Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de janeiro de 2012

FILTRO ESPECIAL PARA BUEIROS FACILITA A LIMPEZA E RETEM RESÍDUOS SÓLIDOS QUE ENTOPEM GALERIAS E RIOS

Novo sistema para retenção e gestão de resíduos sólidos urbanos em bueiros

Como solucionar o sistema atual de coleta, limpeza e gestão de bueiros e bocas de lobo nas cidades brasileiras?

O sistema atual é ineficiente, gera entupimentos, mau cheiro, é de difícil gestão e acarreta problemas sérios para a população, como poluição dos rios, enchentes, doenças.

O empresário Carlos Chiaradia, diretor da Ecco Sustentável, encontrou uma solução eficaz para o problema, que já está sendo implantada como testes iniciais, em algumas subprefeituras da capital paulista e interior do Estado.

Trata-se de um sistema inédito e eficiente para atender a essa demanda. Ele é é composto por dois produtos, um completando o outro. Ecco Filtro, um filtro confeccionado em material termoplastico com capacidade para 300 litros, com a função de reter os residuos, impedindo o envio destes aos rios, além de evitar o entupimento de bueiros.

Outra lógica: Ecco Gestor, um software interligado ao portal Ecco Sustentável para identificar e gerenciar, em tempo real, a situação dos bueiros e bocas de lobo.

Um dispositivo está em desenvolvimento para informar automaticamente ao datacenter da empresa quando um bueiro atingir 80% de sua capacidade, o que disparará automaticamente uma ordem para limpeza do mesmo.

O Ecco Gestor é de grande utilidade pública, pois gerencia com eficiência todos os materiais retidos e retirados dos bueiros, controlando o envio para reciclagem, o que torna a solução Sustentável.

“O teste foi excelente e se mostrou eficiente em toda a problemática vigente. Conseguimos fazer a coleta tempo recorde, um trabalho que em média demorava meia hora levou menos de cinco minutos”, comemora o empresário.

Cenário atual: Atualmente, cada subprefeitura tem em média 15 mil bueiros e bocas-de-lobo para administrar e um gasto médio mensal de R$ 150 mil. No Brasil há três tipos mais comuns de bueiros: caixa com grelha, boca de lobo e o sistema combinado. Parte desse lixo polui os córregos e rios, causando enchentes, transtornos à população e ao trânsito - comprometendo imóveis e até perda de vidas. Conforme preconiza a PNRS, Lei 12.305, as administrações municipais são responsáveis por impedir que o lixo – que normalmente segue junto com as águas de chuva para os bueiros – deixe de ser enviado para as vias pluviais.



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br