Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de janeiro de 2012

SOS RIBEIRINHOS DO RIO MADEIRA AFETADOS PELA ABERTURA DE COMPORTAS DA UHE STO ANTÔNIO

Abertura das comportas da UHE Sto. Antônio ameaça residências de ribeirinhos do Madeira

Usina abre comportas e força das águas do rio Madeira derruba barrancos e pode arrastar residências

“Tenho medo de acordar e ser surpreendido com minha casa no meio do rio Madeira”, com essas palavras o portovelhense Francisco de Souza relatou o sentimento que vive a comunidade do bairro Triângulo que mora próximo à margem do rio e está vendo desde a última segunda-feira (2) quando as comportas da UHE Santo Antônio foram abertas e o barranco começou literalmente a desmoronar.

“Moro nessa comunidade há mais de 28 anos e nunca vi um banzeiro tão forte como esse”, relatou Francisco, que também alegou que buscou respostas junto à prefeitura de Porto Velho e foi informado de que a situação seria de inteira responsabilidade do Consórcio Santo Antônio Energia.
A informação é do jornal eletrônico Rondônia ao Vivo, 03-01-2012.
Na última segunda-feira (2) moradores do distrito de Jacy-Paraná entraram em contato com a redação do Rondoniaovivo e afirmaram que várias casas estariam alagadas em uma comunidade próxima ao rio Madeira, com a abertura das comportas a situação parecia ter melhorado em Jacy, porém tal medida fez com que a água batesse com uma agressividade impressionante nas margens desde as imediações da usina de Santo Antônio até o bairro Triângulo.
Moradia
Os moradores da área de risco afetada pela agressividade do banzeiro afirmaram que não irão sair de suas residências, pois não aceitam a forma com que estão sendo ignorados pelo consórcio e pelas autoridades municipais.
“Nos prometeram residência nova mas até o momento ninguém veio até nós para informar o que está sendo feito. Não vamos sair de nossas casas onde moramos há décadas para irmos a um abrigo improvisado, só vamos sair de nossas moradias com um posicionamento definido de onde e como vamos morar”, afirmou Francisco.
Na região existem várias residências além de empreendimentos comerciais, tudo pode ser arrastado da noite para o dia caso os fortes e constantes impactos do banzeiro permaneçam sem que nenhuma providência seja tomada.
Foram realizadas várias tentativas para entrarmos em contato com os representantes do Consórcio Santo Antônio Energia, porém após várias tentativas não obtivemos sucesso. Enquanto isso a comunidade terá mais uma noite com medo de ser arrastada pela força das águas do rio Madeira. fonte: IHU - Unissinos

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br