Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de janeiro de 2012

DENGUE PODERÁ MATAR MUITA GENTE NAS EPIDEMIAS DE 2012

 


Ronaldo divulga no Twitter que está com dengue


Rio de Janeiro, 4 jan (EFE).- O ex-craque Ronaldo divulgou em seu perfil no Twitter, nesta quarta-feira (4), que está com dengue.

Leia também:
Ronaldo revela que contraiu dengue em Trancoso - Clique


No início da manhã, o ex-jogador de clubes como Barcelona, Real Madrid, Inter e Milan publicou uma foto na qual aparece tomando soro em um hospital  e disse: "Bom dia pra vc q começou o ano com Dengue!".
Pouco depois, Ronaldo tranquilizou os fãs com outra mensagem no twitter. "Obrigado pelo carinho. Já estou em recuperação. Tive alta ontem a noite. Agora é tratar e repousar para estar bem logo!!! #malditomosquito", escreveu.
Na terça-feira, o ex-craque já tinha dado dicas da contaminação ao postar em sua conta a frase: "Maldito mosquito". Ele contraiu dengue em Trancoso, na Bahia, onde passou as festas de fim de ano com a sua mulher e filhos.
Ronaldo deixou os gramados em fevereiro do ano passado, aos 34 anos, em sua passagem pelo Corinthians. Pouco depois de sua aposentadoria, o ex-goleador abriu uma empresa de assessoria a atletas, e em dezembro de 2010 assumiu o cargo de integrante do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014.
Segundo informações do Ministério da Saúde, 50 cidades do Brasil podem sofrer epidemias de dengue durante o verão e outras 236 estão em alerta.
De acordo com o Ministério, as elevadas temperaturas e chuvas que caracterizam a estação, iniciada no dia 21 de dezembro, geram um ambiente propício para a proliferação do mosquito transmissor da doença.
O último balanço oficial sobre a situação de dengue no país revelou que 310 pessoas morreram no Brasil em função da doença durante o primeiro semestre de 2011, que teve uma redução de 44%. EFE - cm/as

Plantão dengue





07/01/2012 - 10:00
Mutirões contra dengue coletaram 162,4 toneladas de materiais em Londrina 

A Prefeitura de Londrina realizou, durante os meses de novembro e dezembro de 2011, oito mutirões contra a dengue, que no total coletaram 162,4 toneladas de materiais recicláveis, inservíveis e outros.

O objetivo é eliminar criadouros do mosquito e combater a transmissão da doença. Todas as regiões da cidade receberam os arrastões de limpeza, incluindo a zona rural.

Os materiais recolhidos durante a limpeza são divididos. Os objetos recicláveis são depositados em sacos verdes, recolhidos pelas cooperativas de reciclagem; os rejeitos em sacos pretos, que são encaminhados para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), e os materiais inservíveis serão recolhidos pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, CMTU, e encaminhados à Central de Logística Reserva.

Os mutirões fazem parte do projeto “É Londrina no Combate à Dengue” e são desenvolvidos através da integração entre as secretarias de Saúde, Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente (Sema), Obras e Pavimentação; da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e da Defesa Civil.
(Com informações do Bem Paraná)


2012: prevenção para um ano novo sem dengue


2/1/2012 08:00:00

Dia 2 de janeiro de 2012. Agora o ano começou! Para alguns, momento de retomar a rotina; para outros, hora de curtir as férias. Seja qual for o seu caso, uma coisa não pode ser esquecida: a prevenção à dengue. Aproveite este início de ano para incluir a prevenção em sua rotina! Mesmo que o clima ainda seja de férias, os cuidados para evitar a proliferação da dengue não podem ser deixados de lado. Se você já vinha fazendo isso, ótimo, é só continuar. Se não... Aproveite o ano novo para começar!

Mesmo que você esteja de férias, não perca tempo, os cuidados para evitar a proliferação da dengue não podem ser deixados de lado. Afinal, o mosquito não tira férias! Para evitar a infestação do Aedes aegypti, é preciso adotar medidas permanentes de controle. Na prática, isso significa incluir medidas de prevenção na sua rotina semanal. Bastam 10 minutos por semana para vistoriar possíveis reservatórios de água em sua casa – caixas d’água, galões, tonéis, vasos de plantas, calhas, garrafas, lixo e bandejas de ar-condicionado, entre outros.

Apenas 10 minutos por semana pode parecer pouco, mas este intervalo é determinado pelo ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue. Como este ciclo leva, do ovo até a fase adulta, cerca de 7 a 10 dias, se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, será possível evitar o nascimento de novos mosquitos. Como não existe uma vacina contra o vírus da dengue, a única forma de proteção é a prevenção.

E para prevenir a dengue, o seu olhar atento é fundamental. Se você aproveitou as festas de fim de ano para viajar e está retornando agora, é importante vistoriar a sua casa para saber se não há nenhum risco de surgirem focos de mosquito. Se, ao contrário, agora que você vai colocar o pé na estrada para aproveitar as férias de janeiro, também é preciso atenção. Antes de partir, faça também uma vistoria para que o mosquito não aproveite a sua ausência para se procriar. E, claro, repita isso a cada semana durante todo o ano!

São medidas simples que podem e devem ser colocadas em prática e, mais que isso, transformadas em hábito para que 2012 seja um ano novo e sem dengue. Confira!

10 pontos para a prevenção

  1. 1. Manter a caixa d'água totalmente vedada e virar os baldes com a boca para baixo.
    2. Remover folhas, galhos e tudo que possa acumular água nas calhas.
    3. Galões, tonéis, poços, tambores e barris de água para consumo devem ser totalmente vedados.
    4. Guardar os pneus sem água e em lugares cobertos. Garrafas devem estar vazias e sempre com a boca para baixo.
    5. Manter ralos limpos e com uma tela para não formar criadouros.
    6. Verificar se as bandejas de ar-condicionado estão limpas e sem acúmulo de água. Bandejas de geladeira também podem se tornar criadouros para o mosquito.
    7. Dar descarga e verificar semanalmente vasos sanitários fora de uso ou de uso eventual.
    8. Esticar bem as lonas usadas para cobrir objetos ou entulho para não formar poças d'água.
    9. Limpar e tratar piscinas e fontes com produtos químicos específicos.
    10. Plantas como bambu, bananeiras, bromélias, gravatás, babosa, espada-de-são jorge e outras semelhantes também podem acumular água.

Clique aqui para baixar o folder com o checklist dos 10 Minutos Contra Dengue!


LEIA TAMBÉM:



Prefeitura do Rio diz que risco de nova epidemia de dengue é alto




COMO ESTÁ A PREVENÇÃO DA DENGUE NO SEU MUNICÍPIO?  SUA FAMÍLIA ESTÁ LIVRE DESSE PERIGO?


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Florisvaldo Lopes Gonçalves11 janeiro, 2012 15:50

    A OSCIP-Instituto água viva do saber, agora sediada em Itororó, BA, desde abril/2011,já conseguiu dia: 05-12-2011, que prefeito por meio de MP, assinasse o Termo de Ajustamento de Conduta, TAC, se comprometendo, o município em elaborar o projeto de implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico, lei: 11.445/07, em nossa cidade;

    Quanto sufoco, sozinho, forçar um prefeito, através do MP, aliás este também precisou ser pressionado, senão;

    Mas consegui, agora é acompanhar até a assinatura do convênio, senão ocorrer este ano, impreterivelmente, em janeiro de 2013, deverá ser elaborado, até agosto, uma vez em dezembro daquele ano será o último mês;

    Outra ação da OSCIP-Instituto água viva do saber, em Itororó: Ação Civil Pública Ambiental contra prefeito e câmara municipal que fizeram doação ilegal de APP, área de: 3.500,00, m2, toda arborizada, dentro da cidade, para pequeno grupo evangélico, visando as eleições, compra de voto descaradamente, apesar da lei, nosso Brasil continua sendo tratado como se estivéssemos na idade media, quanta falta de ética, essa doação até mesmo o secretário do meio ambiente se insurgiu contra seu chefe, o prefeito;

    Pois é, voltei de SP, após muitos anos para minha cidadezinha, para ser útil, com a OSCIP, ao meio ambiente, e a nossa periferia, que estão abandonadas, disso eu não abro mão;

    Outrossim, com implantação do PMSB, lei: 11.445/07, nosso Rio Colônia, pelo menos do lado de Itororó, ficará saneado, bem como o lixão que é uma vergonha, virará aterro sanitário. Quanto ao lado do Bandeira do Colônia que pertence à Itapetinga, deverei fazer uma REPRESENTAÇÃO, contra o prefeito de lá, como fiz com o de Itororó;


    Florisvaldo Lopes Gonçalves
    OAB/SP:120.112
    Presidente/representante
    OSCIP-Instituto água viva do saber-Entidade Ambientalista do Rio Colônia - Bahia Brasil
    flgadvlopes44@yahoo.com.br
    Fone: 073.9972.0094

    ResponderExcluir
  2. A OSCIP-Instituto água viva do saber, agora sediada em Itororó, BA, desde abril/2011,já conseguiu dia: 05-12-2011, que prefeito por meio de MP, assinasse o Termo de Ajustamento de Conduta, TAC, se comprometendo, o município em elaborar o projeto de implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico, lei: 11.445/07, em nossa cidade;

    Quanto sufoco, sozinho, forçar um prefeito, através do MP, aliás este também precisou ser pressionado, senão;

    Mas consegui, agora é acompanhar até a assinatura do convênio, senão ocorrer este ano, impreterivelmente, em janeiro de 2013, deverá ser elaborado, até agosto, uma vez em dezembro daquele ano será o último mês;

    Outra ação da OSCIP-Instituto água viva do saber, em Itororó: Ação Civil Pública Ambiental contra prefeito e câmara municipal que fizeram doação ilegal de APP, área de: 3.500,00, m2, toda arborizada, dentro da cidade, para pequeno grupo evangélico, visando as eleições, compra de voto descaradamente, apesar da lei, nosso Brasil continua sendo tratado como se estivéssemos na idade media, quanta falta de ética, essa doação até mesmo o secretário do meio ambiente se insurgiu contra seu chefe, o prefeito;

    Pois é, voltei de SP, após muitos anos para minha cidadezinha, para ser útil, com a OSCIP, ao meio ambiente, e a nossa periferia, que estão abandonadas, disso eu não abro mão;

    Outrossim, com implantação do PMSB, lei: 11.445/07, nosso Rio Colônia, pelo menos do lado de Itororó, ficará saneado, bem como o lixão que é uma vergonha, virará aterro sanitário. Quanto ao lado do Bandeira do Colônia que pertence à Itapetinga, deverei fazer uma REPRESENTAÇÃO, contra o prefeito de lá, como fiz com o de Itororó;


    Florisvaldo Lopes Gonçalves
    OAB/SP:120.112
    Presidente/representante
    OSCIP-Instituto água viva do saber-Entidade Ambientalista do Rio Colônia - Bahia Brasil
    flgadvlopes44@yahoo.com.br
    Fone: 073.9972.0094

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br