Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de agosto de 2014

INICIA NA BAHÍA O 9º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CAPTAÇÃO E MANEJO DE ÁGUA DE CHUVA


admin-ajax
 
Simpósio de Captação de Água de Chuva começa em Feira de Santana (BA)
 
A cerimônia de Abertura ocorreu na noite desta terça-feira, dia 12, com o tema Água de Chuva: Segurança hídrica para o século XXI”
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) sedia, de 12 a 15 de agosto de 2014, o 9º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva (SBCMAC), evento organizado em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) e outras instituições e entidades. Com o tema central “Água de Chuva: segurança hídrica para o século XXI”, pesquisadores de todo o país vão discutir o papel da água de chuva para abastecimento da sociedade frente a problemas como poluição e escassez dos mananciais tradicionais.
Conforme os organizadores, o aproveitamento da água de chuva, nos dias atuais, passa por um processo avançado de transição tecnológica que já envolve tomadores de decisão, usuários e fabricantes de materiais e equipamentos, com forte participação da academia. Diante disso, o Simpósio vai discutir e buscar soluções para problemas como as tecnologias usadas, os cuidados com a saúde humana, dimensionamento ótimo de cisternas, aproveitamento para uso agropecuário, urbano e industrial, manejo de microbacias e o impacto das mudanças climáticas.
O primeiro SBCMAC foi realizado em 1997, em Petrolina (PE), como iniciativa do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) em parceria com outras organizações não governamentais, organizações de base e comunidades. Foram adotadas algumas medidas elaboradas durante o evento, como a construção de cisternas.
Em 2012, a cidade de Campina Grande (PB) sediou a realização do 8º SBCMAC, tendo como tema central “O aproveitamento da água de chuva em diferentes setores e escalas: desafio da gestão integrada”. Com a escolha desse tema, a ABCMAC explicitava seu entendimento de que a captação e aproveitamento da água de chuva, fundamental para o Semiárido brasileiro, pode ser estendido com vantagens aos setores urbano e industrial.
Os interessados podem acessar a programação e outras informações sobre o evento no site www.acquacon.com.br/9sbcmac
Texto: Ascom da Uefs e Ascom do Insa
 
 

 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br