Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de fevereiro de 2009

GARIMPO ILEGAL DE OURO NO RIO PARAIBA DO SUL


Garimpeiro faz atividade de extração sem atender normas de segurança - Gabriel Paiva/O Globo

Exploração de ouro no Paraíba do Sul vira caso de polícia

RIO - Apesar de o Rio de Janeiro não ser o estado dono de jazidas de ouro de alto valor econômico, a ocorrência do mineral no Paraíba do Sul já virou alvo de cobiça no estado. É o que mostra a reportagem de Liana Melo, publicada neste domingo no caderno de economia do jornal O Globo. A atividade alastrou-se por cidades ribeirinhas nos arredores de Barra do Piraí, Cantagalo, Comandante Levy Gasparian, Itaocara, Paraíba do Sul, Rio das Flores, Sapucaia, Três Rios, Valença e Vassouras, onde está o distrito de Aliança. O estado está vivendo uma espécie de corrida do ouro.

Mas a matéria mostra tratar-se de uma corrida ilegal, que já virou caso de polícia e motivo de repressão da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), vinculada à secretaria estadual de Meio Ambiente, do Ibama e do Batalhão de Polícia Florestal. Por trás do negócio está Francisco Barrozo dos Santos, dono da Mineradora Vale do Paraibuna e de balsas usadas para explorar ouro no Paraíba do Sul.

Barrozo consta dos registros de ocorrência de operações da polícia florestal na região como o dono do garimpo. Além disso, seu nome está citado nos pedidos de pesquisa de ouro feitos ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão do Ministério de Minas e Energia (MME), a quem cabe fiscalizar a mineração no país. As condições de trabalho são insalubres e ninguém tem carteira assinada.

Veja no portal do Jornal O GLOBO, o vídeo de como funciona o garimpo


Improviso marca a atividade na região

A principal característica da atividade na região é o improviso, com garimpeiros fazendo extração em condições insalubres e sem segurança, além da falta de cuidado ambiental. Outro exemplo é o material recolhido no leito do rio, que é depositado num tanque na própria balsa. Depois, a areia é empurrada para uma espécie de escorredor, coberto com um carpete, onde a água é retirada. Castro conta que essa mistura vai parar numa bacia, onde o mercúrio é usado para separar o ouro.

A reportagem acompanhou uma blitz da polícia florestal na região e, apesar das evidências do garimpo no rio, ninguém foi preso. Fonte: O Globo

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

12 comentários:

  1. Muito bom continuem assim!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. A MIDÍA ESTEVE TODA VOLTADA NOS UTIMOS TEMPOS MATERIA ENVOLVENDO O GARIMPO NO RIO PARAIBA DO SUL, E AH MAIS DE 1 MÊS ESTA DESAPARECIDO O SUPOSTO PROPRIETARIO E RESPONSAVEL PELA MINERADORA VALE DO PARAIBUNA FRANCISCO BARROZO DOS SANTOS, ONDE CONSTA QUE SOMENTE O SEU VEICULO FOI ENCONTRADO INCENDIADO, ISTO NINGUEM DIVULGOU AINDA POR QUE?

    ResponderExcluir
  3. Equipe SOS Rios do Brasil01 junho, 2009 11:39

    Por favor, essa informação é muito séria e grave. Vc pode enviar um e-mail para contato@sosriosdobrasil.org se identificando e dando mais detalhes? Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Eu quero saber para onde vai as verbas destinadas para o meio ambiente. Séra que vai ser preciso uma vasta mortandade, tanto de seres humanos como de animais para que os governantes se comprometam realmente com povo e cumpra seus deveres?

    ResponderExcluir
  5. Não tenho mais iformações,sobre este fato ocorrido com o Sr. Francisco Barrozo dos Santos, Tudo que sei é oque já disse, e que é veridico, pois já é de conhecimento de todos, pensei que vcs como mídia fossem divulgar afinal acho que este é o trabalho da imprensa!!

    ResponderExcluir
  6. PROIBIR O GARIMPO NOS RIOS, COMO BALSAS DE MERGULHO OU DRAGAS ESCARIANTES, NADA TEM A VER COM PRESERVAÇÃO; VISTO QUE ESSE TIPO DE GARIMPAGEM NÃO INTERFEREM EM NADA NO MEIO AMBIENTE, BASTANDO PARA ISSO FISCALIZAR A FORMA CORRETA E RESPONSAVEL DO USO DO "MERCÚRIO" EVITANDO ASSIM QUE CAIA NO RIO, POIS A DRAGAGEM NO PERIODO MAXIMO DE DOIS ANOS, JA ESTÁ COMO ERA ANTES.

    ResponderExcluir
  7. é Ilegal e pronto mano

    ResponderExcluir
  8. São Paulo Futebol Clube

    ResponderExcluir
  9. voces so culpam o garimpo,o esgoto que e lancado
    diariamente nos rios e o que

    ResponderExcluir
  10. TRABALHO NO RAMO DE EXTRAÇÃO E PESQUISA MINERAL DE OURO EM ALUVIÃO DESDE O ANO 2.003, POSSO FALAR COM CERTEZA QUE SE ADOTADAS AS MEDIDAS PREVISTAS NA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL A ATIVIDADE DE EXTRAÇÃO DE OURO NÃO DEGRADA OS RIOS BRASILEIROS. AO CONTRÁRIO DOS QUE TECEM COMENTÁRIOS NEGATIVOS COM POUCO OU NENHUM CONHECIMENTO DO RAMO, A ATIVIDADE EM QUESTÃO, DESDE QUE AUTORIZADA COM AS RESPECTIVAS LICENÇAS LEGAIS OBRIGATÓRIAS, GERA EMPREGOS, IMPOSTOS, RIQUEZAS E IMPLEMENTA A ECONOMIA LOCAL. NOSSA EMPRESA É ABERTA A QUALQUER UM QUE QUEIRA SE INTEIRAR SOBRE O FUNCIONAMENTO DA EXTRAÇÃO DE OURO EM ALUVIÃO NORMATIZADA.
    JÁ ESTÁ PASSANDO DA HORA DE DESMISTIFICAR-MOS TAL ATIVIDADE E DAR-MOS NOME AOS BOIS, POIS EMPRESA MINERADORA NÃO PODE SER CONFUNDIDA COM GARIMPOS ILEGAIS QUE DETONAM O MEIO AMBIENTE.

    JORGE BOLIVAR

    BOLIMELO@IG.COM.BR

    ResponderExcluir
  11. Caro Sr. Jorge Bolivar,

    Agradeço muito seu comentário e quero convidá-lo, se tiver tempo e achar conveniente a escrever para nós, leigos no assunto, um artigo sobre o assunto.
    Assim poderá elucidar nossos internautas sobre o preocupante assunto da contaminação dos rios e de sua fauna com mercúrio, utilizado em alguns garimpos, em muitos rios do Brasil.
    Fica disponível nosso espaço para que possa fazer esse esclarecimento que tenho certeza será do interesse de muitos dos nossos intenautas interessados na preservação de nossos rios. Pode inclusive falar sobre sua empresa, seus métodos de trabalho, os cuidados tomados, inclusive anexando fotos e vídeos, sem custo algum.
    Ajude a preservar as águas de nossos rios!

    ResponderExcluir
  12. É interessante, após o desaparecimento do suposto dono de balsas no rio paraiba do sul tudo se calou sobre o assunto, a quase 2 anos sem saber o paradeiro do Sr. Francisco Barroso o qual só se achou seu veiculo incendiado e nada, ninguem nem mesmo a imprensa falou mais nada será pq??
    Curioso não!? Ele desaparece pouco tempo após a reportagem e ninguém se manifestou.
    E aki fica a pergunta oq será que foi feito com o mesmo???
    E quem fez??
    E o por que fizeram?
    ???

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br