Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de janeiro de 2014

NOVA POLÍTICA DE PESCA NOS RIOS DO PARANÁ - VALORIZANDO AS BACIAS PESQUEIRAS PARANAENSES


Rios do Paraná, urgente!

Realizou-se na terça-feira, 21 de janeiro de 2014, importante reunião na sede da presidência do Instituto Ambiental do Paraná, tratando de proposta de realização de processo participativo de produção de uma nova política de pesca nas águas continentais do estado do Paraná.

Pelo IAP participaram seu presidente, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, o diretor jurídico Dr. Luciano Marchesini, Taciano Maranhão e Mauro Charnik, respectivamente engenheiro de pesca e diretor de desenvolvimento florestal da autarquia. Além da cúpula do órgão ambiental paranaense, estiveram presentes os prefeitos municipais de São João do Ivaí-PR, Fábio Hidek Miura e Celso Barbosa, o Magrelo, de Lidianópolis-PR, da região do médio Ivaí. De Lidianópolis-PR também se fizeram presentes o vice-prefeito, Júlio César da Silva e os vereadores Sérgio Carlos Mendes, Paulo de Melo e Dorival Caetani, demonstrando a importância do tema para aquele município.

A reunião serviu para a apresentação e encaminhamento de projeto de implantação participativa de uma nova política de pesca nos rios de domínio estadual, com a realização de reuniões públicas em todo o estado e participação dos setores interessados na atividade pesqueira, profissional e amadora. Esta iniciativa decorre de procedimento instaurado pela promotoria de justiça de meio ambiente de Campo Mourão-PR, a partir de representação da Associação de Pescadores Profissionais de Porto Ubá, Colônia de Pesca Z-17 e Patrulha Ambiental do Rio Ivaí-P.A.R.I., todas da localidade de Porto Ubá, Lidianópolis-PR, cujos dirigentes, Carlos Eduardo de Souza, Marildo de Oliveira e André Delfino, além de diversos outros integrantes da comunidade, participaram do evento.

José Cirineu Machado, presidente da Colônia de Pesca Z-13, de Guaíra-PR, veterano da defesa dos pescadores profissionais e Marcos Fernando Olegário, presidente da Associação dos Pescadores Amadores de Paraíso do Norte-PR- ARPAPAN, a zootecnista de Itaipu, Carla Canzi e as promotoras de justiça Isabella Demeterco, de Antonina-PR e Melissa Cachoni Rodrigues, do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, representando assim os profissionais da pesca do oeste do estado, pescadores amadores, setor elétrico e o Ministério Público Estadual, também contribuíram com os trabalhos.

Os presentes ouviram do biólogo do NUPÉLIA, Dr. Edson Okada, breve apresentação sobre o estado da pesca profissional no remanescente do rio Paraná e reservatório de Itaipú. Os doutorandos do Programa de Prós Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, PEA-UEM, João Carlos Barbosa Silva e Robertson de Azevedo, promotor de justiça, fizeram, respectivamente, considerações técnicas sobre política de manejo de pesca e o histórico da situação a partir do questionamento, pelos pescadores, da atual normatização da atividade no estado.

A ideia proposta e aceita pelo IAP é a de realização de reuniões nas diversas regiões do estado, para o estabelecimento de uma política de pesca específica para cada bacia pesqueira, a partir da realidade sócio ambiental de cada região, com a participação ativa da comunidade acadêmica com trabalhos na área. O protagonismo dos pescadores profissionais e amadores no processo, além de conferir legitimidade à política a ser proposta, deverá ser mecanismo de educação ambiental da comunidade e de fonte de informações sobre os recursos pesqueiros. A expectativa é que em cada região as universidades, autoridades e comunidades interessadas possam trazer a realidade e demandas locais para avaliação.

A democratização do processo normativo, com ampla participação da Academia, dos gestores públicos estadual e municipal e da população diretamente interessada, através de audiências em todo o território, não só representa, por si só, uma elogiável evolução na prática de criação de portarias e regulamentos como também trará maior efetividade às políticas assim implementadas.

Brevemente serão divulgadas as datas e locais de discussão das propostas, a serem construídas coletivamente e levadas a um Seminário que disponibilizará ao Instituto Ambiental do Paraná a contribuição do conjunto da sociedade para a política de pesca nos rios do Estado.

A articulação entre as comunidades associadas aos rios, o gestor público e a academia é uma das estratégias do movimento Pró Ivaí/Piquiri para a preservação dos ambientes aquáticos continentais no Paraná.

Confira a página do movimento no facebook, https://www.facebook.com/proivaipiquiri
Viva os rios!

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br