Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de agosto de 2014

E A QUEDA DE BRAÇO PELAS ÁGUAS DO RIO PARAÍBA DO SUL CONTINUA ENTRE RJ E SP

 


 

Água: SP violou pacto federativo, diz secretário do Rio
"AE"

Água: SP violou pacto federativo, diz secretário do Rio

O secretário estadual da Casa Civil do Rio, Leonardo Espíndola, classificou como "violação completa do pacto federativo"...

O secretário estadual da Casa Civil do Rio, Leonardo Espíndola, classificou como "violação completa do pacto federativo" a decisão do governo paulista de reduzir a vazão do reservatório do Rio Jaguari de 30 mil para 10 mil litros de água por segundo, afetando o abastecimento das cidades que dependem do Rio Paraíba do Sul. Mesmo assim, ele disse que acredita em "uma solução técnica e consensual" mediada por órgãos federais, apesar dos problemas causados pela "posição unilateral" do governo paulista.

O governo do Rio ainda aguarda um posicionamento da Agência Nacional de Águas (ANA), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que "estão fazendo seu papel" e "vêm demonstrando convergência no sentido de que nenhum Estado pode, unilateralmente, tomar decisões sem a consulta dos órgãos federais que têm a competência e a atribuição de regular o sistema hídrico e hidrelétrico do país".

"Isso (a decisão paulista que contraria parecer do ONS) é uma violação completa do pacto federativo, logo, a posição unilateral adotada por São Paulo está sendo questionada pelos órgãos federais de controle. Por isso, acreditamos em uma solução consensual, baseada na avaliação técnica", disse.

Espíndola ressaltou que o governo fluminense pretende manter o diálogo com os órgãos federais e paulista para solucionar o problema. "Não há dúvida de que se a postura unilateral de um Estado for mantida, poderemos ter, no futuro, problemas de abastecimento".

Para o secretário, "o governo de São Paulo respeitará as determinações dos órgãos federais competentes". Desde semana passada, moradores da cidade de Barra do Piraí, no sul fluminense, enfrentam rodízio diário. Alguns bairros ficaram até cinco dias sem água.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br