Universidade medirá a poluição fluvial causada pelos municípios paulistas |
A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) desenvolveu uma metodologia que irá avaliar quanto cada município do ABC Paulista contribui para a poluição dos rios da região.
A primeira coleta de material para análise vai ser feita no dia 24 de outubro e a cidade escolhida para dar início à pesquisa foi São Caetano do Sul. Uma equipe formada por 30 estudantes irá acompanhar o procedimento, que será feito em pontos estratégicos da região.
“No futuro, vamos realizar o monitoramento e aferir a situação em cada ponto de inserção das diferentes cidades, levando em consideração uma série de fatores que nos ajudarão a determinar a origem dos agentes poluidores”, afirmou a professora Marta Marcondes, coordenadora do Grupo de Pesquisa e Análise do Meio Ambiente da USCS.
Mais precisão
O Índice de Poluentes Hídricos (IPH), que será divulgado a cada trimestre, irá apontar exatamente como e quanto cada município está colaborando para a poluição de seus rios. Essa será a principal diferença do índice em relação aos indicadores de contaminação existentes hoje.
“Além de alertar todos os setores da comunidade para a situação dos rios nas regiões urbanas, o índice será um instrumento a mais para que agências governamentais possam desenvolver políticas públicas e programas de fomento especiais nas áreas mais necessitadas”, explicou Silvio Minciotti, reitor da USCS. Fonte: EcoDebate
USCS MEDE POLUENTES DE RIOS DO ABCD | |
Por: Claudia Mayara (mayara@abcdmaior.com.br) |
Controle começa no domingo 24/10 e São Caetano será a primeira cidade a participar Expectativa e preparação são as palavras que definem o trabalho dos 40 alunos da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul). O grupo iniciará neste domingo (24/10) a medição dos poluentes nos rios que cortam o ABCD. O IPH (Índice de Poluentes Hídricos) avaliará a contribuição de cada município para o nível de poluição na Região. São Caetano será a primeira das sete cidades a participar do projeto. De acordo com a professora e coordenadora do grupo de pesquisa e análise de meio ambiente da USCS, Marta Marcondes, além de apontar os principais poluidores de cada cidade, o estudo contribuirá com a realização das políticas públicas no setor: “As informações das análises serão repassadas aos governantes. Esperamos que os dados ajudem nas ações de preservação do meio ambiente”. Na primeira experiência, o grupo realizará, durante oito meses, a coleta de material em 22 pontos estratégicos do rio Tamanduateí e dos córregos dos Meninos, Moinhos, Utinga e Grotas, em São Caetano. “Antes de decidir os locais das coletas, fizemos um estudo para identificar os pontos mais significativos para o trabalho”, explicou. Apesar de a coleta ser apenas no final de semana, o grupo iniciou nesta segunda-feira (18/10) as preparações para o trabalho. “Temos de organizar e separar os equipamentos que usaremos no dia. Tudo precisa ser esterilizado e ter a luminosidade certa para não interferir na análise”, garantiu. “Vamos avaliar relevo, temperatura, além dos fatores microbiológicos”, disse. A ideia da USCS é repetir a experiência de São Caetano nas demais cidades do ABCD e em bairros da Capital que fazem divisa com a Região. Fonte: Jornal ABC Repórter
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br