Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de fevereiro de 2009

IGARAPÉS DE BOA VISTA (RR) POLUÍDOS POR ESGOTO CLANDESTINO


Esgotos clandestinos ameaçam igarapé

Moradores que moram perto desse bueiro reclamam da fedentina que exala do igarapé
O igarapé Jararaca, que passa em boa parte do bairro Mecejana, é mais um dos mananciais urbanos que está sofrendo com a poluição e pode se tornar um esgoto a céu aberto, caso providências urgentes não sejam tomadas.

A poluição pode ser vista a olho nu. Na calha do igarapé são lançados restos de peças de roupas, sobras de comidas, animais mortos, além da lama de esgotos residenciais clandestinos.

A situação é tão flagrante que os moradores sentem a consequencia do problema, com a sujeira, a proliferação de insetos e o mau cheiro que exala do local, principalmente no trecho que fica na avenida Venezuela, próximo da esquina da rua Mestre Albano, na divisa com o bairro Liberdade.

Hernando Cases, gerente de uma loja de pneus que fica localizada ao lado do igarapé, disse que o mau cheiro incomoda o trabalho dos empregados e afasta os clientes. Ele comentou que o acúmulo de lixo atrai insetos e doenças. “Tive que colocar uma caçamba para a coleta de entulho a fim de que as pessoas não joguem mais os lixo no igarapé. Já solicitamos várias vezes da Prefeitura e da secretaria do Meio Ambiente, mas não obtivemos nenhuma resposta”, disse.

O morador José Pinto denuncia e existência de esgotos clandestinos residenciais lançados no esgoto pluvial que acabam lançando os detritos no igarapé. “Hoje não vejo mais o local como uma nascente de um igarapé, e sim com um esgoto a céu aberto”, reclamou.

Segundo um engenheiro civil que não quis ser identificado, o problema existe há mais de quinze anos. As águas do igarapé Jararaca correm até o Igarapé Mecejana e a junção dos dois forma o igarapé Caxangá, ao longo da avenida Glaycon de Paiva. As águas poluídas do Caxangá são lançadas direto no rio Branco, na altura no Caetano Filho, núcleo urbano conhecido como Beiral.


SMGA - Sobre a degradação e a poluição do igarapé Jararaca, a Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Boa Vista informou que a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas (SMGA) enviou uma equipe local, mas não encontrou nenhuma irregularidade relacionada a esgotos.

Porém, a assessoria confirmou que uma equipe irá novamente ao local para continuar as vistorias a fim de verificar se há focos de lançamento de esgotos no igarapé. Caso seja constatado o lançamento de detritos no igarapé, as pessoas que estiverem causando o dano ao meio ambiente serão enquadradas na Lei Municipal Nº. 513, que dispõe sobre a política de proteção, do controle e da conservação do Meio Ambiente e da melhoria da qualidade de vida no Município de Boa Vista.

A secretaria esclareceu que os casos de crimes ambientais podem ser informados para o setor de fiscalização pelo telefone 3624-4451 ou para a Central 156 da Prefeitura.

Estudo aponta degradação de igarapés de menores extensões

Um estudo realizado desde o ano passado pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), denominado de “Projetos Ídolos – ligado a Petrobras Ambiental”, fez um mapeamento dos principais igarapés da área urbana e o levantamento sobre os impactos ambientais sofridos por esses mananciais.

Os maiores problemas são os despejos de esgotos domiciliares clandestinos e as ocupações de moradores em área de preservação ambiental próximos de igarapés de menor extensão como o Jararaca e o Tiririca.

De acordo com o coordenador do projeto, Wladimir de Sousa, as nascentes dos igarapés de maiores extensões, como o Caranã, Grande, Pricumã, Frasco, Caxangá, Mirandinha e o Paca antes eram lagoas.

“Na década de 50 e 60, os mapas hidrográficos mostram como esses igarapés eram lagoas e cerca de 90% dessas águas desapareceram por um efeito de ocupação do homem às margens de suas águas. Ao contrário do que muitos pensam, uma lagoa serve para o escoamento da água das chuvas, principalmente em Boa Vista, por ser uma cidade feita sobre lagoas”, disse.

Ele acrescentou que os problemas de alagamento como nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais são consequências de descaso do homem e dos órgãos ambientais com a natureza.

Segundo o coordenador do projeto, ainda não há uma conclusão dos estudos feitos sobre a qualidade das águas dos igarapés em Boa Vista. Contudo, disse que a poluição desses igarapés afeta diretamente os rios Cauamé e o Rio Branco e consequentemente o homem.

Os igarapés de menores extensões, como o Jararaca e o Tiririca, são os mais depredados e poluídos devido aos despejos de lixos e esgotos. Com a poluição das águas dos igarapés, Sousa disse que a comunidade corre o risco de contrair doenças como hepatite, dengue, malária, doenças de verminoses e doenças de pele.

A mata ciliar, que é a formação vegetal localizada nas margens dos lagos, represas e nascentes é fundamental para a preservação dos igarapés. “As pessoas precisam ser conscientizadas que o desmatamento provoca depredação dos igarapés e que os mesmos são fundamentais para manter o equilíbrio natural do meio ambiente”, orientou.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

13 comentários:

  1. Eu não sabia que em Rondonia-RO tinha uma cidade chamada Boa Vista, sei que Roraima-RR tem.

    ResponderExcluir
  2. O nosso revisor fugiu da escola..
    A culpa só pode ser dele, porque o "O Chefe" não erra nunca....kkkkk
    obrigado pela correção!

    ResponderExcluir
  3. Além da importãncia dos trabalhos dos órgãos governantes, temos que ter a consciência e saber que é de fundamental importância a atuação individual sobre o meio ambiente.

    Ronaldo Batista

    Estudande de G. Ambiental

    ResponderExcluir
  4. moro em boa vista, e tenho um projeto para recuperação do igarapé cachangá.

    ResponderExcluir
  5. Prof. Jarmuth/Equipe ISOSRiosBr15 abril, 2009 19:49

    Olá Ronaldo,

    Aguarde breve o lançamento de nosso Projeto AGUABRAS onde as comunidades serão incentivadas a se organizar para despoluir e proteger seus cursos d' água. Poderão inclusive organizar um "GG" - Grupo de Guardiões, com Blog e até retorno financeiro para o grupo através de venda de publicidade.
    Breve!

    Abçs

    ResponderExcluir
  6. Prof. Jarmuth/ISOSRiosBr15 abril, 2009 19:51

    Olá visitante que tem um projeto para recuperação do igarapé cachangá.

    Se quiser nossa ajuda e orientação, envie-nos um e-mail: contato@sosriosdobrasil.org
    saudações

    ResponderExcluir
  7. os igarapes de boa vista estão sendo destruidos,pricipalmente pela falta de compromisso dos orgãos respossaveis,a ete da cidade esta despejando seus residuos sem a menor condição de retorna ao meio ambiete,é só verificar a situação do igarape que recebe esses residuos para ver o descaso.

    ResponderExcluir
  8. oi estou prescisando de ajuda em um trabalho faço gestão ambiental, sera q podem mim ajudar?
    é analisar a questão da poluição dos solos, aguas e ar em boa vista dos igarapes obrigado se puder mim ajudar pode mandar pro meu imail: kathy.todasua_rr@hotmail.com um grade abraço , e realmente temos q cuidar dos nossos igarapés.

    ResponderExcluir
  9. Equipe SOS Rios Br06 outubro, 2009 15:48

    Olá Kathy,


    queremos ajuda-la mas precisamos de mais informações sobre seu trabalho, que nível é (universitário ou ensino médio), se precisa de dados, mapas, fotos, relatos, pesquisas ou outro tipo de informações.
    Se puder dar mais detalhe da localização da região que precisa pesquisar (cidades próximas, rios maiores, outros acidentes geograficos) e outras informações sobre vc e seu curso.
    estamos às ordens e queremos ajudá-la dentro do possível. Seu e-mail tem algum erro, pois está voltando.


    Saudações eco-fluviais

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Preciso de um Projeto voltado a Meio Ambiente, moro em Boa Vista RORAIMA e me interessei por este de recuperação do Igarapé Cachangá, tem como conseguir o contato da pessoa que tem o projeto?
    Email: douglasalmeida@sestsenat.org.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Douglas,

    Infelizmente não tenho o e-mail do internauta que diz ter um projeto de recuperação do Caxangá.
    No jornal Folha de Boa Vista (RR) tem noticia sobre a recuperação do igarapé Caxanga. Veja:
    http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=86639

    Se encontrar mais noticias enviarei para vc.

    Saudações eco-fluvias...

    VAMOS SALVAR O CAXANGÁ !!!

    ResponderExcluir
  12. Ola! sou estudante de letras e estou fazendo minha monografia sobre a toponimia da região hidrica de Roraima,ou seja, o estudo dos nomes proprios (toponimos)e muito me ajudaria se pudessem me enviar o mapa hidrico de Boa Vista. afinal é um estudo que precisa ser feito com cuidado pois é visivel o descaso com esse tema (iagarapés) e eles podem dsaparecer em pouco tempo.meu email:
    oza_rr@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. ozamar,

    Veja este mapa, deve ajudá-lo, caso contrário, faça contato com o site e peça ajuda:

    http://www.limgs.com/blog_lucas/roraima/mapas/rr_rios_gde.gif

    http://simbolosnacionais.blogspot.com/2007/07/estado-de-roraima.html

    Muito sucesso na sua monografia!

    Saudações eco-fluviais

    Prof. Jarmuth Andrade

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br