Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de fevereiro de 2009

SOS RIO VERRUGA - VITÓRIA DA CONQUISTA (BA)

O bem humorado out-door diz:
O Rio Verruga está competindo com o Pinicão
A morte do Rio Verruga vai fazer parceria comigo.
Se eu mergulhar no Rio Verruga, vou morrer de novo.
Rio Verruga é um patrimônio! Não um pandemônio.
Este Rio contaminado, não serve para nado, nem para nada.
Madame Jamorri MCMP (clique na foto para ampliá-la)


MCMP aciona Ministério Público para salvar o Verruga

por Paulo Nunes.

Rio Verruga, um rio histórico de Vitória da Conquista, ganha movimento MCMP - Movimento Contra a Morte Prematura

Em Vitória da Conquista, o Rio Verruga que nasce na Mata do Poço Escuro, já nasce contaminado! Descendo rio abaixo, recebe outra quantidade de esgotos livres, formando um enorme canal a céu aberto, com lixo em abundancia na Av. Bartolomeu de Gusmão.

Segue seu curso agonizante , contamina pequenos afluentes, córregos e mananciais, desemboca no Rio Pardo em Itambé, destruindo toda vida biológica, com uma grande quantidade de germes patogênicos, além de produtos químicos.

Em 1996 o Poço Escuro e a Serra do Peri Peri, “pais” do Rio Verruga, foram Tombados como Patrimônio Ecológico, a pedido do Movimento Contra a Morte Prematura - MCMP. Pelo visto, as autoridades ainda não conscientizaram quanta a importância significativa deste Rio, servindo aos Índios Mongoiós, que habitavam na margem direita do Verruga até 1782, quando foram massacrados pelos Bandeirantes, hoje Pça. Tancredo Neves, onde queremos uma escavação arqueológica no local do massacre, entre outras localidades, para registros históricos e esclarecimentos óbvios.

Diferente da década de 50, o Verruga, com água límpida e cristalina, servia a 15 mil habitantes, abastecia uma Barragem com 5 metros de profundidade que existia no Poço Escuro, tendo ainda uma diversidade de pássaros, árvores e animais, até mesmo onça suçuarana, que bebia água pura no Bebedouro da Onça, detrás da Serra, que até hoje abastece a Lagoa da Pedra Branca, apenas com um pequeno filete de água, devido a devastação da Serra.

Na época, a água do Rio Verruga era um líquido insípido, inodoro e incolor, hoje tem gosto, cheiro e cor, prejudicando e destruindo espécies animais e vegetais, além de transmitir doenças para o homem.

Na década de 40, seu curso era perfeitamente perceptível, mas, as autoridades foram canalizando para debaixo da terra, mudando seu curso e a beleza de sua existência. “Conquista é a única cidade no mundo que conseguiu esconder um Rio! E o pior, sobrevivendo, não se sabe como! Nesse caso, seu nome deveria ser mudado para Rio Valente!” Idealiza o Ambientalista do MCMP André Cairo, que acionou o Ministério Público, com um requerimento, solicitando uma Ação Civil Pública contra a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista - PMVC, para que revitalize o Rio Verruga.

Afirma ainda; “existem dois tipos de engavetamento: O de veículos, com vítimas fatais, perdas e danos. E o outro, o engavetamento de projetos importantíssimos e indispensáveis para o desenvolvimento e equilíbrio ecológico de uma Cidade.

Muitas vezes, o primeiro não pode ser evitado por questões técnicas, mas o segundo, depende unicamente das Autoridades, usando a consciência, lógica e razão, seguindo a ética, a moral e os bons costumes, diante da obrigatoriedade de proporcionar o bem estar da população, não se preocupando com o ego, interesses escusos, propostas desonestas, indecentes, usando o Cargo Público somente como emprego, e não como trabalho.” Finaliza, prometendo outras manifestações de protesto e desabafa, “Eu nunca imaginava que fosse necessário me personificar de seres do além, vindo alertar os vivos, principalmente as Autoridades, para que fiquem realmente vivos.

André Cairo
ASCOM do MCMP

Fonte: Blog do Paulo Nunes - Enviado pelo colaborador Eng. Luciano Mendes Aguiar - SP

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

8 comentários:

  1. Karoline Santos:Ola adorei esse texto voce explica o que esta acontecendo com os rios de vitoria da conquista e um otimo aviso de preservacao do ecossistema muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. clelia bulhoes22 abril, 2009 15:28

    nao consigo entender, numa epoca que estamos pensando em reciclar agua.
    Vitoria da conquista consegue fazer sumir um Rio tao importante pra sua propria historia!!!
    Incrivel!!
    O ser humano destroe mesmo o planeta neh!!
    Sera que as autoridades vao acordar?
    Espero que sim!!
    Ainda bem que ainda existem pessoas como vc, que se preocupa em salvar o nosso planeta!!
    PARABENS!!!

    ResponderExcluir
  3. OS RIOS SÃO A UNICA SOBREVIVÊNCIA DE UMMUNDO TODO.
    NESSE CASO AS PESSOAS DEVEM SECONCIENTIZAR E SABER
    QUE OS RIOS NÃO SÃO UM BRINQUEDO QUALQUER .
    E ASSIM COMPO DISSE ANDRÉ CAIRO O RIO VERRUGA DE VITÓRIA DA CONQUISTA EU ACHO QUE COMO ELE MUDOU TANTO DEVERIA SE CHAMAR O RIO VALENTE.

    ResponderExcluir
  4. adorei a matéria !
    a nascente do Rio verruga hoje é uma vergonha para a cidade pois mais se parece com uma poça imunda!

    ResponderExcluir
  5. agora por que ele ja nasce
    poluido ele deveria ser um bem
    para os moradores deveria ter ampliado o rio
    pata que nos moradores pudesse tomar banho nele
    vcs não acham será que não tem como faz isso
    recupera o rio e faser com que ele fique proprio para banho

    ResponderExcluir
  6. Caraleo !!! Eu nasci e moro na cidade de Vitoria Da Conquista, e, fiquei ainda mais chocado com algumas insformações que não tinha conhecimento..
    Isso não pode ficar assim!!

    ResponderExcluir
  7. Alguem poderia dizer porque colocaram o nome do rio "verruga"qual a historia do rio ja procure na net mais não achei nada ?!desde já muito obrigado .mande pro meu e-mail ayllakatia @ gmail.com

    ResponderExcluir
  8. rios.era um conteudo de aula.mas pra falar dos rios nao poderia deixar de falar do nosso rio verruga.Infeslimente a situaçao que se encontra este rio é chocante é triste de ver.primeiro, hoje acredito que seja papel municipal para investimentos pois o rio se encontra nesta situaçao.mastenha tambem plena consciencia se nao nos preocuparmos com o ambiente começando desde trabalho familiar e depois escolar,todos os rios irao sempre,sempre e sempre pedir socorro.este papel de conscientizaçao com a familia e escola é uma tarefa de todos os dias.Assim um dia todos possam gritar.Aleluia,aleluia o nosso rio esta salvo.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br