Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de fevereiro de 2009

A BELA CACHOEIRA DO URUBU NO PIAUÍ

Espetáculo. Força das águas embelezam Cachoeira do Urubu

Os meses de abril, maio e junho revelam a beleza da Cachoeira do Urubu que fica na região de Esperantina (a 174 km de Teresina), um dos pontos turísticos mais bonitos do Piauí.


Neste período, a força das águas deixa à cachoeira mais bonita e isso torna um passeio inesquecível.


O melhor período para visitar a Cachoeira é no meio do ano, por causa das alterações que ela sofre de acordo com o clima e as temperaturas. De janeiro a março chove muito e isso atrapalha o passeio; entre setembro e dezembro é tão quente que as quedas d’águas secam ou ficam fracas.


Os moradores de Esperantina afirmam que a cachoeira é patrimônio da cidade, os de Batalha dizem a mesma coisa. O certo é que as quedas d’águas e corredeiras do Rio Longá são o divisor entre os dois municípios.


No local, ainda há pousadas para os que vão ficar mais de um dia a passeio. Além da Cachoeira há os parques ecológicos que ficam em torno da região.


No período das férias o ponto turístico é bastante visitado por piauienses como também pessoas de outros estados e até de outros países.



* Por: Everardo Torres - de Batalha

Fonte: Portal AZ - Enviado pelo colaborador Eng. Luciano Mendes Aguiar - SP

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

3 comentários:

  1. Um pouco da Historia.

    Parque Estadual de Proteção Ambiental localizado entre os municípios piauienses de Esperantina e Batalha, distante 180 Km ao norte de Teresina. O rio Longá forma a cachoeira do Urubu, que tem esse nome por causa da variação do nível do rio, que quando diminui o seu volume de água, faz com que os peixes fiquem "presos" nas pequenas valetas do seu leito. O urubu-rei, uma espécie de condor da América do Sul, é atraído pela oferta de alimento, proporcionando um espetáculo diferente com a chegada desses pássaros gigantes.
    A piracema, que acontece nos meses de abril e maio, é outro espetáculo, que pode ser admirado de uma passarela com 400m de extensão, que foi constuída sobre a cachoeira.
    A Cachoeira do Urubu está localizada em um Parque Estadual de Proteção Ambiental, entre os municípios de Esperantina e Batalha, a 180 quilômetros de Teresina, no Piauí. As quedas d’água que formam a cachoeira têm esse nome porque,no curso do Rio Longá, os peixes que ficam presos nas formações rochosas, que lembram miniaquários, atraem o urubu-rei, uma espécie de condor da América do Sul.

    As visitas das aves acontecem principalmenteno verão, entre os meses de junho e novembro, quando o leito do rio baixa. Em virtude disso, os peixes que não desceramou ficaram presos nos aquários rochosos viram presas mais fáceis. Os urubus-rei, que não têm as habilidades das espécies pescadoras, sabem esperar a água ser evaporada pelo sol para ir em busca dos alimentos. No cardápio dessas aves, peixes como surubim, mandi e piau fazem parte de um banquete promovido pela natureza. A cena mais inesquecível é a revoada dos urubus, um espetáculo nas quedas d’água originadas do Rio Longá.

    O melhor é que os visitantes podem ter contato com as águas mornas e borbulhantes. Uma passarela com pilares de concreto e extensão de mais de 300 metrosatravessa o rio. No período da cheia, provocada pelas chuvas de dezembro a março, o nível das águas sobe tanto, que se forma uma fina camada no piso. O som ecoado pelas águas e a névoa úmida são envolventes. A mais de 5 mil metros é possível ouvir os “trovões da cachoeira”.

    PROTEÇÃO – O Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu é um local de preservação ambiental. Está localizado a menos de 30 minutos do Centro de Esperantina,a aproximadamente 25 quilômetros,e o acesso é por via asfaltada. A presença de visitantes é permitida, mas é preciso ter respeito pelo meio ambiente. Animais como pássaros e roedores freqüentamo local, uma mostra das mais variadas cores e tons da natureza.Na margem do município de Esperantinafica instalada a estrutura de apoio aos turistas.

    Um amplo salão climatizado,coberto de palha, oferece sabores da terra: peixe frito, peixe ao molho, feijão tropeiro, carne-de-sol, pirão e a tradicionalgalinha caipira. Todas essas delícias temperadas com muita pimenta-da-terra. No Parque do Urubu, é permitida apenas a pesca amadora, ou seja, para consumo pessoal. Na época da piracema, de novembro a março, é proibido pescar, para que os peixes possam se reproduzir. Muita gente vai à Cachoeira do Urubu assistira uma espécie de “confraternização” dos surubins. O peixe passa de um metro de comprimento e pesa mais de 20 quilos. Fisgá-lo é fácil, difícil é tirá-lo da água.

    A vegetação do parque mistura elementosdo cerrado, caatinga e palmeiras de carnaubais. É comum observar, lado a lado, um mandacaru, cacto típico do sertão e do semi-árido, e um botão floral do cerrado desabrochando em cor, no ponto de ser polinizado. Percorrendo as margens do Rio Longá,a caminho da Cachoeira do Urubu, é possível encontrar figuras lendárias da região, como a “onça de olhos de fogo” ou o “velho com o sino de prata” apontandocaminhos para a caverna do tesouro.Mas para isso é preciso ter fé, imaginaçãoe coragem.

    ResponderExcluir
  2. Não resta dúvida que o local é maravilhoso, mas corre o risco de desaparecer devido a ação do maior inimigo da nataruza: nós mesmos. Lixo por toda a parte, caça e pesca predatória são uma constante, não respeitam nem mesmo o periodo da piracema, lixo por todos os lados, muitas vezes a lixeira se encontra a 2m do usuário e ele joga o lixo no chão ou o que é pior dentro d'água alterando assim de forma profunda o equilibrio da natureza. Falta conscientização dos usuários, que não percebem que a natureza leva centenas de anos para recompor o que poderia ser simplesmente evitado com ações que chega a ser banal, como jogar o lixo no local apropriado.
    Falta interesse do poder público que poderia intervir de forma mais presente no parque, com a instalação de mais lixeiras, contratação de guias e pessoal de limpeza.

    ResponderExcluir
  3. la precisa com urgencia um isntrutor capacitado para mostrar o lugar certo para banhar com segurança,o parque é lindo as águas são encantadoras porem muito perigosa principalmente pra quem não conhece, há mais deposito de lixo, pois o lixo la ta na entrada do parque.. obrigada pela a oportunidade..

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br