Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de agosto de 2014

TARTARUGAS EM PERIGO DE EXTINÇÃO SOFREM AÇÕES DOS TRAFICANTES, PESCADORES E COMERCIANTES NA AM

A Tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa) é o maior quelônio (cágado) de água doce da América do Sul


Tracajá - Podocnemis unifilis

Encontrada nos rios e florestas inundadas das regiões norte e centro-oeste do Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru, Equador, Venezuela e Guianas. Seu habitat natural é formado por rios que possuem águas escuras com correntes fracas.


Polícia detém dois suspeitos de traficar 


tartarugas em perigo de extinção

Duas pessoas foram detidas nesta sexta-feira (8) nos estados do Amazonas e Roraima por suposta participação em uma rede de caça e comercialização ilegal de duas espécies de tartarugas características da região e que se encontram em perigo de extinção, segundo fontes policiais.
O juiz encarregado da investigação do caso emitiu até o momento 44 ordens de busca e revista, 11 mandatos de prisão e já declararam em delegacia 22 indivíduos investigados em diferentes cidades do norte do país.
Aparentemente, a chamada “Tartaruga-da-Amazônia” (do tipo Podocnemis expansa) e a “Tracajá” (do tipo Podocnemis unifilis) são muito cotadas nos restaurantes da zona, que utilizariam faturas falsas para lavar o dinheiro procedente destas atividades, e seu preço de mercado alcança números muito elevados.
Segundo o comunicado divulgado pela polícia, os traficantes ingressavam nos períodos de maior atividade cerca de US$ 455 mil semanais através da caça ilegal destas tartarugas e também são acusados de lavagem de dinheiro.
De acordo com as autoridades, os restaurantes poderiam ter utilizado as tartarugas para entregá-las já preparadas para seu consumo e em alguns casos vivas.
Além dos detidos, também estão sendo investigados pescadores, comerciantes, transportadoras e empresários da zona que poderiam ter colaborado com estas atividades e a polícia também suspeita que possam estar envolvidos alguns funcionários das administrações locais.
Todas as pessoas investigadas estão sendo conduzidas a dependências policiais para prestar declaração e no caso dos acusados sobre os que recai uma condenação de prisão preventiva, estão sendo dirigidos a diferentes prisões da zona.
As duas espécies capturadas por estas pessoas estão em perigo de extinção e costumam habitar grandes rios e lagos do Amazonas devido a seu tamanho e a seu peso. Por fim, a fêmea da “Tartaruga do Amazonas” pode chegar a pesar quase 100kg e medir ao redor de 1 metro de comprimento. (Fonte: Terra)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br