Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de fevereiro de 2009

FALTA DE ÁGUA POTÁVEL AMEAÇA O MUNDO


Relatório aponta esgotamento de água potável em menos de 20 anos

O mundo corre um grave risco de sofrer com a falta de água doce em menos de 20 anos, em consequência do aumento constante da demanda, que cresce em ritmo mais rápido que a população mundial; O alerta está em um relatório publicado no Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), que terminou no domingo (1º).

"Em menos de 20 anos, a falta de água poderá fazer com que Índia e Estados Unidos percam a totalidade de suas colheitas", afirmam os autores do estudo, destacando que, paralelamente, a procura por alimentos explodirá.

Segundo o relatório, muitos lugares do mundo estão a ponto de esgotar suas reservas de água, sobretudo em consequência de uma política especulativa por parte dos governos, ao longo dos últimos 50 anos.

"No futuro, o mundo não poderá simplesmente administrar a questão da água como tem feito no presente", aponta o texto. Cerca de 40% dos recursos aquíferos dos Estados Unidos são destinados à produção energética, enquanto apenas 3% vão para o consumo doméstico.

As necessidades de água para produzir energia devem aumentar 165% nos Estados Unidos e 130% na União Europeia, de acordo com o estudo.

O relatório também calcula que, no atual ritmo de derretimento, a maioria das geleiras do Himalaia e do Tibet terão desaparecido até 2100, e que 70 grandes rios do mundo secarão devido aos sistemas de irrigação para a agricultura. (Fonte: Folha Online)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

8 comentários:

  1. Achei muitíssimo interessante a iniciativa do autor. Estava pesquisando sobre a temática Água, seu uso e desperdício e, me deparei com este blog divulgando estudos, pesquisas, entrevistas, documentários, enfim todo tipo de material que favorece o conhecimento, propicia discussão e faz com que as pessoas adquiram uma consciência crítica quanto ao assunto. Não adianta apenas criticarmos. Precisamos de ações, de atitudes que possibilitem uma mudança de consciência de nossa população. CIDADÃOS: "O FUTURO DEPENDE DO PRESENTE". Então, valorizemos no presente os recursos naturais para que, no futuro, não sejamos por ele atingidos.

    Bárbara Hilda
    Estudante do 9º período de Pedagogia da UERJ
    Fev/2009

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cara Colega Barbara,

    Nós os educadores temos uma oportunidade muito grande de poder transmitir nossas boas mensagens, nossas dúvidas, nossos questionamentos e nosso incentivo para ações positivas que resultem mudanças.
    Ao lado disso temos também a responsabilidade de conhecer mais, aprofundar nossas pesquisas, buscar maior conhecimento e também ajudar a divulgar tudo o que está acontecendo em nossas comunidades, principalmente em relação a saúde ambiental e qualidade de vida de nossas populações.
    Agradecemos suas considerações gentís e importantes sobre o nosso tabalho que busca informar e conscientizar nossas comunidades sobre seus importantes recursos hídricos, vitais para o homem.
    Destruindo a água, estamos destruindo a vida...
    Temos certeza que a colega será uma excelente educadora e levará aos seus educandos uma mensagem positiva, sincera, encorajadora e desafiante. ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!!!
    Parabéns e obrigado!

    Prof. Jarmuth Andrade
    Instituto SOS Rios do Brasil

    ResponderExcluir
  3. Os meios de comunicaçoes(midia)pode ajudar e muito nessa questão com propagandas e mensagens que possam de alguma forma abrir os ollhos da humanidade,o governo precisa fazer alguma coisa relacionada a isso; e vamos cuidar da nossa agua,pois ela é vida.

    ResponderExcluir
  4. vc ficpu sabendo sobre o riotiete

    ResponderExcluir
  5. isso e muito legal e concientiza os leitores sobre o meio ambiente

    ResponderExcluir
  6. e muito legal oque voce faz nesse blog espero que ele fique muito tempo eajude meitas pessas a se concientizar

    ResponderExcluir
  7. vivemos num mundo em que a água se torna um desafio cada vez maior.Desafio maior é conscientizar a populaçaõ e governantes a adotarem medidas urgentes de educar e incentivar as pessoas,industrias....enfim, uma nação a produtividade hídrica.Cada um deve fazer a sua parte ou não teremos um futuro feliz. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. infelizmente quem vai sofrer sao as futuras geraçoes

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br