Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de fevereiro de 2009

CAMPANHA SOS RIOS: DIGA NÃO ÀS ENCHENTES


Moradores tentam salvar seus pertences das enchentes/foto AE

Em Minas Gerais, 239 municípios já foram atingidos pelas chuvas desde 2008

Perto de um milhão de pessoas afetadas pelas chuvas. Dessas, 102,5 mil pessoas ficaram desalojadas, mais de 10 mil desabrigadas e 425 pessoas ficaram feridas. Além disso, 28,3 mil casas foram danificadas e 931 destruídas em Minas Gerais.

Desde setembro do ano passado, 239 municípios foram afetados pelas chuvas no estado de Minas Gerais. De acordo com o balanço da Defesa Civil do estado, 182 municípios decretaram situação de emergência e 30 pessoas morreram. O estado tem 853 cidades.

No total, 969,7 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas. Dessas, 102,5 mil pessoas ficaram desalojadas, mais de 10 mil desabrigadas e 425 pessoas ficaram feridas. Além disso, 28,3 mil casas foram danificadas e 931 destruídas.

O último registro de enchente foi no município de Conceição dos Ouros, no sul do estado, onde a elevação dos rios Sapucaí Mirim, Capivari e do Ribeirão dos Ouros provocou inundações na zona rural e urbana, atingindo residências localizadas próximo às margens. A prefeitura e a Polícia Militar realizaram trabalhos de alerta e remoção da população atingida. A cidade tem 10,2 mil habitantes. (Fonte: Radiobrás)


O QUE SÃO ENCHENTES, COMO SE FORMAM

As enchentes são calamidades naturais ou não que ocorrem quando um leito natural recebe um volume de água superior ao que pode comportar resultando em transbordamentos. Pode ocorrer em lagos, rios, córregos, mares e oceanos devido a chuvas fortes e contínuas.

Em áreas rurais ocorre com menos freqüência, pois o solo bem como a vegetação se compromete a fazer a evacuação da água pela sucção da mesma provocando menores prejuízos. Normalmente ocorre com menos força não atingindo consideráveis alturas que provocariam a perda de alimentos armazenados, de máquinas e outros objetos.

Já nas áreas urbanas, ocorre com maior freqüência e força trazendo grandes prejuízos. Acontece pela interferência humana deixando assim de ser uma calamidade natural. A interferência humana ocorre em vários estágios começando pela fundação de cidades em limites de rios, pelas alterações realizadas em bacias hidrográficas, pelas construções mal projetadas de diques, bueiros e outros responsáveis pela evacuação das águas e ainda pelo depósito errôneo de lixo em vias públicas que com a força das águas são arrastados causando o entupimento dos locais de saída de água.

Como se percebe, as enchentes na maioria das vezes ocorrem como conseqüência da ação humana. Das dificuldades que uma enchente provoca pode-se destacar:

O abandono dos lares inundados,
A perda de materiais, objetos e móveis inundados ou arrastados pela água,
A contaminação da água por produtos tóxicos,
A contaminação da água com agentes patológicos que provocam doenças como amebíase, cólera, febre amarela, hepatite A, malária, poliomielite, salmonelose, teníase entre outras.
A contaminação de alimentos pelos mesmos agentes patológicos acima citados.

Além das atividades já citadas que colaboram com as formações de enchentes também devemos nos lembrar que as áreas urbanas são mais propícias à enchentes porque o solo dessas regiões são impedidos pelos asfaltos de absorver a água e também pela falta de vegetação ou pouca vegetação que contribui com a sucção da água.

Para impedir a continuação das enchentes e que inúmeras famílias percam seus patrimônios pode-se construir barragens e reservatórios em áreas de maior risco, bueiros e diques espalhados pela cidade com sua abertura protegida para impedir a entrada de lixos e ainda a conscientização da população para que não deposite lixo nas vias públicas.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO PARA EVITAR ENCHENTES EM SUA COMUNIDADE? OS BUEIROS ESTÃO LIMPOS? OS RIOS E CÓRREGOS SEM LIXOS E ENTULHOS? FAÇA A SUA PARTE, PARA NÃO LAMENTAR DEPOIS!

CONHEÇA E PARTICIPE DA NOSSA CAMPANHA "DIGA NÃO ÀS ENCHENTES"

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Equipe SOS Rios Br24 junho, 2009 20:12

    Pode participar lendo o artigo linkado acima, sob o título: CONHEÇA E PARTICIPE DA NOSSA CAMPANHA "DIGA NÃO ÀS ENCHENTES"

    e fazendo ampla divulgação nas cidades e comunidades de sua região

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br