Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de janeiro de 2012

ESTIAGEM DEIXA 106 CIDADES EM EMERGÊNCIA NO RS

Solo afetado pela estiagem na cidade de Estância Velha, Rio Grande do Sul, no fim de 2010 - Foto: AE

A

No Rio Grande do Sul, 106 cidades estão em emergência com estiagem

Problema afeta também Paraná e Santa Catarina. Prejuízos pelas secas chegam a R$ 2,8 bilhões e afetam cerca de 960 mil pessoas

Agência Brasil 08/01/2012


Subiu para 106 o número de municípios gaúchos que decretaram estado de emergência ou calamidade em decorrência da estiagem que atinge toda a região Sul. O último boletim divulgado pela Defesa Civil do estado informa que 460 mil pessoas foram afetadas até o momento em função da seca.

Foto: AEAmpliar
Seca que se espalhou pelo Estado gaúcho. Na foto, solo afetado pela estiagem na cidade de Joia (RS), em dezembro
No Paraná, nenhuma cidade decretou situação de emergência, mas a Defesa Civil do estado contabiliza nove municípioscom problemas pela falta de chuvas: Barracão, Bom Jesus do Sul, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Nova Esperança do Sudoeste, Pinhal de São Bento, Pranchita, Rio Bonito do Iguaçu e Santo Antônio do Sudoeste. Estima-se que 76 mil moradores desses locais tenham sido afetados pela estiagem.
Em Santa Catarina, 63 municípios já decretaram situação de emergência e o governo estima que 407 mil pessoas tenham sido afetadas pelo problema. Neste final de semana, a Defesa Civil catarinense lançou um alerta para a possibilidade de pancadas de chuvas, risco de temporais e queda de granizo no estado. Entretanto, a chuva deverá ser localizada em alguns municípios e segundo o órgão não altera o padrão de estiagem e não resolve os problemas de abastecimento de água e danos à produção agrícola.
No total, os prejuízos causados pela seca na região chegam a R$ 2,8 bilhões. Os dados são da Defesa Civil dos três estados e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Só a produção de soja no Rio Grande do Sul deve sofrer 25% de perdas. No Paraná, a redução da colheira de soja chagará a 10% em relação à safra de 2011. * Com Agência Brasil
LEIA TAMBÉM:

Seca e produção
Diário de Cuiabá
Fatores climáticos reduzirão a safra das principais commodities agrícolas no Paraná. A prolongada estiagem em novembro e dezembro que atingiu aquele Estado e os vizinhos Santa Catarina e Rio Grande do Sul, também prejudica a pecuária e a agroindústria ...



Perdas na agricultura chegam a 80% por conta da estiagem no sul do Brasil


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br