Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de agosto de 2014

ESTUDOS VISAM SEGURANÇA HÍDRICA PARA OS USUÁRIOS DA BACIA DO PARAÍBA DO SUL


Encontro estuda alternativas para reservatórios do Paraíba do Sul

Segurança hídrica

Objetivo do encontro é formular uma proposta estruturante que aumente a segurança hídrica para os usuários da bacia
 
por Portal Brasil publicado : 14/08/2014
 
Reunião na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, debaterá alternativas para a operação dos reservatórios do sistema Paraíba do Sul, com vistas a estudar a viabilidade de interligação do reservatório do rio Jaguari, localizado em Igaratá (SP), ao reservatório Atibainha, localizado em Nazaré Paulista (SP), que integra o Sistema Cantareira.
O objetivo dos encontros técnicos realizados na ANA é formular uma proposta estruturante que aumente a segurança hídrica para todos os usuários da bacia.
O evento deu sequência à reunião realizada na sede da ANA em 15 de julho, com a presença dos secretários de recursos hídricos e/ou meio ambiente dos três estados que dividem a bacia (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), na qual ficou definido por consenso que um grupo técnico terá até o fim de setembro para apresentar uma proposta conjunta.
Em 9 de abril, a ANA promoveu a primeira reunião técnica entre as partes com o objetivo de harmonizar dados hidrológicos, demandas futuras e qualidade da água na bacia, para que os estados avaliem o projeto com base nos mesmos dados de referência.

Bacia do Paraíba do Sul
A bacia do rio Paraíba do Sul tem uma área de aproximadamente 62.074km² e abrange 184 cidades, sendo 88 em Minas Gerais, 57 no Rio de Janeiro e 39 em São Paulo. O rio Paraíba do Sul resulta da confluência dos rios Paraibuna e Paraitinga, que nascem no Estado de São Paulo, a 1.800 metros de altitude. O curso d’água percorre 1.150km, passando por Minas, até desaguar no Oceano Atlântico em São João da Barra (RJ). Os principais usos da água na bacia são: abastecimento, diluição de esgotos, irrigação e geração de energia hidrelétrica.
Fonte:
Agência Nacional de Águas

http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2014/08/encontro-estuda-alternativas-para-reservatorios-do-paraiba-do-sul

VEJA TAMBÉM:

Reúso industrial da água ganha debate no Brasil

Consumo consciente

Segundo gestor, é importante ter regras e padrões bem definidos para que todos saibam que a água reutilizada é segura e saudável

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br