Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de agosto de 2014

SÃO PAULO CONTINUA JOGANDO METADE DOS SEUS ESGOTOS SEM TRATAMENTO NOS RIOS DA CAPITAL


Metade do esgoto de SP vai para 


rios sem tratamento, aponta estudo




Cerca de metade da água que escorre pelos ralos da maior cidade do país ainda chega na forma de esgoto sem tratamento para rios, córregos e represas de São Paulo.
 
O índice, de 48%, consta de estudo da ONG Trata Brasil divulgado nesta quarta (27), que analisa dados oficiais dos 100 maiores municípios do país de 2008 a 2012 –amostra que inclui todas as capitais, exceto Palmas (TO).
 
Com 52% do volume tratado, a capital paulista está longe do percentual que se considera para um serviço universalizado, de 86%, segundo a pesquisa.
 
O índice paulistano é maior do que a média das 100 cidades (41,3%) e menor do que o de capitais como Curitiba (88%), Salvador (83%) e Belo Horizonte (64%).
 
Especialistas consideram o percentual baixo, pois o volume de esgoto despejado sem tratamento traz prejuízos ambientais e limita as fontes de água da capital, que desde o início do ano enfrenta severa crise hídrica.
 
Eles afirmam que a poluição não só inviabiliza o uso dos rios Pinheiros e Tietê para abastecimento, mas também restringe a captação da represa Billings a pontos onde a água é mais limpa.
 
"É um tiro no pé. Estamos poluindo os mananciais de que precisamos para captar água", diz o presidente do Trata Brasil, Édison Carlos.
 
De acordo com o professor Ivanildo Hespanhol, da Poli-USP, o tratamento do esgoto poderia "reciclá-lo" para uso em processos que dispensam água potável. "As estações de tratamento poderiam ser equipadas para produzir água de reúso, que pode servir à indústria e à limpeza, por exemplo."
 
OUTRO LADO
 
A Sabesp diz que utiliza metodologia diferente da do levantamento e que trata 75% do esgoto coletado na capital.
 
Segundo a empresa, o cálculo da pesquisa "leva em conta regiões não atendíveis" pela companhia, como favelas e áreas de mananciais.
 
O estudo, porém, baseia-se em dados de esgoto coletado e tratado fornecidos pela própria Sabesp ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do governo federal.

FONTE: IDEC - http://www.idec.org.br/em-acao/noticia-do-consumidor/metade-do-esgoto-de-sp-vai-para-rios-sem-tratamento-aponta-estudo

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br