Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de setembro de 2012

SOS PARA A PESCA DO SURUBIM NO RIO GRAJAÚ, NO MARANHÃO



Pesca do peixe surubim está ameaçada no 

Maranhão

A pesca virou a principal atividade econômica no povoado Paiol, no município de Vitória do Mearim, região norte do Maranhão. Neste período do ano, o Rio Grajaú vira ponto de encontro de pescadores para a pescaria, principalmente, do peixe surubim.
O rio serve de fonte de sustento para os barqueiros, que fazem a travessia de pessoas e de motocicletas entre os povoados. As águas mais rasas são também o caminho mais curto entre o curral e a área de pasto para o gado. É do Rio Grajaú, também, que a comunidade tira o alimento. Mais de 30 famílias moram à beira do rio.
A pesca do surubim é intensificada entre julho e agosto. Nesse período, todos os pescadores da região se encontram, em Paiol, para uma espécie de festa da pescaria. E começa bem cedo. As canoas se cruzam ao longo do rio, em mais de três quilômetros, até as proximidades do povoado vizinho Aratoí.
Os mais velhos garantem que, há muitos anos, o povoado já virou referência na pesca do surubim. A tradição é passada de pai para filho. No local, todos são pescadores ou, de alguma forma, depende da pescaria. Mas os moradores de Paiol já começaram a notar que, hoje, já não há mais peixe com tanta fartura no Rio Grajaú.
De acordo com os moradores da comunidade, a escassez, no rio, é provocada por pescadores de outras regiões, que desrespeitam a lei do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que proibe a pesca no período da piracema (quando os peixes sobem até as cabeçeiras dos rios para realizarem a desova e se reproduzirem). (Fonte: G1)

Surubim Cachara 
Peixe de couro, corpo alongado e roliço, cabeça grande e achatada. A coloração é cinza-escuro no dorso, sendo branca abaixo da linha lateral. Às vezes, apresenta algumas manchas arredondadas ou alongadas no final das faixas. Espécie de grande porte, pode alcançar mais de 1 metro de comprimento total. Encontrado nas Bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins e Prata. Espécie piscívora, com preferência para peixes de escamas, mas, em algumas regiões, o camarão também é um item importante na dieta. Ocorre em vários tipos de hábitat como poços no canal dos rios, baixios de praias, lagos e matas inundadas. Realiza migrações reprodutivas rio acima a partir do início da enchente. Carne de sabor inigualável, é o "manjar" de um acampamento quando a espécie é superior a 6 kg. permitindo que se deguste o filé.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br