Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de outubro de 2010

E O VERDE VIOLENTOU AS URNAS !


Por Dal Marcondes, da Envolverde

04/10/2010

Marina Silva teve 20% dos votos no Brasil, isso significa que 20 milhões de brasileiros querem, e demonstraram isso nas urnas, que a sustentabilidade não seja mais um tema de oportunidade. Desejam que isso realmente seja incorporado a políticas públicas e de governo. Mais, estes eleitores deixaram uma mensagem clara para os dois candidatos que vão ao segundo turno: é preciso discutir o Brasil de forma mais consistente e não na base do generalismo. Todas as promessas são sobre educação, saúde, segurança etc. Temas sobre os quais há certezas. Ou seja, quem em sã consciência é contra agua encanada e esgoto tratado? Os eleitores de Marina, que vão decidir esta eleição, querem saber como será o desenvolvimento do Brasil nos próximos quatro anos. Que modelo de país o futuro governo quer e vai entregar. Uma discussão que estava descartada até este momento e que será o que realmente importa.


Bom, mas o processo eleitoral teve outras surpresas, principalmente em relação à disputa pelas duas vagas ao Senado em São Paulo. Aluízio Nunes, do PSDB, era quanse uma “carta fora do baralho” pelos dados dos institutos de pesquisa. Liderou a eleição. Ricardo Young, do PV, nunca era apontado com mais do que 2% das intenções de votos. Chegou a 4.117.634 votos, o que significa 11,20% dos votos dos paulistas. Vale perguntar como são feitas estas pesquisas, que deturpam resultados e atrapalham as campanhas mais do que bocas de urna e outras práticas que o Tribunal Eleitoral já pune como crimes. A divulgação de pesquisas erradas, que se afirmam “científicas” e com margens de erro de dois pontos para mais ou para menos influi na decisão de muitos eleitores. No entanto, de 2% para 11% não é exatamente uma “margem de erro”, mas sim incompetência na melhor das hipóteses, e má fé criminosa na pior.


O que vamos assistir agora são explicações mal ajambradas de porque se errou tanto e pedidos de desculpas aos eleitores, como se o estrago não tivesse nenhuma consequência. Em uma campanha política a possibilidade de vitória tem muitos reflexos na ação e na captação de recursos. Um candidato com 2% dos votos não estimula muitos doadores a apoiarem sua campanha. Um candidato que, no entanto, mostra sua capacidade, ou seu cacife eleitoral, pode conseguir mais apoios e, com isso, lutar para conquistar os votos que ainda necessita. Ricardo Young ultrapassou 4 milhões de votos, e poderia ter ido mais longe se tivesse recursos. Sua campanha se pautou pela austeridade e pela qualidade de suas propostas. Não teve os recursos dos quais dispuseram a maioria de seus adversários, mas mostrou que a sociedade é capaz de compreender propostas elaboradas de políticas públicas, apesar da incapacidade de diversos meios de comunicação e jornalistas em acreditar nisso.


Dilma e Serra terão de beber nas propostas de Marina, Ricardo e outros candidatos verdes se quiserem os votos destes eleitores. Não são os mesmos que votaram em Tiririca, não podem ser conquistados com promessas vagas e querem saber não apenas o que os candidatos vão fazer depois de eleitos. Principalmente querem saber COMO vão fazer. Este segundo turno fará bem ao Brasil. A política terá de ser feita de forma diferente, dialogada, negociada em termos de políticas públicas e não nos tradicionais acordos de bastidores e conchavos.


Para Marina Silva, a sustentabilidade não é mais assunto de guetos e as urnas provaram isso. E sustentabilidade pressupõe ética, transparência, governança, equilíbrio social, ambienta e econômico, além de um dos mais importantes valores dos ambientalistas, o princípio da precaução frente a arrogância do determinismo tecnicista. (Envolverde)


FOTO

Crédito: Nelson Jr./ASICS/TSE


(Agência Envolverde)


Últimos Comentários
Helton de Oliveira (heltoncomh2@yahoo.com.br)
Senhor Dal Marcondes,
O senhor disse-o muito bem, quem é contra saneamento básico(água encanada e esgoto tratado); vou mais longe: quem é contra os ecossistemas e o desenvolvimento sustentável???
O senhor e os inocentes(?)úteis, apoiadores da Mariana, talvez não saibam, ou fingem não saber..... são os mesmos exploradores de sempre, os mesmos neoliberais, os capitalistas selvagens que governam esse país há mais de 5 Séculos, os grandes produtores do agronegócio e todos os representantes da "direitona" aquela que todos achavam que estava eliminada.
O que está em votação não é um projeto pessoal ou uma representação de grupos, é a Independência economico-financeira-social e de desenvolvimento de uma Nação, que está se fazendo respeitar e contrariando interesses nacionais e internacionais.
O assunto é complexo e o senhor e seus leitores devem compreender a que me refiro.
O que sabemos, verdadeiramente, é que Marina foi usada para captar votos da Dilma, que o Serra com seu projeto neoliberal não estava conseguindo, com isso conquistarem um segundo turno para acirrarem ainda mais a disputa e continuarem com o jogo sórdido e infame do denuncismo.
Obrigado por esta oportunidade, não sou contra os "verdes" mas tenho uma longa estrada de observação política.
Um abraço,
Helton de Oliveira
Acho que falta sustância nessa plataforma dela, ficou aquela coisa de "vamos desenvolver preservando", muito bonito no discurso, mas de pouca prática: como será feito isso? E faltou explicar porque depois de ela sair o desmatamento caiu. O voto, na minha opinião, foi, em parte, opção de mostrar uma terceira via, parte "fashion" (é "in" votar na Marina, mas sem conhecimento aprofundado) e, pior, parte foi por fundamentalismo religioso com relação a deus, aborto, opção sexual etc. Esta parte é que dói mais...
José Almeida de Souza Jr. (jos_desouza@yahoo.com)
A revisão das obras ambientalmente polêmicas do PAC pode representar uma boa moeda de troca de Dilma para barganhar o apoio do PV.
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. caro companheiro! infelizmente não é o que parece. aqui no nordeste a maioria dos votos de dilma que migraram para marina, foram do segmento evangélico. a campanha de serra transformou a dilma no demônio, inventando todo tipo de mentira sobre a religião e sobre deus. "que vai tocar fogo nas igrejas, casamento de homossexuais",coisas desse tipo. todo mundo sabe que o paraíso dos evangélicos não é aqui, e os mesmos não estão nem aí para o que acontece com o nosso planeta. foi o voto de deus contra o demOnio, nada mais.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br