Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de janeiro de 2012

FORÇA NACIONAL EMERGENCIAL SERÁ CRIADA PARA ATUAR NAS ÁREAS DE RISCO



Data: 17/1/2012

Governo vai criar Força Nacional emergencial e contrata geólogos


A criação da Força Nacional Emergencial e a contratação desses geólogos já deveria ter acontecido pelo menos há uns 06 meses, bem antes do início das desastrosas chuvas de 2012.

Fonte: Diário de Pernambuco

O governo vai criar uma Força Nacional de Apoio Técnico e Emergência, com o reforço de 35 geólogos e 30 hidrólogos para trabalhar em ação complementar ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A presidente Dilma Rousseff também determinou, durante reunião com cinco ministros e técnicos, que esses centros continuem atuando nas áreas de risco até março e não apenas durante o período mais crítico das chuvas. Dilma autorizou, ainda, a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para que os atingidos pelas chuvas possam reconstruir suas casas.

Não houve detalhes sobre o quanto poderá ser utilizado. De acordo com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, as liberações serão avaliadas caso a caso. Os ministros não informaram, também,quanta verba o governo federal irá disponibilizar para a reconstrução das cidades atingidas no Rio, Minas Gerais e no Espírito Santo. Bezerra disse, genericamente, que uma Medida Provisória de dezembro do ano passado disponibilizou um crédito de R$ 444 milhões para a Defesa Civil Nacional e que os pedidos dos municípios começam a ser formalizados.

Na entrevista coletiva convocada pelo Palácio do Planalto, cada ministro esforçou-se para demonstrar que sua área está agindo da melhor forma possível para evitar tragédias ou consertar os estragos já feitos. Aloizio Mercadante, de Ciência e Tecnologia, disse que em Belo Horizonte choveu, no mês passado, 800 milímetros, um recorde para o mês.

Em Ouro Preto já houve 174 deslizamento de terra. De acordo com o ministro, 23 radares meteorológicos estão em ação, mas ainda faltam quatro - um para a grande Vitória, outro para Salvador, um terceiro para substituir um antigo equipamento em Alagoas e mais um para complementar o Vale do Paraíba, em São Paulo. Mercadante disse, ainda que é necessário aumentar o número de pluviômetros. Para tanto, o ministério pretende colocar 1.500 equipamentos em torres de telefonia celular, em convênio com as operadoras.

Na área de transportes, o ministro Paulo Sérgio Passos divulgou um relatório sobre as estradas federais atingidas: são 37 trechos, envolvendo 16 rodovias em cinco estados. Dos 37 trechos, seis estão totalmente intransitáveis, 20 têm tráfego parcial e 11 já foram liberados. O Ministério da Saúde irá entregar 15 mil unidades de hipoclorito para municípios que tiveram o fornecimento de água afetados - no caso, só no Estado do Rio.

O governo também irá adiantar o pagamento do Bolsa Família aos que sofrem com as chuvas. Porém, ainda não há um levantamento sobre quantas pessoas poderá usufruir do benefício. Fernando Bezerra disse que o governo espera concluir esse levantamento até o fim de semana.

A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que coordena o grupo que trata das ações contra as enchentes, negou que o governo esteja atuando tardiamente. De acordo com ela, desde o ano passado os ministérios têm trabalhado de forma integrada.

"Eu não vim aqui para dar entrevista, mas posso dizer que começamos essas ações (preventivas) no ano passado. Há quatro ou cinco meses os ministérios da Integração Nacional e da Ciência e Tecnologia vêm trabalhando na prevenção. Todos ministérios que têm relação com áreas de risco, a presidente determinou que trabalhem de forma integrada. Evitar mortes é nossa prioridade número um", disse a ministra. Fonte: Diário de Pernambuco

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br