a grandes consumidores no mercado livre (Ambiente de Contratação Livre ou ACL), provavelmente a preços mais elevados. Esta análise exclui os preços ofertados nos leilões específicos para as usinas hidrelétricas do Rio Madeira.

Energia Térmica

A energia térmica foi negociada a um preço médio de R$145/MWh, valor significativamente superior aos resultados obtidos nos últimos leilões de energia nova. Explicações do mercado para este fato são a elevação do custo de capital e do combustível e os sinais de encarecimento do crédito em decorrência da atual crise financeira global.



É importante ressaltar que, pelas regras do setor, o preço de venda da energia hidrelétrica aos compradores é exatamente o definido nos resultados do leilão, ao passo que, para as termelétricas, o preço definido (ICB - Índice de Custo Benefício) nada mais é que um preço médio esperado caso as usinas venham a ser acionadas conforme as premissas de operação utilizadas na modelagem do leilão. Ou seja, o eventual acionamento das termelétricas por decisão do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) contrariando a ordem de mérito econômica do ONS (Operador Nacional do Sistema), como ocorrido no primeiro semestre de 2008, necessariamente implicará preços maiores para a energia que serão repassados aos consumidores e demais agentes do setor.

O Instituto Acende Brasil acompanha os leilões regulados de energia elétrica no formato de Análises Pré e Pós-leilões. As análises estão disponíveis em http://www.acendebrasil.com.br/ > Observatório > Leilões .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br