Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de janeiro de 2014

AMBIENTALISTAS DO PIAUÍ ALERTAM PARA OS RISCOS DA EXPLORAÇÃO DO GÁS DO XISTO



Foto ilustrativa


Ambientalistas alertam que exploração de gás xisto pode causar terremoto

segunda, 27 de janeiro de 2014 

Por Amanda Dourado

Ambientalista irão realizar uma manifestação, no dia 31 de janeiro, na Ponte Estaíada, em Teresina, contra a exploração de gás xisto na Bacia do Rio Parnaíba. O estado já leiloou dois blocos,e uma liminar barrou o inicio das atividades. Segundo a ambientalista Tânia Martins os prejuízos para o meio ambiente com a exploração do gás são inestimáveis, podendo causar até terremotos, em uma área de 2 km de onde é retirado. 

“O gás é explorado a cerca de 3 km de profundidade, e o transporte até a superfície pode, acarretar danos ao meio ambiente, causando até terremotos em um raio de 2 km de onde é retirado, além de deixar substancias químicas no lençol freático”, afirmou.

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) já leiloou dois blocos para exploração no Piauí, que ficam na Bacia do Rio Parnaíba, na cidade de Floriano, mas o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública, pedindo que não se inicie a atividade no estado. 

“Nós entramos com uma ação no MPF para poder impedir essa exploração, e ganhamos à liminar. Se a ANP descumprir a decisão será aplicada uma multa no valor de R$ 500 mil para cada bloco licitado indevidamente ou para cada bloco em que forem iniciadas as operações”, afirma Tânia Martins.

O gás de xisto é um gás natural encontrado em uma rocha sedimentar porosa de mesmo nome. O gás é basicamente o mesmo que o derivado do petróleo, mas a forma de produção e o seu envólucro são diferente. Para sua exploração é necessário o uso de pressão hidráulica, junto com 600 produtos químicos, o que no decorrer do processo acarreta prejuízos ao meio ambiente. 

"A exploração desse gás é prejudicial ao meio ambiente e a população que mora no entorno de onde se extraí o gás. Se em países como os Estados Unidos, que tem toda uma tecnologia danos são registrados imagine em um estado sem tanta tecnologia como o Piauí” afirma a ambientalista, uma das organizadoras do protesto.

A manifestação será realizada no dia 31 de janeiro às 16 horas na Avenida Raul Lopes, zona leste de Teresina, e irá até a Ponte Estaíada. “Nós esperamos contar com a presença de toda a sociedade, para combatermos, mais uma atividade que pretende acabar com o meio ambiente do nosso estado”, disse Tânia Martins.

http://www.portalaz.com.br/noticia/geral/286411_ambientalistas_alertam_que_exploracao_de_gas_xisto_pode_causar_terremoto.html#




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br