Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de janeiro de 2014

PREFEITURA DE SABARÁ (MG) CONSEGUE LIMINAR NA JUSTIÇA CONTRA A COPASA QUE NÃO TRATA ESGOTOS

Justiça determina que Copasa pare de cobrar tarifa de esgoto em Sabará

Prefeitura move uma ação desde julho do ano passado por a empresa de saneamento cobrar sem efetivamente tratar o esgoto do município


"A Copasa é a maior poluidora do município de Sabará, despejando mais de 200 toneladas de dejetos humanos e mais de um milhão de litros de urina na nossa cidade. Isso nós não vamos permitir”, concluiu prefeito.

PUBLICADO EM 27/01/14 - 18h06

A Prefeitura de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, conseguiu nesta segunda-feira (27) uma liminar na Justiça que impede que a Copasa cobre a tarifa de esgoto dos moradores da cidade. A liminar vale por tempo indeterminado, até que uma nova decisão judicial seja tomada. 

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o município moveu a ação no dia 1º de julho de 2013, por não concordar com a cobrança, uma vez que os serviços de esgotamento sanitário ainda não eram efetivamente prestados à população. 
Ainda no ano passado, a 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Minas Gerais definiu que a cobrança deixasse de ser feita. Porém, a Copasa recorreu da decisão e a liminar acabou cassada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Desde então a taxa voltou a ser cobrada dos moradores da cidade.
Entretanto, uma nova decisão proferida nessa segunda, mantém a liminar que impede a cobrança. Ainda de acordo com a Prefeitura, a tarifa passou a ser cobrada em detrimento de um contrato firmado entre a gestão anterior e a Copasa. O contrato teria que passar pela Câmara Municipal antes de ser aprovado, porém, isso não aconteceu, o que inviabiliza o documento. 
Para a justiça,  “os serviços de esgoto não possuem natureza jurídica tributária, mas sim de tarifa, sendo ela paga em contraprestação aos serviços prestados, sendo ilegal e abusiva, portanto, a sua cobrança antes da efetiva prestação desses serviços”.
De acordo com o prefeito Diógenes Fantini (PMDB), a manutenção da liminar que suspende a cobrança é uma decisão muito importante para os sabarenses.  “Esta é uma notícia de grande relevância, pois o prejuízo é muito grande, é um prejuízo absurdo de mais de dez milhões de reais para a população”, disse. Ainda segundo ele, a ação pode demorar anos.
"A Copasa é a maior poluidora do município de Sabará, despejando mais de 200 toneladas de dejetos humanos e mais de um milhão de litros de urina na nossa cidade. Isso nós não vamos permitir”, concluiu prefeito.
Ainda conforme o município, a cobrança não será mais feita a partir do momento que a Copasa receber for notificada. Ao fim do processo, que ainda está em andamento, o juiz deve determinar se a empresa de saneamento devolverá os valores já pagos pela população. Porém, a prefeitura aconselha que os moradores também tomem suas providências, entrando com ações no Juizado Especial.
A Copasa foi procurada por O Tempo e informou que já tomou conhecimento da publicação e  que as providências cabíveis serão tomadas pelo departamento jurídico da empresa.





BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br