Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de janeiro de 2012

PARQUE ECOLÓGICO DOS RIOS MEIA PONTE E JOÃO LEITE SERÃO REESTUDADOS

PROTEGENDO OS RIOS DE GOIÁS

GOVERNO ESTADUAL DE GOIÁS ANUNCIA, EM JAN. DE 2012, GRUPO DE TRABALHO PARA ESTUDAR CRIAÇÃO DE PARQUE ECOLÓGICO MEIA PONTE E JOÃO LEITE, CRIADO HÁ 7 ANOS

1. O anúncio do governo estadual retoma iniciativa promovida há sete anos pela Agência Ambiental de Goiás. Segundo Boletim Informativo 2003/2004 da Agência Ambiental - Despacho nº 30/2004-ASJ no Proc. nº 560/00396/2004-5 begin_of_the_skype_highlighting            00396/2004-5      end_of_the_skype_highlighting, o próprio governo estadual lançou, em janeiro de 2004, o Termo de Referência - TdR do Projeto de Implantação do Parque Metropolitano de Goiânia, elaborado e pago com recursos próprios da então Autarquia do estado, hoje incorporada à SEMARH - Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos;

2. O Projeto Parque Metropolitano foi objeto de emenda parlamentar aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado de Goiás; o projeto também foi contemplado com emenda prioritária da bancada goiana no Congresso Nacional e inserido no Orçamento 2004 da União;

3. Em face da previsão orçamentária da União, o TdR do parque foi protocolado no Ministério do Meio Ambiente - MMA, tendo recebido pareceres técnicos favoráveis para assinatura do termo de convênio com o Estado e início da execução do projeto;

4. O TdR Parque Metropolitano possui área de 4.397 hectares, sendo 3,1 mil hectares margeando o Rio Meia Ponte e 1.297 hectares margeando o Ribeirão João Leite, com mais de 40 km de extensão.

5. O projeto foi incluído no plano de obras do Governo do Estado, tendo sido amplamente divulgado pela imprensa, tanto no Diário da Manhã como no Popular:

"[...] Mais quatro parques ecológicos para Goiás
A Agência Ambiental quer criar mais quatro parques no Estado, as unidades de conservação da Mata Atlântica às margens do Rio Paranaíba, da Serra da Bocaina na nascente do Rio Tocantins, da Serra do Caiapó e às margens do Rio Meia Ponte e Ribeirão João Leite na Região Metropolitana de Goiânia [...]" (O POPULAR. Mais quatro parques ecológicos para Goiás. Goiânia, 13 jan. 2004, capa e p. 3)

6. O Parque Metropolitano de Goiânia às margens do Rio Meia Ponte/Ribeirão João Leite vem adicionar 40 km aos 26 km do Parque Macambira-Anicuns, em execução pela Prefeitura de Goiânia, que é o maior parque linear em implantação no País e um dos maiores do mundo.

7. Caso a iniciativa de retomada do Parque Metropolitano de Goiânia logre êxito, tornará a nossa capital um Centro de Referência Mundial na Proteção dos Recursos Hídricos, na Proteção da Paisagem Natural e na oferta de um Equipamento Público de Lazer, Recreação e Preservação.

8. Assim, a iniciativa merece apoio, mas recomenda-se, a bem da eficiência, de ganho de tempo e de economia de recursos públicos, uma busca nos arquivos da extinta Agência, atual Semarh, do TdR do Pq. Metropolitano, bem como do protocolo do referido TdR no MMA visando retomar o seu andamento.

Fonte:  Osmar Pires Martins Júnior

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br