Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de novembro de 2011

FLUMINENSES E CARIOCAS CONTRA A 2a TRANSPOSIÇÃO DO RIO PARAÍBA DO SUL

Rio Paraíba do Sul em Além Paraíba (RJ)

DESVIO DO RIO PARAÍBA EM SÃO PAULO SERÁ DISCUTIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA EM ALÉM PARAÍBA NO DIA 23 DE NOVEMBRO

Um projeto que prevê o desvio de parte da água do Rio Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira em São Paulo, visando abastecer a região metropolitana da capital paulista, tem sido alvo de várias discussões por representantes e ambientalistas das cidades que ficam à jusante do local do desvio.
Em Volta Redonda, os ativistas têm se reunido com freqüência para contestar o projeto. Em Minas, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável daAssembléia Legislativa aprovou requerimento do Deputado Délio Malheiros em que o parlamentar solicita seja realizada uma reunião de audiência pública aqui em Além Paraíba para debater a transposição do rio face os possíveis impactos ambientais e sociais que poderá acarretar.
 A audiência  acontecerá no dia 23 de novembro e é imprescindível a participação das pessoas das comunidades que poderão ser afetadas, dos representantes da sociedade civil organizada, das entidades ambientalistas públicas e privadas, dos poderes públicos das três esferas e,  em particular, dos parlamentares mineiros e fluminenses. Só a mobilização poderá evitar mais este absurdo contra o Rio Paraíba. (Por: Venílton Ribeiro e Carlos Roberto “Banjo”- Rádio Mix)
Entenda o caso
 A possibilidade de desviar o curso do rio Paraíba do Sul, que abastece o Estado do Rio de Janeiro, está sendo estudada pelo governo de São Paulo na busca de uma nova fonte de água para a cidade. Das 14,3 milhões de pessoas favorecidas pelo Paraíba do Sul, 12 milhões são do estado fluminense. Há a preocupação de que a bacia hidrográfica não será suficiente para prover ambos os estados. 
O rio já sofreu uma transposição para abastecer a região metropolitana do Rio, e uma segunda transposição acarretaria em um grande impacto ambiental. Além disso, teme-se que o Paraíba do Sul não comportaria ser usado pelos dois maiores centros urbanos do Brasil. Taubaté, cidade paulista banhada pelo rio, já sofre com escassez de água. 
O crescimento do maior centro urbano do País levou o então governador de São Paulo, José Serra (PSDB), a demandar uma avaliação da demanda de água nos próximos anos. O resultado foi divulgado em março, pela Agência Nacional de Águas (ANA), e estima que até 2035 o consumo vai aumentar 25%.
Além do desvio do Paraíba do Sul, que não seria suficiente para suprir esse aumento, também estão sendo estudadas como alternativas as bacias de Piracicaba, Ribeira do Iguape, do alto do Paranapanema e do Alto Tietê. 
Os resultados do estudo serão conhecidos até o final do ano, e caso se decida pelo desvio do Paraíba do Sul, o governo terá que pedir autorização à ANA, que controla o uso de recursos hídricos em rios federais. 
Segundo relatório da ANA, mais da metade das cidades brasileiras podem ter problemas com abastecimento de água até 2015. O motivo seria a má distribuição geográfica dos rios, apesar de o Brasil ser um dos países com maior volume de água. (Fonte: mtv.uol.com.br) - Agora Jornais Associados

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br