Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de outubro de 2010

15 DE OUTUBRO - "BLOG ACTION DAY 2010" - SUGESTÕES PARA A DATA


Hey Blog Action Day blogueiros,
Prof. Jarmuth - Blog SOS Rios do Brasil:

Estamos a um dia do Blog Action Day 2010. Amanhã, dia 15 de outubro, milhares de blogueiros de mais de 125 países diferentes se reunem para escrever sobre as questões da água em suas comunidades e ao redor do mundo.

Não se preocupe se você ainda não sabe sobre o que escrever - nós temos sugestões.

Primeiro, se você não quer se concentrar em qualquer aspecto específico da crise da água, nós o convidamos simplesmente para escrever sobre o Blog Action Day 2010 em si, dizendo a seus leitores sobre o tema deste ano. Você também pode incorporar o nosso vídeo ou widget ação para educar e capacitar os seus leitores.

Para aqueles que querem aprofundar os muitas vezes chocantes e desanimadores temas ou ainda esperançoso das questões em torno da água, criamos uma lista de idéias sobre coisas para escrever. Veja a seguir.

O problema da escassez de água potável:

Quase 1 bilhão de pessoas carecem de acesso à água potável, o que provoca uma litania de lutas, doenças e até morte.

40 bilhões de horas/ano: as mulheres Africanas precisam andar mais de 40 bilhões horas por ano até as cisternas, carregando peso de até 18 kg para coletar água, que normalmente não é ainda segura para beber.

Mais informações:

38.000 crianças por semana: Toda semana, cerca de 38.000 crianças menores de 5 anos de idade morrem de água imprópria para consumo e a falta de higiene das condições de vida.

Guerras pela água: Muitos estudiosos atribuem o conflito em Darfur, pelo menos em parte à falta de acesso à água. Um relatório encomendado pela ONU constatou que no século 21, a escassez de água se tornará uma das principais causas de conflitos em África.

Um Direito Humano: Em Julho, para abordar a crise da água, as Nações Unidas declararam o acesso à água potável e saneamento um direito humano. Mas, estamos longe de implementar soluções para garantir o acesso básico à água potável.

Água excesso de consumo nos países industrializados:

Enquanto o mundo em desenvolvimento enfrenta uma crise de água, os países industrializados consomem muito mais do que seu quinhão.

Alimentos Pegada: É preciso 24 litros de água para produzir um hambúrguer. Isso significa que precisaria de 19,9 bilhões de litros de água para fazer apenas um hambúrguer para cada pessoa na Europa.

Tecnologia Pegada: O iPhone novinho em folha no seu bolso necessita de meio litro de água para carregar. Isso pode não parecer muito, mas com mais de 80 milhões de iPhones ativos no mundo, é necessário mais de 40 milhões de litros água para carregá-los.

Fashion Pegada: Essa camiseta de algodão que você está vestindo agora gastou 1.514 litros de água para ser produzida, e seu jeans necessitou um acréscimo 6.813 litros.

Bottled Water Footprint: EUA, México e China lideraram no mundo o consumo de água engarrafada. Nos EUA as pessoas bebiam uma média de 200 garrafas de água por pessoa, ao ano. Mais de 17 milhões de barris de petróleo são necessários para fabricar as garrafas de água, 86 por cento dos quais nunca serão reciclados.

Água e meio ambiente:

A desconsideração dos recursos hídricos nos países industrializados, mais impactos pelos seres humanos - faz com que aconteça a devastação ambiental.

Resíduos de Excedentes: Todos os dias, 2 milhões de toneladas de dejetos humanos são eliminados nas fontes de água. Isto não só afeta negativamente o ambiente, mas também prejudica a saúde das comunidades vizinhas. No Brasil, mais de 50% das comunidades não teem saneamento básico e mais de 80% das cidades não tratam seus esgotos.


Poluição dos Oceanos: Mortes e doenças causadas pela contaminação das águas costeiras custam à economia global 12,8 bilhões dólares por ano.

Rios Inutilizados: Hoje, 40% dos rios da América e 46% dos lagos da América estão muito poluídos para consumo, pesca, natação, ou a vida aquática.

Soluções para a água:

A boa notícia é que existem grandes organizações trabalhando em soluções e novas ferramentas que permitem que as pessoas façam a sua parte para resolver a crise da água.

Construindo Wells: Organizações como Water.org e caridade: a água está se esforçando para levar água potável para as comunidades no mundo em desenvolvimento.

Tecnologia para o Bem: Você quer medir a quantidade de água que gastou para fazer suas comidas favoritas? Há um aplicativo para isso.

Conservação Começa em Casa: A pessoa usa em média 465 litros de água por dia. Saiba o quanto você usa e desafiar seus leitores a fazer o mesmo.

Mantendo Limpeza dos Rios: Todos nós podemos dar pequenos passos para ajudar a manter a poluição de nossos rios e córregos, como fazer corretamente a eliminação de resíduos domésticos.

Largue a garrafa: Comunidades em todo o mundo estão tomando medidas para reduzir o desperdício de garrafa de água engarrafada, eliminando água na sua produção.


Amanhã vai ser um dia verdadeiramente inspirador da ação, como os blogueiros de todo o mundo vão se juntar à conversa global sobre uma questão que raramente recebe a atenção que merece. Estamos muito animado que você vai se juntar a nós e não podemos esperar para ler suas postagens no blog.

Obrigado por tudo o que você faz,

Maria e do Blog Action Day equipe

(Google Tradutor)

O nosso Blog trata exclusivamente do tema "AGUA" em todas as suas postagens. Na data em que os blogueiros do mundo todo comemoram o 'BLOG ACTION DAY" queremos participar, incentivando todos a tratar do tema água, sempre que possível em suas postagens, destacando a importância de recuperar e preservar nossos rios e fontes!

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br