Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de janeiro de 2014

CIENTISTAS DA UFA ANUNCIAM DESCOBERTA DE NOVA ESPÉCIE DE GOLFINHOS NO RIO ARAGUAIA

Data: 23 de janeiro de 2014 

Golfinhos "aragualiaensis lnia" recém-descoberta surgiu mais de 2 milhões de anos atrás, quando o leito do Araguaia Amazon foi separado e foram isolados de seus congêneres, inclusive rosa golfinho do rio Acre.  | Foto Nicole Dutra
Golfinhos " aragualiaensis lnia "recém-descoberta surgiu mais de 2 milhões de anos atrás, quando o leito do Araguaia Amazon foi separado e foram isolados de seus congêneres, incluindo o golfinho cor de rosa que vive no rio Acre. São espécies ameaçadas de extinção. Foto Nicole Dutra, a Sol de Pando

Descoberta novas espécies de golfinhos da Amazônia que não tem mais de um mil exemplares

A descoberta revela o conhecimento ainda limitado que a ciência tem sobre a vasta biodiversidade da Amazônia ...

© Silvia Aguilar Antelo | Editorial Sol Pando
Cientistas da Universidade Federal do Amazonas anunciam ter descoberto uma nova espécie de golfinho de rio, o  lnia aragualiaensis , caracterizados por uma cor azulada e é o quinto espécies conhecidas deste tipo no mundo e a primeira descoberta em quase uma centena de anos. Este golfinho raro foi encontrado no rio Araguaia e estima-se que tenha apenas mil exemplares nas águas desse afluente do Amazonas, que corre ao longo 2600 km, nos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará (este último vizinho Acre, que abriga o famoso golfinho cor de rosa que foi descoberto em 1918 após a Primeira Guerra Mundial).
Os autores da descoberta são Tomas Hrbek, Vera Maria Ferreira da Silva, Nicole Dutra, Waleska Gravena, Anthony R. Martin e Izeni Pires Farias, membros do investigador universitário brasileiro que publicou no dia anterior os resultados de suas descobertas na equipe da revista Plos One , que  Sol de Pando teve acesso exclusivo. Destaques Acadêmicos em seu relatório "quão pouco sabemos sobre a biodiversidade da nossa Amazônia."
A piscina e as "novas" (para seu recente conhecimento para a ciência) espécies consideradas foi identificado por uma série de uns morfológicos e moleculares.
Analisando os genes da nova espécie, os pesquisadores estabeleceram que ele apareceu mais de 2 milhões de anos atrás, quando a bacia do Araguaia separado do sistema Amazon por grandes corredeiras e cachoeiras. Botos são nadadores lentos e raramente usam saltar, por isso eles foram cortados para sempre das outras duas espécies conhecidas de golfinhos na Amazônia. As espécies descobertas destaca-se por ter apenas 24 dentes por mandíbula, ao invés de 25-29 como outros golfinhos da Amazônia.

Perigo iminente de extinção

A pequena população de golfinhos e construção descoberto na habitação rio represesa, condenar extinção iminente.  | Foto Nicole Dutra, a Sol de Pando
A pequena população de golfinhos foi descoberta na barragem que represa, o que condena a extinção iminente. Foto Nicole Dutra, a Sol de Pando
Botos estão entre os vertebrados mais raros no mundo, as mandíbulas em forma têm bicos longos que lhes permitem capturar peixes na lama no fundo de rios e estão em grave perigo de extinção. A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e incluiu na sua  Lista Vermelha  de espécies animais em vias de extinção.
As novas espécies já está sob séria ameaça devido à construção de barragens nos rios Araguaia e Amazônia definitivamente poderia extinguir, especialmente considerando sua pequena população de mil indivíduos, o que os torna extremamente vulneráveis.
"A Bacia do Araguaia-Tocantins sofre muita interferência humana e provavelmente há menos de um mil INIA araguaiaensis atualmente ", disse o diretor da equipe de pesquisa Tomas Hrbek, o que poderia significar que a espécie está condenada a desaparecer como com os icônicos golfinhos rio baiji China, declarada extinta em 2007, adverte o cientista. 
Sol de Pando
 Diarío Digital

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br