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26 de fevereiro de 2009

GOVERNO PAULISTA QUER RESSUSCITAR PROJETO DO PORTO PERUÍBE


Litoral de Peruíbe - SP

O novo porto de São Paulo

O governo paulista cogita ressuscitar o projeto de construção de um porto no município de Peruíbe, no Litoral Sul do estado.

O primeiro a propô-lo foi o empresário Eike Batista, que pretendia investir 2 bilhões de dólares no que chamou de Porto Brasil.
O plano foi abortado em razão da crise econômica e de problemas fundiários da área, localizada em frente a uma aldeia indígena.

Pode ser desengavetado por Claudio Vaz, presidente da recém-criada Investe São Paulo, a agência de desenvolvimento do estado.
Vaz acredita que a Petrobras só explorará as jazidas da Bacia de Santos a partir de São Paulo se tiver um porto exclusivo no estado, e Peruíbe é um dos poucos lugares disponíveis - Veja, 25/2, Holofote, p.30.



PORQUE EIKE BATISTA DESISTIU DO PORTO PERUÍBE

Empresa de Eike Batista suspende investimento Porto Peruíbe, em São Paulo


A LLX, empresa de logística do grupo EBX, do empresário Eike Batista, suspendeu os investimentos no projeto de construção de um terminal portuário em Peruíbe (SP), conhecido como Porto Brasil, segundo fato relevante da companhia encaminhado hoje à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). "O projeto do Porto Brasil se encontra em fase inicial de desenvolvimento e ainda não demandou aportes relevantes de recursos", informa a LLX.

Com a suspensão do projeto, a demanda de investimento total estimada da LLX cai de US$ 3,9 bilhões para US$ 2 bilhões, conforme estimativa da companhia. Com isso, o fluxo de desembolsos, afirma a LLX, cairá especialmente no curto prazo.

Segundo a LLX, a suspensão do investimento segue "princípios de disciplina financeira" e levará a companhia a concentrar suas atividades na construção do Porto do Açu, já em andamento, e no desenvolvimento do Porto Sudeste, projetos com entrada em operação prevista para 2010 e 2011, respectivamente. Fonte: Agência Estado.



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9 comentários:

  1. Para constar, a foto do post é do layout do Porto Sudeste na cidade de Itaguaí, Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro.
    Abraços

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  2. Ok caro Júnior,
    Cremos agora estar com a foto correta...
    Houve uma troca na legenda em nossos arquivos de imagens e passou despercebida a troca, na revisão final.
    Valeu e continue colaborando para que nossas informações sejam as mais precisas possíveis!
    Abçs

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  3. POR QUE NAO HAVENDO O PORTO, VOCES QUE SAO CONTRA, NAO RECLAMAM DAS MILHARES DE CASAS CONSTRUIDAS POR "PESSOAS SEM GRANA" NO GUARAU? NO MANGUE DO VENEZA, ESSES LADOS SAO MENOS IMPORTANTES QUE O LADO ONDE O MILIONARIO EIKE QUERIA CONSTRUIR O PORTO BRASIL? OU SERA QUE SERIA POR QUE O POVO DO MANGUE E DA JUREIA NAO TERIA NADA ($$$) DE BOM A OFERECER AS PESSOAS QUE "NAO KEREM" O PORTO BRASIL.. O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE??
    POIS CRIME E DEGRADACAO AMBIENTAL EXISTE.
    SE ALGUEM PUDER ME RESPONDER...
    GOSTARIA ATE DE DEIXAR MEU EMAIL PARA NAO FICAR ANONIMO
    papainoelperuibe@hotmail.com
    GOSTARIA DE VER UM PONTO POSITIVO EM NAO TER O PORTO AQUI, EU TENHO MUITOS MOTIVOS PARA VER... RESPEITO A OPNIAO ALHEIA.. MAS DEVERIA SE TER UM GRUPO DE DISCUSSAO, SERIA INTERESSANTE MONTARMOS ALGO NESSE GENERO..
    ABRACO

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  4. Equipe SOS Rios Br18 maio, 2009 12:01

    Caro Agripino,

    Creio que deve existir no setor Grupos do Yahoo algum grupo de debate sobre o assunto.
    Pelo que expõe o artigo acima e os comentários, ninguém é contra o porto, muito pelo contrário. Leia de novo e vai entender.

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  5. Olá amigos e amigas!!!
    estive vendo o blog e como não poderia deixar de ser, tbm vi os comentários sobre o porto de Peruíbe. O brasileiro é mesmo um caso sério, deixa tudo para a última hora não é mesmo!!! pois ha muito tempo vem se cogitando fazer um empreendimento na baixada santista, e sei que ja teve inúmeras audiências públicas referente a isso, onde na última, a SMA de SP tbm informou, onde estiveram inúmweras pessoas - vejam que essa seria a última audiência pública antes do projeto do Porto - e enfim, o povo compareceu e conseguiu brecar esse empreendimento.

    O CONAMA tbm ja havia informado diversas vezes sobre as tais audiências públicas, inclusive sobre o PGC - plano de gerenciamento costeiro.

    Quero deixa claro que sou um ambientalista preocupado com a degradação da natureza, do meio ambiente, da fauna e da flora, minha instituição www.ibema.org.br trabalha na fiscalização do cumprimento das leis ambientais, florestais e minerais, agora...

    O roberto Carlos esta certo...não sou contra o progresso, mas apelo pro bopm censo...um erro não conserta o outro...isso é o que eu penso - e isso é o que tbm penso.

    É evidente que tem muita gente que não quer o dito porto e muitas que querem, e todas tem lá suas razões, o que é perfeitamente compreensivo, mas vejam bem...tantos e tantos lugares e locais que foram embargados devido ao assunto - LICENÇAS AMBIENTAIS - um exemplo é o anél viário de SP que ficou parado mais ou menos dois anos por não estar com o EIA-RIMA correto, tentaram de todas as formas barrar esse anél viário, mas hoje ele esta ai e logo será acabado, beneficiando milhares de pessoas.

    Quanto ao porto ( essa é minha opinião particular) imagino que ele será de grande valia para toda a baixada santista além de Peruíbe, inclusive para o Brasil. É sabido e notório que um empreendimento dessa natureza certamente trará algum impecílio a natureza, mas é por isso que existe o EIA-RIMA...

    Sou um defensor nato da natureza, mas temos de ser coerentes, esse porto beneficiaria e muito a cidade de Peruíbe, vcs tem apenas que ficarem de olho no EIA-RIMA, pois esse tipo de empreendimento passara antes por inúmeras audiências públicas, e é nessas audiências que o povo deve comparecer para opinar, dar sugestões, colocarem seus pontos de vistas etc, e só depois de tudo conversado, é que será feito um EIA-RIMA para ver a possibilidade de se preservar o máximo possível da natureza, isso incluirá o mangue que é uma área de APP, os mananciais que são áreas de APP e APA, dentre muitas outras coisas.

    Minha instituição tem tbm associados em Peruíbe, e alguns deles tbm são contra o porto, mas como eu disse, essa é uma opinião minha particular (sou a favor do porto) desde que tenha todas as audiências públicas necessárias para se chegar a um concenso, lembrem-se que a natureza que tiver de ser degradada para se fazer esse empreendimento, terá de ser reposta noutra área da própria cidade de Peruíbe, é preciso pensar um pouco tbm no benefício que tudo isso ira trazer para a cidade de Peruíbe, e uma coisa é certa, haverá mais empregos, proporcionara a cidade mais visitantes (turistas) dentre muitos outros atrativos.

    Perdoe-me quem é contra, mas olhe bem dentro de vc, pense na grande possibilidade de crescimento da cidade e de seus atrativos...enfim...num estado democrático de direito, a controvérsia é bem vinda, e discutida.

    Tenham todos(as) bons fluídos e fiquem com Deus.

    Vavá do IBEMA
    www.ibema.org.br
    http://institutoecologico.blogspot.com/
    http://groups.google.com.br/group/ibema?hl=pt-BR
    msn: institutoecologico@hotmail.com
    skype: valdecy.martins
    celular: 11.7187.4489

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  6. esse porto seria bom para a economia regional, nacional e até sul americana.

    Isso não negamos.
    Mas a que custo?

    Falam que vai ser bom para a cidade de Peruíbe. Depende! A cidade deixará de ser o que ela é com a criação do porto. Simples assim. Mudará moradores, a distribuição de sedimentos da orla (ou seja, afinamento das praias de um lado, principalmente itanhaem por causa das correntes de drif... vide casos em Vitória ).
    Haverá favelização (sem dúvidas) e nenhum RIMA (e eles são mal feitos e pretenciosos, geralmente por gente que nem da área é e segue ordens de gente com dinheiro, se não não recebe...) segurará a urbanização de baixa renda, tão típica no Brasil. Vide São Paulo que nasceu em bairros operários, a zona de mangue de Santos, as vilas em torno das rodovias como Anchieta, etc...

    Para o Brasil, será ótimo.
    Mas será um assassinato para Peruíbe/Itanhaem, que deixaram de existir como são agora. Serão novas cidades - mais ricas, feias e caóticas.

    E onde fica áreas a ser ocupada em Peruíbe? Atrás do futuro porto, em contato com o Parque da Serra do Mar. Graças a Deus creio que Guarau ficaria mais intacto... mas tchau tchau Serra do Mar.

    Pare quem quer favela, trânsito, poluição, água suja em seu município, pelo bem Nacional, eu louvo seu sacrifício que faria até Jesus chorar. É uma eutanásia voluntária do Município onde prevalece a baixa renda pelo MercoSul e ricos empresários que nunca fizeram nada de bom para ninguém. É um sacrifício sem nunca ter ganhado nada em troca...

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  7. reposição de plantas e reflorestamento...

    a paisagem não pode ser replantada.
    Você pode matar árvores nativas e destruir paisagens geomorfológicas únicas ou os assentamentos rurais históricos em dias... mas não poderá replantar tudo isso em menos de centenas de anos! Sem contar a simbióse SOLO-RELEVO-CLIMA-BIOMASSA de uma mata nativa não pode ser substítuida por mata de capoeira.

    Ou você pretende recriar os eventos tectônicos que deram origem a Serra do Mar numa fazenda no Mato Grosso?

    Se fosse fácil assim, replantar paisagens, deveriam replantar a Amazônia no meio do deserto do Saara... Que falta de senso geográfico, achar que um ecossistema milenar vai ser substituído pela mão do Homo Sapiens Empresarius.

    Isso de reflorestamento é historinha para se contar na televisão.

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  8. kkkkk mangue em peruibe? onde??/ moro aqui e não conheço. a area onde se pretende construir o porto é pobre de natureza e já está sendo INVADIDA, se ninguém fizer nada vai se transformar em uma grande FAVELA.
    o porto iria desenvolver peruibe e toda baixada santista.

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  9. Sou totalmente contra a construção de um porto em Peruíbe.Cadê o respeito à natureza e aos índios que lá habitam?
    Lógico que haverá valorização dos imóveis,e um aquecimento econômico,mas isso traz consequências irreversíveis.
    A cidade não comporta (falta segurança,urbanização,entre outras estruturas)
    A corrupção será maior
    Atraí marginalização,tráfico de drogas e prostituição.
    Peruíbe é uma cidade Planejada,com lei que proíbe construções com mais de 3 andares. è uma cidade familiar,onde há preservação ecológica ( o seu maior bem-Juréia Itatins)
    Será que os moradores e frequentadores de tantos anos estão dispostos a abrir mão do que os atraí à região,para bens de políticos e de pessoas influentes como Eike Batista????
    Precisamos nos mobilizar e não deixar que destruam um local ainda limpo e com uma linda beleza natural.

    Vamos refletir antes que tudo vire LIXO!

    Abraço

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