Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de janeiro de 2014

BALSA DO RIO PARANÁ EM GUAÍRA FOI SUSPENSA PELO BAIXO NÍVEL DO RIO

Por causa do baixo nível do Rio Paraná, balsa em Guaíra (PR) está parada (Foto: Reprodução / RPC TV)A exemplo de dezembro, travessia de balsa pelo Rio Paraná
precisou ser suspensa (Foto: Reprodução / RPC TV)

29/01/2014 

Baixo nível do Rio Paraná 



suspende travessia de 




balsa em Guaíra


Em três dias, redução passa de um metro, calcula gerência do serviço.
Balsa é usada principalmente por caminhões carregados no Paraguai.


A empresa que administra a travessia de balsa no Rio Paraná entre Salto del Guairá, no Paraguai, e Guaíra, no oeste do Paraná, decidiu suspender o serviço na manhã desta quarta-feira (29). Segundo a gerência, o nível do rio baixou mais de um metro em três dias. O transporte é usado principalmente por caminhões usados para escoar a safra do país vizinho e que tem como destino os portos do Sul do país como o deParanaguá e o de Itajaí, em Santa Catarina.
De acordo com o gerente Adenilson Antônio de Souza, em condições normais a travessia dura cerca de 13 minutos e são feitas até dez por dia. Desde o início de janeiro, quando o serviço foi retomado depois de 17 dias, passou para 23 minutos. “Mas, nos últimos dias tivemos que ampliar o percurso, com isso o tempo aumentou para 45 minutos. Para evitar as filas do outro lado da fronteira tivemos que fazer um esforço e fazer seis viagens por dia. Com o rio baixo não temos como fazer a balsa chegar até o atracadouro. Enquanto o rio não subir, não tem como voltarmos a operar”, comentou.
O monitoramente feito pela Itaipu Binacional indica que desde dezembro de 2013 o nível do reservatório, que se estende deFoz do Iguaçu até Guaíra, tem oscilado entre 218 e 216 metros acima do nível do mar e na manhã desta quarta era de 216,76 metros. A assessoria de imprensa da hidrelétrica informou ainda que apesar da queda, não há riscos à produção de energia elétrica, já que a marca ainda está dentro da margem de segurança para a operação.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br