Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de outubro de 2010

FINALMENTE ASSINADO DECRETO QUE DETERMINA CADASTRAR E IDENTIFICAR OS ATINGIDOS POR BARRAGENS, LUTA ANTIGA DO MAB



Decreto determina cadastramento e identificação de atingidos por barragens


A partir do ano que vem, as famílias que forem atingidas pela construção de usinas hidrelétricas no país deverão ser cadastradas antes do início das obras empreendimento. O decreto que cria o cadastro socioeconômico para identificação, qualificação e registro público da população atingida por barragens foi assinado nesta terça-feira (26) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O cadastro facilitará a indenização da população atingida pelos empreendimentos que serão autorizados a partir de 2011. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai incluir nos editais de leilão e nos contratos de concessão das usinas hidrelétricas cláusulas específicas sobre a responsabilidade das concessionárias da obra em relação à realização do cadastro.

Para Luiz Dalla Costa, da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o decreto reconhece uma reivindicação histórica. “Até hoje, primeiro se fazia o leilão, depois ia ver quem seriam os atingidos. Quando se regulamenta isso, já obriga o Estado e as empresas a fazerem o levantamento da situação real antes de iniciar o processo de construção das usinas. O que dá uma certa garantia de que todas as pessoas que têm direito possam fazer a sua reivindicação.”

Segundo ele, o decreto vai reconhecer não só o direito de quem tem propriedades nas áreas afetadas, mas também quem é atingido indiretamente, como pescadores e agricultores da região.

O decreto que será assinado pelo presidente Lula também determina a criação do Comitê Interministerial de Cadastramento Socioeconômico, que será integrado pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pelos ministérios de Minas e Energia, do Meio Ambiente e da Pesca e Aquicultura.

De acordo com o MAB, não há estimativas sobre a população atingida por barragens no país, mas estudos apontam que nos próximos 30 anos o número pode chegar a 1 milhão. (Fonte: Sabrina Craide/ Agência Brasil)/AMBIENTE BRASIL

CONHEÇA O MAB - MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS
BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br