Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de janeiro de 2012

SOS MANGUEZAIS E APICUNS - AMEAÇADOS PELO NOVO CÓDIGO FLORESTAL

Campanha pelo mangue critica Código Florestal

24 de janeiro de 2012 |

O Estado de S.Paulo
A Fundação SOS Mata Atlântica abre hoje o Fórum Social Temático (FST), em Porto Alegre, com uma marcha contra o novo Código Florestal e pelos manguezais. 
A ação lançará a campanha Mangue Faz a Diferença, que alertará a sociedade sobre como as alterações do Código Florestal afetarão esse ecossistema em toda zona costeira do Brasil. 
A campanha prevê manifestações em diversas praias de 12 Estados, além de um ato em Brasília em março. A campanha conta com o apoio do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, uma coalizão formada por 163 organizações da sociedade civil brasileira, responsável pelo movimento Floresta Faz a Diferença. Fonte: O ESTADAO


CONHEÇA O BLOG "MANGUEZAIS DO MUNDO" - Profa. Dra. Flávia Mochel


Fábio Feldeman e Flávia Mochel

Pesquisando nos manguezais da Baía de Tubarão (MA)

Manguezais do mundo

Viaje pelos manguezais do mundo e compartilhe a sua experiência, enviando relatos, fotos, experiências. Este é um espaço de expressão e de encontro entre os saberes populares, acadêmicos, científicos e culturais sobre os manguezais do planeta... Da lama à lama, o começo e o fim!

Visite:  http://manguezais.blogspot.com/

SAIBA MAIS:


O ESCÂNDALO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL: OCUPAÇÃO DE APICUNS E MANGUEZAIS, BERÇÁRIOS DA VIDA MARINHA - 20 DEZ 11




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Prezada Dra. Flávia Mochel.
    Meu nome é Augusto Granja. Sou aposentado e trabalhei durante 30 anos no Banco do Brasil. Mesmo antes da aposentadoria, já gostava de escrever. Tenho dois livros de poesias publicados, por minha conta. Agora já enviei meu primeiro romance para a Editora Saraiva, que será publicado em e-book. Esse primeiro romance, menciona também uma preocupação com a ecologia, defende os ecossistemas, dentro, claro, do fio condutor da história. Não se trata, obviamente, de um trabalho voltado para estudiosos ou técnicos no assunto, mas acredito que tenha a função de despertar a consciência ecológica do leitor, pois da defesa do meio-ambiente depende a sobrevivência do planeta e, por conseguinte, a de todas as espécies, animais ou vegetais.
    Agora estou me dedicando ao segundo romance, onde faço uma abordagem mais aprofundada sobre a necessidade de limparmos o planeta, ou seja a nossa casa. Tenho visto pela televisão a sujeira que é jogada nos mares. Os oceanos estão se tornando uma enorme lixeira. Outro dia, um canal de TV mostrou um filhote de golfinho preso numa sacola de plástico, gravado por pessoas de um iate que passava perto. Os passageiros conseguiram trazer o golfinho para bordo, tiraram a sacola e o devolveram para o mar. Depois receberam o agradecimento, com o filhote equilibrando-se em pé nas águas e emitindo assobios de contentamento. Foi emocionante.
    Nesse segundo romance, estou abordando também, entre outros assuntos, os problemas causados aos mangues e as ameaças aos berçários dos peixes.
    Gostaria de saber se é permitido a pesca de linha nos mangues, pois há uma passagem sobre isso, quando um morador local sai para pescar com um ecologista (o protagonista), que pretende apenas estudar o ecossistema daquele manguezal.
    Agradeceria muito sua resposta, para poder prosseguir o romance. Não tenho, como você pode verificar, formação técnica sobre essa importantíssima área, mas acredito que meu romance possa servir para despertar na população em geral a atenção para os problemas ecológicos de nosso planeta.
    Muito grato pela atenção.
    Assim que tiver o livro editado, peço licença para lhe enviar um exemplar.
    Augusto Otávio Miranda Granja.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br