Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de novembro de 2011

CONHEÇA O PROJETO PIRAQUÉ, SALVANDO OS PEIXES DO RIO URUGUAI


A equipe de estudo dos peixes do Instituto Goio-En iniciou as atividades de reprodução das espécies de peixes migradores do rio Uruguai que estão na Unidade do Projeto Piraqué, no município de São Carlos. O processo reprodutivo foi iniciado há cerca de 15 dias, com as espécies suruvi (Steindachneridion scriptum) e curimbatá (Prochilodus lineatus) e se estenderá até os primeiros meses de 2012.

Projeto Piraqué inicia atividades reprodutivas com peixes do Rio Uruguai

04/11/2011. 

O suruvi é uma espécie que possui a época reprodutiva, ou piracema, no começo da primavera, sobretudo no mês de outubro. Já o curimbatá, apesar de se reproduzir entre os meses de novembro e dezembro, apresentou algumas fêmeas aptas à reprodução, por isso os trabalhos com essa espécie também já começaram.
Antes de tudo é preciso fazer a identificação das fêmeas aptas a reproduzir. Com a utilização de um aparelho chamado cânula, é possível retirar alguns ovócitos para avaliação. Se alguma das fêmeas apresenta gametas maduros, prontos para iniciar o processo, elas são transportadas para o laboratório, onde são utilizadas como matrizes para a reprodução induzida em cativeiro.
Após a fertilização, os ovos são transferidos para as incubadoras, onde terão todo o suporte tecnológico necessário para se desenvolver. Depois da eclosão dos ovos e aparecimentos das larvas, elas são transportadas para os tanques de larvicultura e em seguida aos viveiros de terra, para crescer até se tornarem peixes juvenis, prontos para a comercialização ou a soltura no rio.
A Unidade do Projeto Piraqué, situada em São Carlos (SC), trabalha com espécies de peixes migratórios do rio Uruguai, como dourado, curimbatá, jundiá, pintado amarelo, surubim, suruvi, piracanjuba e piava.Fonte: UNOCHAPECO

 Instituto Goio-EN (muita água, em tupi-guarani)




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br