Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de setembro de 2012

BRASÍLIA RECEBERÁ O VII ENCONTRO E FEIRA DOS POVOS DO CERRADO



Cerrado: água é tema de seminário em Brasília


No próximo dia 14 de setembro em Brasília, na denominada Manhã Azul, será realizado oSeminário "Cerrado, o berço das águas: experiências de políticas públicas de recursos hídricos", no qual serão apresentadas e debatidas experiências de gestão hídrica que contribuem com a sustentabilidade do bioma Cerrado e das populações que vivem neste território, tais como os trabalhos comunitários de recuperação de nascentes da Vereda Funda (MG), de tecnologia social comunitária para a recuperação ambiental por meio de barraginhas, o Programa Produtor de Águas (ANA), os Planos de Bacias Hidrográficas do Cerrado Baiano (SEMA-BA) e o Plano de Recursos Hídricos do Distrito Federal (SEMARH-DF).
Programado para começar às 9 horas do dia 14, na tenda geodésica instalada no Memorial dos Povos Indígenas, o Seminário contará com as presenças de Pedro Wilson Guimarães (Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente - SRHU/MMA), Vicente Andreu (diretor Presidente da Agência Nacional de Águas - ANA) e de Jorge Streit (Presidente da Fundação Banco do Brasil-FBB), dentre outras autoridades. 
Promovido pela SRHU/MMA e Rede dos Povos do Cerrado, com o apoio da ANA, em consonância com as diretrizes estratégicas do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), o Seminário integra as atividades do VII Encontro e Feira dos Povos do Cerrado. Na solenidade de abertura, também está previsto olançamento do livro "Água e Mudanças Climáticas-tecnologias sociais e ação comunitária".
Considerado o berço das águas do Brasil, é no bioma Cerrado que nascem as águas que vertem para grandes bacias hidrográficas brasileiras como a do rio São Francisco, a do Tocantins-Araguaia e a do Paraguai e Paraná, que conformam a transfronteiriça Bacia do Prata. As águas que nascem no Cerrado também o interligam com o bioma Amazônico. A preservação do Cerrado é fundamental para assegurar a disponibilidade de água boa tanto para a manutenção ecossistêmica e da biodiversidade, como também para o abastecimento humano, a reprodução de modos de vida tradicionais, a segurança energética e o desenvolvimento sustentável deste território e de outros que dele dependem (veja mais aqui). 
VII Encontro e Feira dos Povos do Cerrado será realizado no período de 11 a 16 de setembro. O encontro reunirá cerca de mil representantes de comunidades e organizações da sociedade civil dos 14 estados do Cerrado Brasileiro. Acontecerá na semana em que é celebrado o Dia Nacional do Cerrado: 11 de setembro, e celebrará também dos 20 anos da Rede Cerrado. No dia 11, às 9 horas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, será lançado o livro e filme "Fogo Ardente, Água Corrente", de Larissa Malty e Pablo Roy. Esta edição do evento dará sequência à série de encontros iniciada em 2001, que já aconteceram em Goiânia/GO, Montes Claros/MG e Brasília/DF (saiba mais aqui) .
LEIA TAMBÉM:

Água: diálogos interculturais valorizam pluralidade e inspiram políticas públicas



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br