Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de setembro de 2012

Mais de 90% das áreas de recife do Caribe não têm mais corais vivos, diz estudo da IUCN


Branqueamento: Palythoa caribaeorum (zoantídeo) *Note a parte não branqueada, de cor marromà direita. Foto CEBIMar / USP


Branqueamento: Palythoa caribaeorum (zoantídeo) *Note a parte não branqueada, de cor marromà direita. Foto CEBIMar / USP

Com aquecimento, corais morrem e recifes viram apenas estruturas rochosas
Poluição, pesca excessiva e aquecimento global ameaçam ecossistemas. Texto foi apresentado em congresso sobre conservação na Coreia do Sul.
Matéria do Globo Natureza
Um relatório divulgado na sexta-feira (7) pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), organização que reúne mais de 80 países, agências governamentais, ONGs e cientistas, aponta que os corais do Caribe estão vivendo um momento alarmante, com uma cobertura média de apenas 8% dos recifes da região, contra 50% na década de 1970.
Isso quer dizer que 92% das áreas de recife caribenhas não têm mais corais vivos sobre elas, ou seja, viraram simples rochas com algas e animais marinhos. E a ameaça a esse ecossistema vem de vários lados: da poluição, da pesca indiscriminada e do aquecimento global – que branqueia, causa doenças e mata os corais.
O texto da IUCN foi apresentado durante o Congresso Mundial sobre Conservação, que vai até o dia 15 na ilha de Jeju, na Coreia do Sul. Segundo a entidade, as taxas de declínio na maioria dos recifes não mostram sinais de desaceleração.
Apesar disso, áreas como as Antilhas Holandesas e as Ilhas Cayman têm sofrido uma deterioração menor, com uma média de 30% da cobertura de corais – até por estarem menos expostas ao impacto humano e a desastres naturais, como furacões.
Segundo o diretor do Programa Marinho e Polar Global da IUCN, Carl Gustaf Lundin, é preciso reduzir urgentemente a ação do homem se o mundo quiser manter os corais vivos nas próximas décadas.
Para isso, a entidade propõe limites de pesca, aumento das áreas de proteção ambiental, fortalecimento dos dados disponíveis em todas as regiões tropicais e uma menor dependência de combustíveis fósseis, como o petróleo – cujos gases contribuem para o efeito estufa, que aumenta as temperaturas da Terra e dos oceanos.
EcoDebate, 10/09/2012

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br