Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de outubro de 2010

SABESP E JICA (JAPÃO) ASSINAM CONTRATO DE US$ 63 MILHÕES PARA O PRÓ-BILLINGS

A super povoação no entorno da represa provoca o despejo de 400 t de entulho por dia

"Represa Billings recebe 400 toneladas de lixo por dia" - Folha de S. Paulo



COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Garrafas pet, eletrodomésticos, bonecas, sofás, vaso sanitário e monitor de computador são alguns dos itens do lixo despejado na represa Billings, que recebe 400 toneladas de entulho por dia, de acordo com a Sabesp.

A falta de saneamento é outro problema, que faz com que bairros da zona sul próximos à represa, como Parque Primavera, Balneário São Francisco e Santa Terezinha, despejem esgoto em suas águas.

Para tentar reverter a situação, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) mantém um programa de melhoria ambiental, o Pró-Billings, que até 2015 deve regularizar o esgoto coletado na bacia em São Bernardo do Campo.

Ontem, a companhia assinou com a Jica (agência japonesa de cooperação internacional), em Tóquio, um contrato de financiamento no valor de US$ 63 milhões para encaminhar o projeto. As obras começam em janeiro.

A Sabesp também tem realizado mensalmente mutirões de limpeza.

"Antes, os moradores nadavam na represa. Hoje, ela serve como esgoto e lixão", diz o comerciante Rogério Viana, 34, que há 18 anos mora no Parque Primavera, de frente para a Billings.

Uma lei estadual foi sancionada no ano passado para proteger a represa, responsável pelo abastecimento de 1,2 milhão de pessoas na Grande São Paulo.

Sua bacia é habitada por 1 milhão de moradores -pelo menos 250 mil imóveis são irregulares.

(GUTO LOBATO, VITOR SION e CLARISSA FALBO) - Nossa São Paulo


BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br