Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de janeiro de 2012

TODOS OS ANOS AS ENCHENTES SE REPETEM, NOS MESMOS LUGARES E NAS MESMAS CIDADES MAL ADMINISTRADAS


Enchentes: por que a tragédia se repete todos os anos?

Quando as águas baixarem, voltarão a ocupar os seus barracos os pobres coitados eleitores, usados e manipulados pelos políticos brasileiros, que
em troca de seus votos, colocaram esses infelizes nas áreas que todos os anos inundam, nos morros que deslizam com as primeiras chuvas pesadas,  colocando novamente em risco de morte toda a sua família.

São verdadeiras "vaquinhas de presépio", sem condições de contestar e reclamar de suas miseráveis e inseguras moradias, dos poucos bens que possuem e que todos os anos são levados pelas enxurradas. 

Parecem que estão anestesiadas e até mesmo diante de tantas perdas materiais, da falta de segurança e até da morte de seus entes queridos. 


Não buscam contestar a miserável vida que lhes são impostas por políticos desonestos, negociadores imobiliários estelionatários, que implantam loteamentos em locais proibidos,  geralmente nas várzeas dos rios e córregos, mangues, sobre antigos lixões ou em encostas inseguras, próximas das cidades, com anuência de fiscais municipais, dos Institutos, Secretarias de Meio Ambiente, etc, corruptos e aproveitadores.

Eles voltarão para seus barracos, suas casas, suas moradias...e logo mais, nas próximas chuvas, tudo voltará a acontecer novamente. Promessas e mais promessas (que nunca serão cumpridas) são feitas pelos Prefeitos, Governadores, Ministros e até Presidentes, como aconteceu na Serra Fluminense, em 2010.

Até quando essas populações de pessoas simples, migrantes, desempregados, operários de salário mínimo,  continuarão enfrentando    essa situação? Quando nossos governantes terão a coragem de realizar as obras necessárias de prevenção de enchentes e moradias seguras para as populações sob risco? Até quando vamos continuar vendo todos os anos, as mesmas tragédias, as mesmas misérias, as mesmas manchetes na mídia???????


Prof. Jarmuth Andrade
Blog SOSRiosBr

O verão mal começou e o país tem a impressão de estar diante da reprise de um filme triste. A tragédia na Região Serrana do Rio, em janeiro de 2011, com quase mil mortos, fez o governo federal garantir que gastaria mais na prevenção de desastres. 

Ao sobrevoar a região afetada, a presidente Dilma chegou a prometer que a população não veria novamente cenas de tamanha tragédia. 

Por enquanto o número de mortos ainda é pequeno, mas a população de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo já revive o cenário de destruição do ano anterior. Entenda por que o Brasil não consegue se prevenir de tragédias com data e local anunciados



Chuvas: por que o Brasil não consegue evitar essa tragédia

A época dos temporais e as áreas de risco são mais do que conhecidas. Mas um atoleiro de descaso faz o país contabilizar todos os anos vítimas e prejuízos

Texto: Cida Alves | Infográfico: Thomaz Rezende


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br