Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de novembro de 2011

EMBRAPA GARANTE SAÚDE AMBIENTAL PARA OS MORANGOS DE ATIBAIA (SP)


(foto: grupo de produtores e técnicos passarão pela primeira auditoria de certificação da PIMo - crédito Fagoni Calegario)
Agricultores de morango de Atibaia e Valinhos recebem a primeira auditoria de certificação da PIMo no Brasil
4.11.2011

A equipe do Programa de Produção Integrada de Morango do Estado de São Paulo (PIMo, SP) recebe a primeira auditoria de certificação da PIMo do Brasil, de 3 a 5 de novembro de 2011. Um grupo de seis produtores de Atibaia e Valinhos contrataram uma certificadora com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para receber essa auditora em suas lavouras.

O Programa, iniciado em 2006, coordenado pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), em parceria com a Prefeitura da Estância de Atibaia e com a Associação dos Produtores de Morangos e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, envolveu a elaboração de normas técnicas, desenvolvimento de pesquisa, implementação e validação do sistema no campo e inúmeros treinamentos dos diversos agentes da cadeia produtiva do morango.

Conforme Fagoni Calegario, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e coordenadora do Programa, várias instituições prestaram apoio ao grupo, como Agência Paulista de Tecnologia de Alimentos (Apta), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati)Sebrae, diversas instituições de ensino e pesquisa de várias regiões do Brasil, além de algumas empresas privadas.

Essa equipe fará a avaliação da conformidade, ou seja, uma checagem se os produtores estão cumprindo os requisitos das normas, esclarece Fagoni. É um processo muito interessante, um verdadeiro sistema de gestão da qualidade e segurança no campo, semelhante à ISO 9001. Serão avaliados os procedimentos adotados, a situação higiênico-sanitária das instalações, a infraestrutura, o treinamento dos colaboradores, os documentos, laudos e análises, assim como os registros de rastreabilidade, entre outros pontos”.

Fagoni enfatiza que “só com muita tecnologia e esforço por parte de todos os envolvidos no Programa - produtores, prefeituras, assistência técnica, ensino e pesquisa, esse processo pode ter sucesso. O objetivo final, esclarece, é colocar alimento seguro na mesa dos consumidores, respeitando o ambiente e os trabalhadores rurais”.
 
“Se for comprovado o cumprimento dos requisitos da norma, em maio de 2012, início da safra de morango em São Paulo, os consumidores poderão contar com um morango seguro, saboroso e durável, com selo chancelado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que trabalha em parceria direta com o
 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), coordenando nacionalmente a Produção Integrada Agropecuária – PI Brasil”.

O grupo, que desde 2006 persegue a certificação, antes mesmo de saber o resultado dessa auditoria oficial, sente-se realizado e principalmente grato, se emociona a pesquisadora. A experiência da conversão de um sistema onde eram acostumados a aplicar agrotóxicos pelo menos uma vez por semana para um sistema que os municia com informações para tomadas de decisão que protegem desde o produtor até o consumidor, passando pelo ambiente, transformou a todo nós”.
Nelson Luzin, da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário/Superintendência Federal de Agricultura em São Paulo (DPDAG/SFA-SP), do Ministério da Agricultura de São Paulo, parabenizou a todos envolvidos. “Continuem com persistência no aprimoramento da qualidade do produto e na gestão da produção”, finalizou.

Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente
19.3311.2608



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br