Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de outubro de 2010

A POLUIÇÃO DOS RIOS PELOS MUNICÍPIOS PAULISTAS SERÁ MEDIDA PELA UNIVERSIDADE DE S. CAETANO DO SUL (SP)

Grupo de Pesquisa e Análise do Meio Ambiente da USCS.

Universidade medirá a poluição fluvial causada pelos municípios paulistas


A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) desenvolveu uma metodologia que irá avaliar quanto cada município do ABC Paulista contribui para a poluição dos rios da região.

A primeira coleta de material para análise vai ser feita no dia 24 de outubro e a cidade escolhida para dar início à pesquisa foi São Caetano do Sul. Uma equipe formada por 30 estudantes irá acompanhar o procedimento, que será feito em pontos estratégicos da região.

“No futuro, vamos realizar o monitoramento e aferir a situação em cada ponto de inserção das diferentes cidades, levando em consideração uma série de fatores que nos ajudarão a determinar a origem dos agentes poluidores”, afirmou a professora Marta Marcondes, coordenadora do Grupo de Pesquisa e Análise do Meio Ambiente da USCS.

Mais precisão

O Índice de Poluentes Hídricos (IPH), que será divulgado a cada trimestre, irá apontar exatamente como e quanto cada município está colaborando para a poluição de seus rios. Essa será a principal diferença do índice em relação aos indicadores de contaminação existentes hoje.

“Além de alertar todos os setores da comunidade para a situação dos rios nas regiões urbanas, o índice será um instrumento a mais para que agências governamentais possam desenvolver políticas públicas e programas de fomento especiais nas áreas mais necessitadas”, explicou Silvio Minciotti, reitor da USCS. Fonte: EcoDebate

Saiba Mais

USCS MEDE POLUENTES DE RIOS DO ABCD
Por: Claudia Mayara (mayara@abcdmaior.com.br)

Controle começa no domingo 24/10 e São Caetano será a primeira cidade a participar

Expectativa e preparação são as palavras que definem o trabalho dos 40 alunos da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). O grupo iniciará neste domingo (24/10) a medição dos poluentes nos rios que cortam o ABCD. O IPH (Índice de Poluentes Hídricos) avaliará a contribuição de cada município para o nível de poluição na Região. São Caetano será a primeira das sete cidades a participar do projeto.

De acordo com a professora e coordenadora do grupo de pesquisa e análise de meio ambiente da USCS, Marta Marcondes, além de apontar os principais poluidores de cada cidade, o estudo contribuirá com a realização das políticas públicas no setor: “As informações das análises serão repassadas aos governantes. Esperamos que os dados ajudem nas ações de preservação do meio ambiente”.

Na primeira experiência, o grupo realizará, durante oito meses, a coleta de material em 22 pontos estratégicos do rio Tamanduateí e dos córregos dos Meninos, Moinhos, Utinga e Grotas, em São Caetano. “Antes de decidir os locais das coletas, fizemos um estudo para identificar os pontos mais significativos para o trabalho”, explicou.

Apesar de a coleta ser apenas no final de semana, o grupo iniciou nesta segunda-feira (18/10) as preparações para o trabalho. “Temos de organizar e separar os equipamentos que usaremos no dia. Tudo precisa ser esterilizado e ter a luminosidade certa para não interferir na análise”, garantiu. “Vamos avaliar relevo, temperatura, além dos fatores microbiológicos”, disse.

A ideia da USCS é repetir a experiência de São Caetano nas demais cidades do ABCD e em bairros da Capital que fazem divisa com a Região.

Fonte: Jornal ABC Repórter



LEIA MAIS:

Estudo pioneiro na região tenta salvar rios do ABCD


NOSSOS CUMPRIMENTOS

O Blog SOS Rios do Brasil cumprimenta a USCS e em especial o "Grupo de Pesquisa e Análises do Meio Ambiente", na pessoa da Profª. Marta Marcondes pela iniciativa que demonstra sua preocupação com a saúde ambiental e qualidade de vida de nossas comunidades.

Em diversos artigos já cobramos de nossas Universidades brasileiras mais ATITUDES PROATIVAS envolvendo os seus corpos docentes e discentes em ações que resultem em melhorias para a população, além da produção de pesquisas teóricas, elaboração de teses, dossies, TCCs, formação de graduados, pós-graduados, mestres, doutorados, pós-doutorados, que privilegiam apenas a área acadêmica. Na maioria das vezes todo esse vasto material produzido nas universidades, não passa dos arquivos dos projetos disponíveis apenas nas "intranets universitárias" ou nas bibliotecas dos campus.

Ao se dispor a realizar o monitoramento e levantar a situação da poluição nos cursos d' água das diferentes cidades, o estudo trará grande contribuição para que as comunidades possam conhecer a origem da poluição e buscar as soluções necessárias para a recuperação e preservação de seus recursos hídricos.

Há muito temos ressaltado e valorizado todos aqueles que de alguma forma estão contribuindo para a revitalização dos rios do Brasil. Até então, nesses 32 meses de atividades do Blog, já obtivemos grande apoio da UFPE, na pessoa do pesquisador Eng. João Suassuna, da CEFET-RJ, através do Prof. Dr. Jorge Luiz Paes Rios da UFRJ, dos educadores da UNISINOS -RS e da POLI/USP através do Prof. Ivanildo Espanhol, do Centro Internacional de Referência em Reuso da Água (CIRRA), embora tenhamos feito contatos com dezenas de universidades.

Queremos disponibilizar os espaços do Blog SOSRiosBr para que a Profª Marta Marcones e seus educandos do Grupo de Pesquisas da USCS possam divulgar suas atividades, através de releases, relatórios, fotos, vídeos e materiais de orientação sobre poluição dos rios, que certamente serão de muita utilidade para aqueles que buscam nosso blog, visando obter informações e orientações para suas atividades, em defesa dos seus cursos d'água e mananciais, tão poluídos e maltratados nos dias atuais.

Parabéns! Podem contar com nosso total apoio.

Prof. Jarmuth Andrade


BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br