Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de fevereiro de 2009

RIO POJUCA (BAHIA) COM PROBLEMAS DE EUTROFIZAÇÃO



"A situação esta feia, a tonalidade verde esta até acima das corredeiras."


POLUIÇÃO NO RIO POJUCA - ÁGUAS ESTÃO TODAS VERDES

Prezados Senhores ISOSRiosBr,

Hoje 03-02-09 o Rio Pojuca amanheceu todo verde (eutrofizado) ver fotos, seria ideal o CRA e NUMMA verificar se houve algum despejo de dejetos na cabeceira da rio.

Sds,

Adriano Adamson Paiva

Eutrofização: é o processo de poluição de corpos d´água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.

O problema da eutrofização tem como ponto de partida o acúmulo de nutrientes dissolvidos na água. Corpos d´água naturais possuem baixos níveis de nutrientes dissolvidos, limitando o desenvolvimento de produtores, especialmente as algas. A cadeia trófica, dessa forma, mantém-se equilibrada. Algas, cianobactérias e animais que vivem próximos à superfície da água têm, portanto, seu crescimento limitado.

Dessa forma, a luz vinda do Sol consegue atingir as partes mais fundas dos corpos d´água, e as plantas que ali vivem conseguem realizar fotossíntese. O oxigênio da fotossíntese é dissolvido na água, fazendo com que os animais ali viventes tenham à disposição uma boa quantidade de gás disponível.

Deve-se lembrar que o oxigênio atmosférico demora a se dissolver na água, e o oxigênio liberado como produto da fotossíntese de algas e cianobactérias em geral vai para a atmosfera. Dessa forma, não constituem uma fonte abundante desse gás para os animais aquáticos. São as plantas enraizadas, em geral, as responsáveis pela oxigenação de rios e lagos.

Com o aumento da disponibilidade de nutrientes, temos um aumento considerável no número de algas e cianobactérias. Num primeiro momento, há mais alimento disponível para os heterótrofos, mas há pouca troca de gases entre o corpo d´água e a atmosfera, ocasionando uma baixa oxigenação da água. A maior quantidade de algas na superfície também diminui a passagem de luz para as plantas enraizadas que realizam fotossíntese, dificultando seu crescimento.

O problema se agrava ainda mais quando as algas começam a morrer. Uma grande quantidade de nutrientes provenientes dos corpos dessas algas fica disponível aos decompositores, que são principalmente bactérias e organismos bentônicos. Esses organismos utilizam o já pouco oxigênio disponível no processo de decomposição, levando a uma “desoxigenação” do corpo d´água.

Dessa forma, o processo de eutrofização leva à morte de animais (especialmente peixes, pela falta de oxigênio para respiração) e plantas (pela falta de oxigênio e pela falta de luz para a realização da fotossíntese). Corpos d´água eutrofizados geralmente são chamados de “mortos”, pois são raros os animais que ali conseguem sobreviver.

Mas o que ocasiona o acúmulo de nutrientes nesses locais?
Em geral, provém da ação humana: corpos d´água geralmente são o destino final de sistemas de tratamento de esgoto, fazendo com que muita matéria orgânica vinda desses sistemas seja jogada na água.

Outra grande fonte de nutrientes vem da água usada para irrigação em fazendas: com o uso de adubos e pesticidas, muitas substâncias e nutrientes, como sulfatos e nitratos, ficam dissolvidas na água, e acumulam-se no corpo d´água mais próximo.

Existem muitas formas de se tentar resolver esse problema: atacando a causa - ou seja, tomando medidas sanitárias para que uma pequena quantidade de nutrientes chegue em água - ou atacando a consequência - ou seja, as próprias algas. Pode-se tentar eliminá-las de diversas formas, porém é um processo demorado e nem sempre com resultados eficientes. Nossos corpos d´água, portanto, devem receber especial atenção para que ecossistemas aquáticos inteiros não deixem de existir.
Fonte: Colaborador FABIANO BARRETO - fabianobarretto@globalgarbage.org

DESCENDO AS CORREDEIRAS DO POJUCA
Na chegada ao Rio Pojuca, o grupo embarca em canoa motorizada para um percurso de 20 minutos subindo o rio até seu limite navegável nas corredeiras onde serão feitas descidas em bóias ou apenas flutuação. Em seguida o grupo atravessa o rio em duas tirolesas que cruzam o rio nas duas direções. Depois do banho de rio uma caminhada pela reserva da Sapiranga. Aventura pra valer!!!

MONITORAMENTO DAS ÁGUAS DO ESTUÁRIO DO RIO POJUCA


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

20 comentários:

  1. olá,estou escrevendo minha monografia De Gestão mabiental sobre o rio Pojuca(poluição,educação ambiental da população ribeirinha..) e fucaria muito grata se vcs pudessem me enviar algo.
    seg meu email:anafabi3@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi sou graduando em biologia e preciso de artigos ou publicações ou dados concretos do estagio de eutrofização do rio Pojuca pra fins de escrever monografia e tenho conversado com funcionarios da Ferbasa, loc. no distrito de Santiago, em Pojuca, que falam que a água está muito poluída.
    meu email viniciussys@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Aqui em Pojuca muitas vezes se diz que o rio está morto. Quem fala isso certamente não conhece a foz! Mas aqui na cidade o rio faz vergonha, não passa de um riacho - ou córrego, a depender do trecho. Porém essa semana ele voltou a mostrar sua imponência. Com as últimas chuvas (e com a provável abertura das comportas da represa de Sta. Bárbara) ele tomou seu lugar de antes, hoje ocupado por casas. Está lindo demais de ver o rio vivo de novo! Mas está assustando também, muita gente já perdeu seus bens para o velho Pojuca.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Sou de Pojuca e gostaria muito de ter esse rio limpo...imagine num final de semana poder pescar e nadar,já que aqui não tem muitas atrações para o final de semana...só bares e bebidas alcoolicas!

    ResponderExcluir
  6. Quando criança ainda tive privilégio de tomar banho no rio Pojuca, uma doce lembrança de quando ia para a casa de minha avó paterna.
    Hoje fico triste por ver a situação do mesmo.
    Acredito que com um pouco de boa vontade política e investimento o nosso rio poderia tornar-se local de lazer.
    Recentemente o rio alertou as autoridades e população para com o descaso e mau uso de suas águas e margens invadindo inúmeras casas e deixando muitos desabrigados.

    ResponderExcluir
  7. é muito importante cuidarmos das aguas,pois sem elas nao podemos viver!!!!!!!e agradeço ao criador desse documentario ai em cima pois com ele pude concluir meu trabalho de quimica!!!abrigado.

    ResponderExcluir
  8. o rio esta um orroooooooo,é triste ver um rio desse jeito

    ResponderExcluir
  9. ESE BAMDO DE PESTE VAI PROS RIOS E SUJA TUDO TEM QUE COMEÇAR A PROIBIR A ENTRADA PARA A NATUREZA

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    sou colaborador voluntário de um blog de educação ambiental com foco nos recursos hídricos. o Futuro da Água.
    Gostaria de poder ser parceiro de vocês, podendo divulgar informações aqui contidas e que vocês também divulgassem algumas de nossas postagens.

    Atenciosamente,

    Osvaldo Arruti

    ResponderExcluir
  11. Olá Oswaldo,

    Seja benvindo e participe dessa nossa luta. mande-nos um email para prof.jarmuth@sosriosdobrasil.org com suas materias, fotos e videos, bem como o link de seu blog que vamos divulga-lo e postar o material que vc enviar.
    Obrigado por sua mensagem!

    Prof. jarmuth

    ResponderExcluir
  12. Oi boa tarde, meu nome é Lucimeire, sou estudante de Ciências Biológicas da UCSAL e estou fazendo um projeto cujo o tema é: Protistas como bioindicadores de águas que recebem descartes sanitários. E eu escolhi o rio Pojuca como objeto de estudo.
    Poresse motivo gostaria de receber informações sobre o rio, por ex: quantos quilômetros ele tem onde fica a sua nascente e a sua foz, e também informações sobre a população ribeirinha, estou indo à Pojuca neste domingo dia 01/11/09. Agradeço desde já!Meu e-mail é m_3celeste@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá
    gostaria de saber onde nasce e quais cidades são banhadas pelo rio pojuca, desde ja agradeço a atençaõ Rubi Branco e-mail rubibranco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Prof. Jarmuth - ISOS Rios br06 janeiro, 2010 22:31

    Rubi Branco,

    vc pode encontrar todas as informações que precisa sobre o rio Ipojuca no seguinte endereço (em especial na pg 11):

    http://www.sema.ba.gov.br/gercom/relatorio_monitoramento.pdf

    Se precisar de mais alguma coisa é só solicitar.
    Abçs

    Prof. Jarmuth

    ResponderExcluir
  15. Ola sou de Salvador e tem terras proximo ao rio pojuca, ñ tinha noção q o rio sofria alguma ameaça, gostaria de saber mas informações e me deixar ja prontamente disponivel para qualquer movimento em pro do nosso Rio pojuca

    ResponderExcluir
  16. ola, sou estudante de biologia e estou fazendo um trabalho sobre o rio pojuca. gostaria de saber se podem me enviar qualquer material confiavel que fale sobre as caracteristicas fisiscas do rio. grato

    meu email
    fabiolp16@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Ola, gostaria que me enviassem algum trabalho ou qualquer referencia que cite quais os municipios banhados pelo rio Pojuca. Grato

    meu email: fabiolp16@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Você vai encontrar estas informações no endereço que o Prof. Jarmuth colocou logo acima. Apesar de que o estudo do Governo esteja defasado, pois o Rio Pojuca hoje é impróprio para banho como sabemos todos das comunidades ribeirinhas

    ResponderExcluir
  19. se a populaÇao tevese conciencia os nossos rios e praias nao estariam poluidas; porisso pesco a todos para nos unir e poder preserva a unica beleza que temos;;

    ResponderExcluir
  20. vamos cuida do nosso tesouro que e uma joia muito cara se os rios morrer morreremos juntos vamos nos unir e cuida dos nossos rios e praias que sao belas e maravilhosas senhor vereadores pesso que nos ajude a manter os rios sem poluiÇao olhe pro nosso tesouro que ainda temos.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br