Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de janeiro de 2014

POPULAÇÃO DE UMUARAMA (PR) PARTICIPARÁ DO PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO DA CIDADE


























Comunidade participará na elaboração 

do Plano de Saneamento Básico


Umuarama - A comunidade será ouvida, nas próximas semanas, para dar sua contribuição na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. 

Umuarama foi dividida em quatro regiões e terá encontros organizados pelos agentes comunitários, de saúde e da Assistência Social. Além disso, haverá reuniões específicas com áreas onde os fatores ambientais têm maior impacto, como o Parque Jabuticabeiras e proximidades (onde estão as nascentes do rio Piava, onde é captada 100% da água consumida pela população), Jardim São Cristóvão (onde estão os tanques de tratamento de esgoto) e áreas com baixo índice de desenvolvimento humano – Parque Laranjeiras, Jardim Iguaçu e entorno dos córregos Mimosa e Pinhalzinho.

Estas foram algumas das definições de reunião na tarde desta sexta-feira, 24, no Centro da Juventude, envolvendo quatro secretários municipais, equipes das secretarias e os agentes. As considerações, sugestões e cobranças da comunidade serão feitas nos encontros previstos para fevereiro. Em março, o Plano de Saneamento Básico – uma exigência do governo federal – receberá os últimos ajustes e será apresentado à Câmara, para aprovação.


A reunião foi aberta pelo vice-prefeito e secretário do Planejamento Urbano, Sérgio Frederico, e contou com a condução do secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Carlos Favaro, e da secretária da Assistência Social, Marcela Laino Verrilo. Participou ainda o secretário municipal da Saúde, Luiz Alberto Haiduk. Frederico lembrou que o Plano de Saneamento é parte importante do Plano Diretor de Umuarama, que está sendo atualizado e conta com mudanças importantes em fase final de elaboração.


“Precisamos saber o que pensa a comunidade sobre as condições de saneamento de Umuarama, tanto atualmente quanto o que se espera para o futuro”, disse o vice-prefeito. Ele lembrou que o plano envolve galerias pluviais, captação e tratamento de água e esgoto, coleta e destinação de lixo, limpeza de ruas, avenidas e terrenos sem construção, entre uma série de fatores. “Por isso, é importante o envolvimento da sociedade, que vai nos ajudar a estabelecer metas para as próximas décadas e também se comprometer com o cumprimento do plano e a fiscalização”, completou Frederico.


Luiz Haiduk pediu o envolvimento dos agentes de saúde, ambientais e de endemias, que têm contato direto com a população, para convencê-la a participar das reuniões, “pois é de grande importância a participação da sociedade na definição das metas, já que é comunidade que sente no seu dia a dia os problemas de saneamento e meio ambiente”, disse o secretário da Saúde. Marcela Laino disse que os agentes também devem opinar, avaliando a situação atual e dando sugestões para melhorar o plano. “Vocês estão em contato direto e diário com a comunidade, portanto sabem o que as pessoas pensam sobre o saneamento e podem contribuir com as discussões, além de ajudar na mobilização da sociedade”, afirmou.


O secretário da Agricultura e Meio Ambiente informou que o prefeito Moacir Silva determinou a constituição de dois grupos para elaborar o Plano de Saneamento Básico – um executivo e outro consultivo, ampliando o campo de discussão. Lembrou que o plano é exigência do governo federal, determinante para a liberação de recursos públicos para obras de infraestrutura no setor – como ampliação das redes de água, esgotos, estações de tratamento e galerias. “Sem o plano, corremos o risco de perder acesso a importantes programas do governo e termos que resolver nossos problemas de saneamento por conta própria”, afirmou Favaro.

FATORES
O plano é dividido em quatro subsetores – coleta, tratamento e distribuição de água potável; coleta e tratamento de esgoto; coleta e destinação de resíduos sólidos (lixo); e galerias pluviais. “Devemos conhecer a visão crítica da população, saber o que pensa nossa comunidade e o que ela espera para o futuro. Surgem problemas com a expansão urbana, como o despejo das galerias que contamina nascentes, uma vez que a tubulação recebe lixo que a própria população joga nas ruas. 


Devemos discutir se a instalação de esgotos deve ser obrigatória, na aprovação de novos loteamentos, e também a ampliação da captação no rio Piava, uma vez que com o crescimento populacional a Sanepar estima que o volume de água será suficiente apenas até 2017”, acrescentou.

Resumindo, o secretário Favaro avalia que a população precisa participar para apontar os problemas, contribuir com soluções e o mais importante, se engajar na fiscalização e no cumprimento das metas, que serão fixadas no Plano de Saneamento Básico. “Poderíamos contratar alguma empresa e fazer o plano de forma unilateral, 'enlatado', mas o prefeito Moacir Silva preferiu abrir a discussão e chamar a comunidade para participar, mesmo com o tempo curto para a aprovação. Portanto, as discussões precisam ser agilizadas e com ampla participação da sociedade”, finalizou. 

http://www.ilustrado.com.br/jornal

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br