Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de janeiro de 2012

SOS PRAIA DE GUARATIBA - INAUGURAÇÃO DA UTR LIVRARÁ DA LÍNGUA NEGRA DE ESGOTO

Praia da Barra de Guaratiba (RJ) - Foto: Gilvandro Gurgel 


Prefeitura do Rio de Janeiro inaugura Unidade de Tratamento de Rio em Barra de Guaratiba

Publicado em 12.01.2012
Texto: Flávia David (Prefeitura do Rio) / Fotos: Portal Guaratiba
O prefeito Eduardo Paes participou nesta quinta-feira, dia 12, em Barra de Guaratiba, da inauguração da nova Unidade de Tratamento de Rio (UTR) da cidade, que auxiliará na redução de poluição da região, com a eliminação das línguas negras da praia. A iniciativa beneficiará cerca de oito mil frequentadores da praia neste verão.
Com investimento de R$ 1,2 milhão, o novo equipamento foi construído pela Fundação Rio-Águas e beneficiará cerca de 1.500 casas com sua capacidade de tratar 700 mil litros de água por dia.
O prefeito do Rio falou sobre a importância do novo equipamento para a região:
- A Praia de Guaratiba tinha, em dia de chuva ou sol, uma língua negra permanente de esgoto.Hoje, a praia está limpa, lotada, fruto de uma obra simples, relativamente barata e que muda a realidade de uma das praias mais bonitas da cidade - disse Paes, completando que a prefeitura pretende ampliar, ainda mais, este serviço:
- Vamos chegar a 40% de coleta de esgoto na região em 2016 e a 90% em 15 anos - concluiu o prefeito.
A inauguração da UTR de Guaratiba reuniu, além do prefeito, os secretários municipais de Obras, Alexandre Pinto, de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, e de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, além do subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira, entre outras autoridades. Durante a cerimônia, o secretário de Obras destacou a importância do novo equipamento:
- Essa região estava abandonada há mais de 40 anos. As línguas negras existiam, poluindo a única praia oceânica da Zona Oeste. Trata-se de uma bela área de lazer que devemos devolver despoluída para a população. A partir de agora, não haverá mais nenhum tipo de contado com língua negra nessa praia - afirmou o secretário, acrescentando que a unidade também fará o tratamento do esgoto de cerca de 1.500 residências.
- A unidade, além de beneficiar a praia, vai tratar todo o esgoto doméstico que vinha das casas do entorno - concluiu Alexandre Pinto.
Vale ressaltar que a UTR de Guaratiba utiliza o mesmo método aplicado na Unidade de Tratamento de Água do Piscinão de Ramos, onde a água da Baía de Guanabara é tratada e clorada.
O processo de tratamento utilizado nas UTRs é o Flotflux, quando a limpeza da água ocorre por meio da flotação, na qual partículas sólidas de diferentes naturezas são separadas e removidas a partir de sua suspensão em um líquido. Esse tratamento é composto por três etapas: aeração, micro-aeração e dragagem. A água resultante do processo é bombeada para o costão da praia, com a injeção de hipoclorito para desinfecção da água tratada.
RJ FAZENDO A SUA PARTE
Além da unidade de Guaratiba, funcionam na cidade mais quatro UTRs: a do Arroio Fundo, que melhora a qualidade da água do corpo hídrico e tem a função de proteger o sistema lagunar de Jacarepaguá; a do Rio Carioca, que trata água da drenagem de parte do Aterro para a Praia do Flamengo; a do Piscinão de Ramos, que trata a água da Baía de Guanabara para abastecer o lago salgado; e a da Rocinha, que melhora a qualidade da água do Canal da Rocinha, que chega à Praia de São Conrado.
Conheça as etapas do tratamento nas UTRs:
Aeração: Nesta fase ocorre a homogeneização da mistura água/Sulfato de alumínio/Polímero e a formação do lodo. A coagulação das impurezas é provocada pelo sulfato de alumínio, formando flocos, que dão origem ao lodo. O Polímero atua como uma liga na mistura, dando a consistência.
Micro-Aeração: O ar comprimido é injetado na mistura sob a forma de micro-bolhas, que se incorporam ao lodo, provocando sua flutuação.
Dragagem: Esta etapa consiste na remoção do lodo flutuante por meio do dispositivo "roda de dragagem", que realiza a coleta do material por meio de calhas. O lodo é recolhido por meio de bombas e direcionado ao sistema de esgotamento sanitário da Cedae. Fonte: Portal de Guaratiba



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br