Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de outubro de 2010

PROJETO AQUAPOLO - "ÁGUA DE REÚSO PARA INDUSTRIAS" FOI INICIADO


Obras do projeto de água de reúso avançam em Santo André e São Bernardo do Campo

15/10/2010

"O projeto Aquapolo, da Sabesp e Foz do Brasil, produzirá até 1.000 litros por segundo de água de reúso e abastecerá o Pólo Petroquímico de Capuava, no ABC Paulista."

As obras do projeto Aquapolo, empreendimento para a produção de água de reúso para fins industriais a partir de esgoto tratado, começarão na avenida do Estado, no município de Santo André, na segunda feira, dia 18 de outubro.


Serão implantados 3.280 metros de adutora, de um total de 16.800 metros. Os trabalhos nesta área serão realizados em duas etapas. A primeira, compreendendo 1.448 metros, ligará o Córrego Cassaquera ao Polo Petroquímico de Capuava. A outra etapa envolve um trecho de 1830 metros entre o Posto Cabeça Branca e o Córrego Cassaquera. O restante da adutora, no Município de Santo André, será implantado dentro da faixa da CPTM.


Em São Caetano do Sul - as obras começaram duas semanas atrás, em local de pouca interferência no trânsito local e comunidades adjacentes. O primeiro trecho em implantação em São Caetano do Sul compreende 670 metros, sendo 320 metros na Rua Maria Macedo e 350 metros na Av. Conselheiro Antonio Prado.


Obras em Santo André - No trecho Córrego Cassaquera-Polo Petroquímica haverá um traçado de 1.448 metros de adutora. Para a execução das atividades, será interditada uma faixa da avenida do Estado, no sentido Santo André-São Paulo (a mais próxima do leito do rio), em dois trechos, sendo um de 119 e outro de 245 metros. Com previsão de conclusão em até sete meses, os trabalhos serão realizados a partir de três metodologias: vala a céu aberto, anéis de aço (túnel Linner) e tubo de concreto cravado (pipe jacking). O local será sinalizado e os moradores da região estão sendo comunicados. Os motoristas serão informados das rotas alternativas, definidas pelo Departamento de Segurança de Trânsito, por meio de folhetos e em comunicados publicados na imprensa local, além de faixas e placas indicativas.


A segunda etapa, prevista para começar em novembro deste ano, compreende do Posto Cabeça Branca ao Córrego Cassaquera. Serão implantados 1.830 metros de adutora. Ficarão interditadas duas faixas (as mais próximas do leito do rio) em trechos de 400 metros. Durante os períodos de pico de trânsito, as atividades serão reduzidas, liberando uma das faixas e minimizando os impactos no trânsito. Os mesmos cuidados de comunicação com os usuários das vias e os moradores e comerciantes locais serão empregados.


Obras em São Caetano do Sul - Todo o trecho em São Caetano do Sul será implantado através de Método Não Destrutivo (tunnel liner), uma vez que a adutora atravessará ruas industriais e residenciais. Desta forma, o impacto na superfície será bastante reduzido, minimizando os transtornos na cidade. A previsão de término do primeiro trecho é dezembro deste ano.


O Projeto Aquapolo - O projeto Aquapolo, da Sabesp e Foz do Brasil, produzirá até 1.000 litros por segundo de água de reúso e abastecerá o Pólo Petroquímico de Capuava, no ABC Paulista. O Aquapolo possibilitará que o Governo de São Paulo aumente a oferta de água tratada para a Região Metropolitana de São Paulo. O volume de água de primeiro uso que deixará de ser consumido pelas indústrias (1 bilhão e 684 milhões de litros/mês) é suficiente para abastecer uma população de 350 mil habitantes (cidade de Santos).


As obras foram iniciadas em abril deste ano e o fornecimento de água de reúso está previsto para começar em 2012. Durante a fase de implementação, cerca de 800 postos de trabalho serão gerados.


O financiamento do empreendimento, previsto em R$253 milhões, será amortizado pelo pagamento da água industrial utilizada pelo Pólo Petroquímico, não acarretando qualquer gasto aos municípios ou aos cidadãos das cidades abrangidas.

Trecho Córrego Cassaquera até o Pólo Petroquímico

• 1.448 metros de adutora de água de reuso

• Início: 18/10/2010 – segunda feira

• Término: abril/2011

• Interdição: uma faixa (a mais próxima do leito do rio), sentido Santo André-São Paulo

• 60 trabalhadores

• 10 equipamentos

Trecho Posto Cabeça Branca até o Córrego Cassaquera

• 1.830 metros Início previsto: novembro/2010

• Término previsto: junho/2011Interdição: 2 faixas (as duas mais próximas do leito do rio), sentido Santo André-São Paulo

• 60 trabalhadores

• 10 equipamentos


BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br